xau Posted April 10, 2006 at 04:53 PM Report #21578 Posted April 10, 2006 at 04:53 PM Boas. Sei à partida que vai ser difícil de obter uma resposta, considerando que o Spec# é uma linguagem muito recente... No entanto, aqui vai a minha questão. O que eu quero é declarar um objecto como owned pelo seu master. O que me acontece é que quando escrevo [Owned], o Visual Studio não reconhece este atributo. O erro aponta para um esquecimento de uma directiva 'using'. Já experimentei com o 'Microsoft.Contracts', namespace que inclui outros atributos do Spec# como o [Pure], o [Confined] e outros, mas parece que o [Owned] não se encontra no mesmo sítio. Já pesquisei na net e aparecem vários exemplos com o [Owned]. Nunca dizem é onde é que eu o posso ir buscar. 😉 Bem, se souberem alguma coisa sobre isto... Façam o favor. 😁
will09 Posted May 8, 2006 at 12:44 AM Report #26282 Posted May 8, 2006 at 12:44 AM Podias dar uma dicas ai ao pexoal sobre o k é o Spec#?? e k numka ouvi falar dixo PEACE :smoke:
xau Posted May 8, 2006 at 03:08 PM Author Report #26343 Posted May 8, 2006 at 03:08 PM O Spec# é mais uma linguagem que faz parte da ferramenta .NET e vem extender o C#, introduzindo as especificações para programação por contratos (design by contracts). - tipos não nulos - contratos de métodos: pré e pós-condições, frame conditions - contratos de objectos/classes: invariantes - conceito de ownership (em que um objecto que esteja agregado ao seu master, lhe pertence e pode ser modificado por ele) O que é a programação por contratos? http://en.wikipedia.org/wiki/Design_by_contract Um paradigma introduzido pela linguagem Eiffel, mais ou menos como o JML para o Java (só para citar um exemplo), que permite definir condições que devem ser satisfeitas pelos vários componentes de um programa orientado a objectos. Existem vários tipos de condições, das quais se destacam: - pré-condições: condições que devem ser satisfeitas pelo cliente na chamada a um método; são por isso da responsabilidade do cliente (cliente este que tanto pode ser o utilizador final, como outro software ou mesmo o nosso próprio software, que usam o nosso método); - pós-condições: condições que devem ser satisfeitas pela nossa implementação, no caso de a pré-condição ter sido satisfeita à entrada no método. - invariantes: condições que devem ser satisfeitas em qualquer momento da nossa implementação (um comprimento ser sempre maior ou igual a zero, por exemplo); - ... As especificações permitem também atribuir responsabilidades em caso de erro. No fundo o Spec# é uma contribuição para a construção de código mais fiável. Mas esta é uma linguagem que ainda se encontra em estudo e desenvolvimento, algumas das suas potencialidades ainda não têm maturidade suficiente para serem usadas na sua plenitude. Outro pormenor importante é que o Spec# (linguagem) ainda não tem documentação - manual de referência, etc. O que se encontra são apenas papers dos autores, apresentações de colaboradores e coisas do género. Poderão saber mais no site oficial: http://research.microsoft.com/specsharp/ Exemplo de código em Spec#: using System; using System.Collections.Generic; using System.Compiler.Contracts; using System.Compiler.Guards; using System.Runtime; using System.Guards; using Microsoft.Contracts; public class Turma { private Aluno[]! alunos; //tipo não nulo (nome da classe + '!') private string nome; private int tamanho; invariant tamanho == alunos.Length; //invariante public Turma(string! n) requires n != ""; //pré-condição { alunos = new Aluno[0]; base(); nome = n; } public Turma(Aluno[]! a, string! n) requires n != ""; //pré-condição { alunos = a; base(); nome = n; } //'Pure' - custom attribute que indica que o referido método não tem efeitos secundários e pode, portanto, ser usado como parte de uma especificação //muito útil, especialmente nos casos em que temos atributos privados e não podemos mencioná-los nos contratos (para não violar o princípio de information hiding) [Pure] public Aluno[]! getAlunos() { return alunos; } [Pure] public string! getNome() { return nome; } [Pure] public int getTamanho() { return tamanho; } public void setAlunos(Aluno[]! a) modifies this.Turma; //frame condition ensures getAlunos().Length == a.Length; //pós-condição { expose(this) { alunos = a; tamanho = alunos.Length; } } public void setNome(string! n) requires n != ""; //pré-condição modifies this.Turma; //frame condition ensures getNome().Equals(n); //pós-condição { nome = n; } [Pure] public Aluno getAlunoPos(int pos) requires pos >= getTamanho(); //pré-condição { return alunos[pos]; } public void addAluno(Aluno! a) ensures getAlunos().Length == old(getAlunos().Length) + 1; //pós-condição ensures getTamanho() == old(getTamanho()) + 1; //pós-condição { int i; int newLength; Aluno[]! temp; newLength = alunos.Length+1; temp = new Aluno[newLength]; for (i=0; i<alunos.Length; i++) { temp[i] = alunos[i]; } temp[i] = a; Console.WriteLine("\n\n\nVou adicionar o aluno " + a.getNome()); //exposição de um objecto (altura em que o invariante pode ser violado, tendo que //se verificar novamente no final do bloco 'expose' expose(this){ alunos = temp; tamanho = alunos.Length; tamanho++; Console.WriteLine("O invariante e' valido? " + this.InvariantHolds()); } Console.WriteLine("Adicionei o aluno " + a.getNome()); Console.WriteLine("O invariante e' valido? " + this.InvariantHolds()); } public override string ToString() { string s = ""; foreach(Aluno a in alunos) if (a != null) s += a.ToString(); return s; } }
will09 Posted May 8, 2006 at 09:40 PM Report #26482 Posted May 8, 2006 at 09:40 PM Bgd plo esclarecimento foi novidade para mim! 🙂 O codigo e igualzinho ao C# variando apenas as condições! Inda n tinha "ouvisto" 😁 falar disto =) PEACE :smoke:
xau Posted May 8, 2006 at 09:56 PM Author Report #26497 Posted May 8, 2006 at 09:56 PM Bem, para mim também é novidade. Tive que fazer um trabalho sobre o Spec# para uma cadeira, no qual tive que dar uma aula de 2 horas. Nem sequer C# sabia, mas com bons conhecimentos de Java, a adaptação é bastante rápida. Já conhecia a programação por contratos, mas este trabalho permitiu-me aprender bastante sobre as suas potencialidades. Haverá sempre resistência à mudança de comportamento por parte dos designers de software e dos programadores, no entanto os clientes são cada vez mais exigentes e o desenvolvimento de software mais fiável e robusto é o futuro. Também é de salientar que este tipo de programação nos ajuda, como designers e programadores, a definir em concreto quais são as nossas responsabilidades e quais são as do cliente, no que toca ao comportamento do software. Isso torna a atribuição de responsabilidades em caso de erro muito mais transparente. É claro que estamos a exigir mais de nós próprios, mas só assim podemos evoluir.
Recommended Posts