Jump to content
Sign in to follow this  
anolsi

IBM cria nanolaser para computação do futuro

Recommended Posts

anolsi
O futuro deverão ser os computadores ópticos e a computação quântica. A IBM aproxima-se deste objectivo, com a criação de um laser à nanoescala.

Para construir os computadores do futuro, são precisos três componentes baseados na luz: os transístores que formam a unidade central de processamento, equipamento de input/output (I/O) e dispositivos de armazenamento.

A IBM está muito avançada na investigação em fibra óptica, o que lhe permite construir os transístores e os equipamentos de I/O, bem como nos dispositivos de armazenamento. Segundo o DailyTech, a empresa conseguiu agora um componente essencial que estava em falta: um nanolaser.

Este nanolaser pode ser utilizado para emitir luz intensa a uma nanoescala, que funciona como o relógio num possível nanocomputador. Os nanolasers mais avançados vão permitir a conversão de sinais eléctricos dos periféricos para a CPU.

Fonte


"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.