melSpeedl.ine Posted April 12, 2006 at 09:33 PM Report Share #21957 Posted April 12, 2006 at 09:33 PM Após d uma pausa bastante longa nas minhas noites e tardes d programação.. decidi enfiar-me novamente num projecto, pessoal d momento... mas q espero q possa a vir a ser apresentado em nome e com a assinatura d P@P, mediante a sua qualidade e s todos os membros estiverem d acordo. O projecto é o seguinte: após ter visto uma notica publicada aqui pelo death, sobre um teclado especial para invisuais, com o preço d uns 800 euros por um meo teclado, decidi q iste projecto poderia ser uma boa aposta. para q um teclado especial... quando um teclado comum tem teclas q cheguem e q sobrem para um invisual?? Além disso, a maior parte das pessoas com necessidade deste genero d material nao tem possibilidades d o adquirir na maior parte das vezes devido aos seus preços exagerados. o que eu pretendo criar é um programa q emule um teclado braille num teclado comum, q torne possivel um invisual escrever á mesma velocidade a que está acostumado na sua maquina d escrever sem q para isso tenha q pagar fortunas. d momento estou a rabiscar o algoritmo base q faz a conversao d braille para os caracteres convencionais. Após ter escrito o codigo do algoritmo base e d o ter testado, vem talvez a parte mais dificil q é a integraçao do mesmo no SO - e é aqui q julgo onde vou encontrar mais dificuldade e provavelmente vou precisar mais d ajuda. o programa vai ter q antecipar todo e qualquer input do teclado ao sistema operativo, e devolver o valor correcto. ora isto vai dar umas boas dores d cabeça... a intençao é criar versoes do mesmo software para as diversas plataformas.. linux /windows/ mac Deixo desde já o apelo d quem quiser e poder ajudar, é mt bem vindo ao projecto. e caso o projecto seja bem aceite e haja membros q queiram participar, poderemos criar equipas para os diversos ramos do software: - Algoritmo base - Integraçao em Linux - Integraçao em Windows - Integraçao em Mac e caso haja necessidade e user com disponibilidade para tal... podemos abrangir outros ramos como installer e apresentaçao grafica. o desafio está lançado... para já esotu a trabalhar por minha conta.. mas toda a ajuda é apreciada. Podem postar aqui as vossas ideias e sugestoes... por mais simples q sejam.. todas elas sao importante ( Espero q no final do projecto possa-o apresenta à ACAPO ou outra associaçao referente ao mesmo d forma a que o programa possa ser testado e distribuido como open source a nivel nacional com a assinatura P@P claro 😁 ) (alguem temconhecimento d algum programa com funçao identica??) Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
neon_prannock Posted April 12, 2006 at 09:50 PM Report Share #21963 Posted April 12, 2006 at 09:50 PM Poderias explicar melhor o que exactamente faria o programa? Não percebi como pretendias emular um teclado e como os invisuais poderiam ter noção do que estão a escrever, atrvés de um software. No entanto, a intenção é muito boa! 😁 http://sergiosantos.info http://ideias3.com http://takeoff.ideias3.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
melSpeedl.ine Posted April 12, 2006 at 10:18 PM Author Report Share #21970 Posted April 12, 2006 at 10:18 PM o teclado braille apenas necessita d 6 teclas basicas + 3 teclas para espaço/enter-paragrafo/delete e d outra como as setas d direção e outros atalhos q poderao vir a ser integrados. o q o programa faz em si é: definir 6 teclas á escolha no teclado comum q s tornaram as teclas usadas pelo utilizador para escrever em braille. o prgrama recebes os inputs q virao em carateres braille e converte para carateres convencionais. fazendo uma pequena introduçao: todo o alfabeto braille é contituido por uma celula d 6 pontos - ou seja.. cada ponto uma tecla ** 12 ** 34 ** 56 com um apstecto identico a este. ora escrevendo em braille tu iras escrever cada caracter com o maximo d 6 caracteres convencionais - q serão as nossas teclas definidas o programa ao receber esse grupo d teclas primidas, procura um combinaçao identica na sua base d dados e devolve o caracter vulgar exemplificando: ponto 1 -> teclas F ponto 2 -> teclas J ponto 3 -> teclas D ponto 4 -> teclas K ponto 5 -> teclas S ponto 6 -> teclas L escrever o meu nome: Marcio m = sfj a = f r = sdfk c = fj i = dj o = sfk +/- isto ** * * ** * * ** * * * * * m a r c i o que acham? Link to comment Share on other sites More sharing options...
