Jump to content

Recommended Posts

Posted

Obrigado tirácio, pelo teu feedback.

É bom saber que funciona no Vista, apesar de não ter razões para me preocupar; afinal, estamos a falar de .Net  😛 A tua sugestão foi aplicada, mas ainda não vou lançar a versão actualizada, a ver se me lembro de alguma ideia, ou alguém sugere qualquer funcionalidade nova.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Posted

Arranja forma de perceber quando está a dar notícias e informar o user disso 😛 Outra hipótese era colocar a possibilidade de abrir logo o ballon sempre que a música mudasse.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Posted

tirácio, acho que sabes bem que isso é algo impraticável, porque os dados não dependem de mim (para além que nem eles próprios informam isso)... E ao mudar de música mostrar o ballon, não quero abusar dos recursos do servidor, estar sempre a descarregar a página...

Isto é mesmo do género, "olha que música tão cool, deixa ver quem é que canta isto/qual o nome da música", e lá vai ele clicar no ícone para ter o resultado. Ideal ideal, era que eles metessem os nomes da faixas na web rádio da RFM, que apareceriam no VLC, por exemplo...

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Posted

Não sei, visto que não têm uma API prática para isto, acho que vou deixar o esquema de informação de músicas a pedido. No entanto, se alguém quiser fazer uma versão personalizada, tem o source disponível na primeira página, primeira mensagem.

Posted

tirácio, acho que sabes bem que isso é algo impraticável, porque os dados não dependem de mim (para além que nem eles próprios informam isso)... E ao mudar de música mostrar o ballon, não quero abusar dos recursos do servidor, estar sempre a descarregar a página...

Não é impraticável, e basta jogares com os headers http. Fazes cache da música e depois perguntas ao servidor se houve alterações.

Google: If-Modified-Since http

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Posted

Estava a referir-me como impraticável o facto de "adivinhar" quando eles estão a dar notícias, uma vez que eles dizem que está a música anterior (ou a próxima, não sei bem) a tocar.

Contudo, essa ideia de verificar os cabeçalhos de HTTP parece-me bem interessante! Vou ver se faço qq coisa com isso  😛

Posted

Estava a referir-me como impraticável o facto de "adivinhar" quando eles estão a dar notícias, uma vez que eles dizem que está a música anterior (ou a próxima, não sei bem) a tocar.

Acho que dá para veres a programação numa página própria...

Posted

Versão actualizada, entre as novidades destaco a possibilidade de pesquisar as letras das músicas no Google 😉 Links actualizados na página inicial.

Acho que dá para veres a programação numa página própria...

A página mais detalhada que encontro lá é a que tenho no primeiro post. E depois, duvido que eles digam que às horas x dá musica y, e na hora w, está a dar publicidade. Tu próprio se fores à página que indiquei tem lá uma caixa onde dá para procurar músicas, e se puseres uma data no futuro, não dá resultados.

• 5 months later...
Posted

será q alguem é capaz de me dizer se ha isto em c#?

é q eu ainda estou a aprender c# e n qeria ir po vb, para n me atrapalhar por enquanto, será q me poderiam fornecer este source mas em c#

agradecia muito a quem me fizesse isso.    😛

Posted

Eu não sei de C#, por isso só se alguém especializado fizesse essa conversão. Mas, como olhar para o código nem sempre é aprender, podes tentar tu fazer isto, porque o que eu uso é a class WebClient, que suponho eu também estar disponível em C#, visto que ambas as linguagens partilham a .net framework 😛

Depois o resto é manipulação de strings, não apresenta muitas dificuldades, é uma maneira de veres como as páginas web funcionam e saberes onde está o conteúdo que queres.

• 3 weeks later...
Posted

Hoje lanço a versão 1.0.3, que acrescenta uma pequena funcionalidade de copiar automaticamente o nome da música para o clipboard. Esta será a última versão deste programa, pelo que não irei desenvolver futuras versões, a não ser que se tratem de correcções de erros.

Obrigado a todos os que utilizaram este programa 😛 No caso de alguém quiser pegar na ideia, está livre de explorar e modificar/adaptar o código fonte disponível. E claro, uma referência a este tópico é sempre bem-vinda.

Cumps.

• 1 year later...
Posted

Boas

Eu sou aluno do 12º ano do curso tecnológico de informática, e neste momento tenho que apresentar um trabalho de fim de curso.

Sendo o teu projecto de código fonte aberto, resolvi utilizar o teu código, espero que não te importes. O que basicamente quero fazer é alargar a tua ideia, implementar isto para outras rádios, um sistema para ir buscar os videoclips ao youtube, ir buscar as letras das músicas, e criar também uma espécie de relatórios das músicas que passam, etc..

Comecei por pegar no teu código, que por sinal está muito bem apresentado, mas neste momento não está a dar, pois a rfm mudou o layout da sua página, tentei corrigir, e por aquilo a funcionar, mas não consegui, é por isso que te venho pedir ajuda softclean.

