Jump to content
Biscoito111

Código Fonte dos Jogos

Recommended Posts

Biscoito111

Boas pessoal... :D

Desde já devo dizer k se este topico nao estiver no sitio certo k peço desculpa. :P

Gostava de perguntar se aguem conheçe um website onde se possa conhecer o Código Fonte de jogos de computador.É uma coisa k ando curioso em saber, principlamente, com o Football Manager 2008.Gostava de saber como foi feito, em k linguagem, como foram feitos os graficos, a programação para os jogadores se mexerem, enfim, já perceberam o k eu quero.

Obrigado :)


Tiago Simões

Share this post


Link to post
Share on other sites
Baderous

Eu acho que isso só é possível se os jogos forem open-source (não sei se é o caso do FM 2008).

Share this post


Link to post
Share on other sites
Marfig

São normalmente feitos em C++.

O motor 3D é normalmente desenvolvido em C e C++ de raiz ou é usada uma das libraries conhecidas como o OpenGL, por exemplo. Mas muitas vezes estas libraries são fortemente alteradas.

O AI e comportamento de NPCs é normalmente desenvolvido numa mistura de C++ e linguagens de script como a LUA. É colectivamente conhecido como scripting engine ou AI engine.

Os jogos também podem conter - normalmente contêm - Assembler e C.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Triton

São normalmente feitos em C++.

O motor 3D é normalmente desenvolvido em C e C++ de raiz ou é usada uma das libraries conhecidas como o OpenGL, por exemplo. Mas muitas vezes estas libraries são fortemente alteradas.

O AI e comportamento de NPCs é normalmente desenvolvido numa mistura de C++ e linguagens de script como a LUA. É colectivamente conhecido como scripting engine ou AI engine.

Os jogos também podem conter - normalmente contêm - Assembler e C.

Os motores são normalmente desenvolvidos de raiz de acordo com as necessidades do jogo, utilizando OpenGL ou Direct3D (utilizado na esmagadora maioria dos jogos). Também há quem utiliza motores 3D como o OGRE ou Gamebryo. Estes motores já têm muitos anos de desenvolvimento e são geralmente uma boa opção para quem prefere não reinventar a roda. Atenção que o OpenGL não pode ser alterado, ao contrário do que o Marfig afirmou. O que podes fazer é utilizar as extensões fornecidas pelos fabricantes de placas gráficas.

E o sistema de Scripting e AI não são bem a mesma coisa. Todo o código de AI costuma estar implementado utilizando o sistema de scripting, mas são sistemas distintos. :P

Em relação ao assunto original do tópico, o código de jogos comerciais não é normalmente lançado para os programadores. Alguns jogos permitem o desenvolvimento de mods utilizando um SDK, como o Half-Life 2 e Crysis. As excepções são os títulos da id Software, cujo código costuma ser lançado após alguns anos da data de lançamento.

http://www.idsoftware.com/business/techdownloads/


<3 life

Share this post


Link to post
Share on other sites
Biscoito111

Obrigado pessoal :P

Administradores, podem fechar o tópico.Já agora, kuando eu kisser fechar o topico é assim como estou a fazer ou meto no topico alguma coisa escrita?


Tiago Simões

Share this post


Link to post
Share on other sites
Marfig

Atenção triton :P

E o sistema de Scripting e AI não são bem a mesma coisa. Todo o código de AI costuma estar implementado utilizando o sistema de scripting, mas são sistemas distintos.

O AI nunca é implementado exclusivamente através de scripting. A linguagem de script utilizada funciona como uma layer que abstrai o código em C++ do AI (onde este é realmente programado). Um AI pode ou não ter script, mas terá sempre código em C++ (naturalmente assumindo ser esta a linguagem base do jogo). Nem nunca poderia ser de outra forma.

Entretanto é comummente aceite quando um motor AI implementa scripting, ser colectivamente chamado de scripting engine (ou motor script, se é que é esta a expressão em Português). Naturalmente poderemos ir ao detalhe, mas no contexto de um jogo que implemente AI e abstraia este AI através de uma linguagem script, a expressão utilizada é scripting engine. Uma expressão familiar para qualquer moder e para os próprios criadores dos jogos.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Triton

Quando disse o código de AI estava a falar do código de jogo propriamente dito, e não da implementação do sistema AI. Isso tal como disseste e bem, costuma ser implementado em C++.


<3 life

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.