deathseeker25 Posted April 12, 2006 at 10:46 PM Report Share #21983 Posted April 12, 2006 at 10:46 PM Antes de comentar a explicação, vou comentar a ideia: simplesmente genial! Já tinha ouvido falar de qualquer coisa relacionada com esse projecto numa das nossas conversas por MSN. Acho que é realmente fantástico. Já pensaram na felicidade dos invisuais quando souberem que não terão de pagar preços astronómicos por um teclado próprio? Já pensaram na enorme quantidade de pessoas que poderão ter acesso ás TI com esta inovação? É realmente algo fantástico. Como já deves supor, este será o projecto que o P@P irá adoptar como o ideal nos próximos meses. Espero realmente que apareçam interessados e que te dêem uma boa ajuda (se assim o entenderes). Márcio já sabes que ajudarei no que for necessário. 😁 Farei tudo o que estiver ao meu alcance para realizar esta ideia. Em relação á explicação, já fiquei a perceber mais qualquer coisa. No entanto essa estrutura de alfabeto faz-me alguma confusão ainda...espero por mais desenvolvimentos. 😁 Link to comment Share on other sites More sharing options...
joninho Posted April 12, 2006 at 10:56 PM Report Share #21985 Posted April 12, 2006 at 10:56 PM Ideia fenomenal, bem que ainda nao entendi a solução disso, mas vou dar uma melhor vista de olhos e se precisares de alguma cena é só falar.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ped@ntilva Posted April 12, 2006 at 11:09 PM Report Share #21990 Posted April 12, 2006 at 11:09 PM Parabens por esta ideia fantastica. como é que fazes para diferenciar se a cadeia ja completou um caracter. Tipo separar os caracteres. exemplificando:ponto 1 -> teclas F ponto 2 -> teclas J ponto 3 -> teclas D ponto 4 -> teclas K ponto 5 -> teclas S ponto 6 -> teclas L Acho que estas teclas não serão as melhores... Acho que as do NumPad serão melhores. ponto 1 -> teclas 1 ponto 2 -> teclas 4 ponto 3 -> teclas 7 ponto 4 -> teclas 2 ponto 5 -> teclas 5 ponto 6 -> teclas 8 Cumps... Link to comment Share on other sites More sharing options...
melSpeedl.ine Posted April 12, 2006 at 11:17 PM Author Report Share #21992 Posted April 12, 2006 at 11:17 PM resumindo muito rapidamente.. os invisuais escrevem braille... braille sao caracteres completamente diferentes dos nossos - contituidos no maximo por 6 pontinhos cada um quando s escreve braille, "desenha-s" cada caracter de cada vez podes desenhar 6 pontos no maximo d cada vez - podes... nem sempre usas os 6 cada combinação d pontos significa um caracter Em suma, o programa apenas vai fazer a conversao do significado dos pontos para os caracteres. na maquina d escrever braille 6 tecla... fazem cada uma um pontinho no papel na sua posiçao. no pc... cada uma das 6 teclas q escolheremos para o programa será um dos pontos q o PC terá d perceber para saber o q é assim q possa eu posto aqui um folha d conversao braille cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ped@ntilva Posted April 12, 2006 at 11:27 PM Report Share #21993 Posted April 12, 2006 at 11:27 PM e já pensas-te como fazer para separar as cadeias? m = sfja = f r = sdfk c = fj i = dj o = sfk se escrevermos isto tudo seguido seria algo do genero: sfj f sdfk fj dj sfk O programa vai ter de saber se já chegou o fim de uma sequencia para criar um caracter. Link to comment Share on other sites More sharing options...