Private Sub notifIcon_MouseClick(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.MouseEventArgs) Handles notifIcon.MouseClick
        If e.Button = Windows.Forms.MouseButtons.Left And notifIcon.Tag <> "lock" Then
            ' buscar informações pretendidas
            ' bloquear novos pedidos
            notifIcon.Tag = "lock"
            notifIcon.Icon = My.Resources.inactivo

' Criar o cliente que vai buscar a página
            Dim cliente As WebClient = New WebClient

' vamos fingir que isto é o FF ^^
            cliente.Headers.Add(HttpRequestHeader.UserAgent, "Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 5.1; pt-PT; rv:1.9) Gecko/2008052906 Firefox/3.0")
            cliente.Headers.Add(HttpRequestHeader.Accept, "text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8")
            cliente.Headers.Add(HttpRequestHeader.AcceptCharset, "ISO-8859-1,utf-8;q=0.7,*;q=0.7")
            cliente.Headers.Add(HttpRequestHeader.Referer, "http://www.rfm.pt")

' download da página
            cliente.DownloadFile("http://www.rfm.pt/", "rfm.tmp")

' abrir o ficheiro
            Dim fichRFM As StreamReader = New StreamReader("rfm.tmp")
            Dim textoRFM As String = fichRFM.ReadToEnd
            fichRFM.Close()
            Kill("rfm.tmp")

' procurar
            Dim textoInicial As String = "<div class=""atocar"" style=""width:48px; height:14px;"" >MÚSICA:</div><div class=""atocar_scroll""><marquee behavior=""scroll"" scrolldelay=""150"">  "
            Dim textoFinal As String = "</marquee></div></div>"
            ' Dim textoFinal2 As String = "           A SEGUIR:" ' alternativa
            Dim comecaString As Integer = InStr(textoRFM, textoInicial) + textoInicial.Length - 1
            Dim comprimento As Integer = InStr(textoRFM, textoFinal) - comecaString - 1
            ' Dim comprimento2 As Integer = InStr(textoRFM, textoFinal2) - comecaString - 1
            Dim procura As String

' If comprimento2 < 0 Then
            procura = textoRFM.Substring(comecaString, comprimento)
            'Else
            ' procura = textoRFM.Substring(comecaString, comprimento2)
            'End If

' desbloquear pedidos
            notifIcon.Tag = ""
            notifIcon.Icon = My.Resources.activo

' mostrar as informações
            notifIcon.ShowBalloonTip(5000, "A tocar agora na RFM", procura, ToolTipIcon.Info)
        End If
    End Sub

Alterei a página onde procurar, e está a ir buscar o conteúdo de forma correcta para a string, alterei a string inicial, e a final, mas ele está a der erro, pois gera um comprimento negativo !?

A opção que tinhas como alternativa, tirei, pois neste caso já não se aplica.

Se me puderes ajudar a resolver este problema no tratamento das strings, eu agradeço.

Obrigado

Posted

Podes usar sem problemas 👍

Realmente a página mudou, e desde então não actualizei mais o projecto. Até porque já nem programo com VB.net com tanta frequência. Procura as informações nesta página:

http://www.rfm.pt/quemusicaera.aspx

Procura pelo primeiro texto:

<marquee behavior="scroll" scrolldelay="150">

(código fonte, algures na linha 88)

Daí para a frente tens o/a cantor/a. Depois disso, procuras novamente pelo mesmo texto. E daí par a frente tens o artista, Vê o código fonte da página. Eu agora estou com um pouco de pressa, mas se ainda precisares de ajuda, avisa. 👍

Cumps.

Posted

Boas

Obrigado pela ajuda. Já consegui meter o programa a trabalhar, secalhar não foi da forma mais eficiente e correcta, mas já trabalha.

Aqui vai o código:

' procurar artista
            Dim textoInicialA As String = "<marquee behavior=""scroll"" scrolldelay=""150"">"
            Dim textoFinalA As String = "</marquee>"
            Dim comecaStringA As Integer = (InStr(textoRFM, textoInicialA) + textoInicialA.Length - 1)
            Dim comprimentoA As Integer = (InStr(textoRFM, textoFinalA) - comecaStringA - 1)
            Dim textoRFM2 As String = textoRFM.Substring((comecaStringA + comprimentoA + 50))

Dim t1 As String = textoRFM.Substring(comecaStringA, comprimentoA)
            Dim t2 As String = Trim(t1)
            Dim t3 As Long = (InStr(t2, "  ")) + 11
            Dim t4 As String = Trim(t2.Substring(t3))
            Dim artista As String = t4.Substring(0, ((t4.Length) - 2))

' procurar musica
            Dim textoInicialM As String = "<marquee behavior=""scroll"" scrolldelay=""150"">"
            Dim textoFinalM As String = "</marquee>"
            Dim comecaStringM As Integer = (InStr(textoRFM2, textoInicialM) + textoInicialM.Length - 1)
            Dim comprimentoM As Integer = (InStr(textoRFM2, textoFinalM) - comecaStringM - 1)

Dim tt1 As String = textoRFM2.Substring(comecaStringM, comprimentoM)
            Dim tt2 As String = Trim(tt1)
            Dim tt3 As Long = (InStr(tt2, "  ")) + 11
            Dim tt4 As String = Trim(tt2.Substring(tt3))
            Dim musica As String = tt4.Substring(0, ((tt4.Length) - 2))

Dim procura As String = artista & " - " & musica

Obrigado