melSpeedl.ine Posted April 12, 2006 at 11:34 PM Author Report Share #21995 Posted April 12, 2006 at 11:34 PM como é que fazes para diferenciar se a cadeia ja completou um caracter. yap.. já pensei nisso e esses é um dos problemas... mas q julgo ter uma soluçao em mente... tempo limitado! claro q estamos a falar d milisegundos, onde provavelmente teremos q ter em atençao definiçoes d teclado e a velocidade d barrimento q ele trabalha 8/12Hz etc Dps pode-s sempre aplicar minha ultima lei d fisica: o tempo presente apenas existe quando Delta T tende para 0 😁 - isto fui eu q inventei, mas julgo ter alguma razao. S reparares bem... Presente nao existe! apenas o passado e o futuro! tu ves um carro a passar á tua frente. tu ves o carro... essa informaçao passa pelos teus sentidos - pela visao neste caso - vai pelo sistema nervoso, chega ao teu cerebro.. é interpretado, comparado com a tua base d dados e dps sai o output : é um carro! ora nos fazemos isto em 0.00000000000001 segundos - ou até em menos... mas existe sempre um tempo inicial e um tempo final... e a subtraçao d um pelo outro é o q dá um numero muito proximo d zero a q nos chamamos d tempo real - ou seja presente Ora agora é so usar este principio para resolver o problema em cima exposto Acho que estas teclas não serão as melhores... as do notepad?? pk? tipo... eu escolhi estas por serem as mais centradas do teclado e pk na maior parte dos teclados, a letra F e J tem uma pequena marca em relevo 😁 fora isso convem usar as teclas mais confortaveis possiveis d forma a possiblitar uma escrita rapida, comuda, durante horas afio... em todo caso um dos objectivos em incorporar coisas como o Tempo d espera q falei àpouco acima, quais a teclas q queremos ultilizar... bem como outras pequenas definiçoes q tornem o programa mais confortavel para todo o tipo d usuários Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ped@ntilva Posted April 12, 2006 at 11:40 PM Report Share #21996 Posted April 12, 2006 at 11:40 PM S reparares bem... Presente nao existe! apenas o passado e o futuro!tu ves um carro a passar á tua frente. tu ves o carro... essa informaçao passa pelos teus sentidos - pela visao neste caso - vai pelo sistema nervoso, chega ao teu cerebro.. é interpretado, comparado com a tua base d dados e dps sai o output : é um carro! Nunca tinha pensado nisso ? , mas é isso mesmo. Eu também tava a pensar na questão do tempo limitado, mas não sei se será boa solução. Quanto as teclas não tinha pensado nisso do relevo, acho que já estou a tender para a tua opção. Mas isso também pode ser dado a escolher pelo utilizador... Cumps. Link to comment Share on other sites More sharing options...
QuickFire Posted April 12, 2006 at 11:54 PM Report Share #21999 Posted April 12, 2006 at 11:54 PM Bastante interessante mesmo 😁 precisavamos de um programa real time que estivesse sempre presente a correr... talvez uma especie de esquema de teclado... Anyway this will be useful: http://www.sk-szeged.hu/szervezet/fiokhalozat/hangoskonyvtar/braille/braille.jpg Tens ai um grande projecto 😁 se conseguisses fazer um software deste tipo ias ajudar bastantes pessoas 🙂 mas já agora, conheces alguém nessa situação? É que pareces familiarizado com o assunto. Link to comment Share on other sites More sharing options...
melSpeedl.ine Posted April 13, 2006 at 12:33 AM Author Report Share #22006 Posted April 13, 2006 at 12:33 AM eu estudei cerca d 5 anos com um invisual. Vitor! um grande amigo meu... conhecio no meu 5º ano e estudei com ele até ao secundário durante esse tempo, aprendi a ler e escrever braille e fui o administrador d todos os sistema informaticos relativos a assuntos deste genero bem como ao resto dos equipamentos do ensino especial - q é todo ele carrissimo Hj, embora nao o veja com muita frequencia somos grandes amigo. Sinceramente espero q este projetco dê em qualquer coisa. uma mariquice destas dps d feita... distribuida a custo zero... é provavel ser bem aceite quanto á questao do tempo limitado, esta foi a primeira solução q me veio á cabeça. Em todo caso à q estudar que possibilidades o hardware (teclado comum) nos permite, e qual q soluçao mais viavel. Apos isto, temos q nos desenrascar como podemos Link to comment Share on other sites More sharing options...
M@KO Posted April 13, 2006 at 03:10 AM Report Share #22010 Posted April 13, 2006 at 03:10 AM Oi! Excelente ideia!!!! Mas no post do Quick Fire reparei que há numeros ke tem 7pontos. E aquilo de saber quando passar pro proximo caracter como é na maquina de escrever?? talvez seja um outro botao que indica fim de caracter inicio de outro, pois na to a ver uma maquina de escrever com essa coisa de esperar um tempo. e ha ppl que nao ta muito familiarizado com esta situaçao podes ir explicando como funcionam as coisas para os invisuais, tipo sites onde possamos ir ver as maquinas de escrever deles e todo o tipo de informaçoes que nos podem ser uteis pra desenvolver este projecto expetacular 😁 cool stuff http://blog.zxcoders.com/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
M@KO Posted April 13, 2006 at 03:24 AM Report Share #22011 Posted April 13, 2006 at 03:24 AM Olha sacai isto da net: Assim, em 1825, ( Louis Braille) inventa um sistema, que mais tarde tomou o seu nome, constituído por seis pontos, em duas filas verticais de três, num total de 63 símbolos. Este processo de leitura e de escrita através de pontos em relevo é usado, actualmente, em todo o mundo. Trata-se de um modelo de lógica, de simplicidade e de polivalência, que se adapta a todas as necessidades dos utilizadores, quer nas línguas e em toda a espécie de grafias, quer na matemática, física, música, informática, etc. Actualmente, uma das funcionalidades de alguns softwares, como o Braille Music Editor, é a transformação do teclado do computador em teclado de máquina Braille, usando as letras f, d, s (pontos 1, 2, 3) e j, k, l (pontos 4, 5, 6, respectivamente). A barra de espaços assume a sua função normal. http://www.lerparaver.com/amigos/fernandes_informatica.html Pelos vistos ja alguem se lembrou de usar estas teclas mas com outra ordem 😁 cool stuff http://blog.zxcoders.com/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
melSpeedl.ine Posted April 13, 2006 at 07:53 AM Author Report Share #22012 Posted April 13, 2006 at 07:53 AM yap... nao sabia mas já desconfiava q pudesse existir algo parecido. em todo caso não é isso q impede d o projecto ir pa frente e lançarmos uma versao nossa com as nossas melhorias... provavelmente o programa q o site fala nao deve ser software livre e a estas horas deve estar absoleto. em todo caso vou inestigar a ver s encontro algo sobre o programa e quem sabe tire algumas ideias a partir dele. entertanto quando aos numeros, funciona tudo na mesma celula d 6 ponto. certor caracteres é q precisas d um sinal antes para terem outro significado nos numeros s reparares tem sempre os primeiros pontos iguais - sinal d numerico e depois sao as primeiras letras do alfabeto - q ficam como algarismos ontem situaçao muito frequente sao as maiusculas. precisas d um sinal em especificio antes do caracter para ele ser maiusculo. em relaçao ao programa, mesmo q haja outras versoes.. eu vou continuar. acho q vale a pena. cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ridelight Posted April 13, 2006 at 08:07 AM Report Share #22013 Posted April 13, 2006 at 08:07 AM Tambem acho que deves continuar, pois é uma cena bastante util, e é sempre bom inovar e apareçerem novas alternativas ! Era fixe era que o programa tivesse um "text-to-speech" para eles ouvirem o que escrevem ! E o backspace vai eliminar a última sequênçia inserida ou só um "ponto" de cada vez ? Regras do FÓRUM Link to comment Share on other sites More sharing options...
melSpeedl.ine Posted April 13, 2006 at 06:45 PM Author Report Share #22038 Posted April 13, 2006 at 06:45 PM elimina a sequencia toda - o Backspace continuará a exercer a sua funçao... apagar um caracter. agora a forma como ele s formou já nao é nada com ele. text-to-speech?? yap... sem duvidas q era curtidinho mas.. hmm nao sou eu q quero me aventurar por ai lolol além d ser um bom bico d obra... já existem bastantes no mercado.. mas é sempre uma ideia q um dia poderá acontecer Link to comment Share on other sites More sharing options...
saramgsilva Posted April 13, 2006 at 07:10 PM Report Share #22043 Posted April 13, 2006 at 07:10 PM Bem o teu projecto esta a ter adeptos!! 🙂 acho uma ideia fantastica...e ja me tinhas contado.... agora boa sorte para o pores em pratica!!!! seria mto fixe 😁 :cheesygrin: www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
UnKnowN Posted April 13, 2006 at 07:20 PM Report Share #22045 Posted April 13, 2006 at 07:20 PM Ya, Mesmo ! Temos de Mandar 1 Mail à Apple para fabricarem Teclados Braille para o teu Programa 😁 Link to comment Share on other sites More sharing options...
melSpeedl.ine Posted April 13, 2006 at 07:24 PM Author Report Share #22046 Posted April 13, 2006 at 07:24 PM isso d criaremo teclado perca um pouco a sua utilidade - q é a d nao ter d adquirir hardware especifico mas sim apenas instalar meia duzia d ficheiros do resto pa fazer o teclado llolol - acho q s falassemos com os nossos programadores d Pics nem precisavamos d muita mais coisa. com o algoritmo integrado no proprio teclado e estava a a andar a 220% mas como eu disse... ai perdia-s o ponto forte do software Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts