Jump to content
xlo620

Ler uma linha especifica de um .txt

Recommended Posts

xlo620

boas! a minha intenção é passar para uma textbox o conteudo duma linha de um ficheiro txt... nao sei como ler um linha expecifica.. tipo para a textbox1 a linha 1 para a textbox2 a linha 2 e assim..  🤔

Tiago Salgado

Uma forma de fazeres isso é leres linha a linha, e com a ajuda de um contador (que irá ser usado para guardar o nº da linha em que estás) ires pondo nas textboxs que pretendes.

Le este artigo para teres uma noção de como fazer a leitura de ficheiros.

xlo620

Uma forma de fazeres isso é leres linha a linha, e com a ajuda de um contador (que irá ser usado para guardar o nº da linha em que estás) ires pondo nas textboxs que pretendes.

Le este artigo para teres uma noção de como fazer a leitura de ficheiros.

eu ja tinha visto esse tutorial.. mas isso é para ler linha a linha, eu nao qero ler todas , so linhas especificas :x

pedrosorio

Tens que ler todas e seleccionar as que queres

Não respondo a dúvidas por mensagem.

softklin

O tutorial que te foi dado serve perfeitamente para o que queres. Assim como num filme em VHS (sim, é velhinho, já sei) tens de passar por todas as partes do filme, até chegar à que te interesse, nos ficheiros também é assim: tens de passar as linhas todas e ao veres que uma tem a informação que pretendes, capturas essa informação.

Lê com atenção este excerto que lá está (primeira caixa com código):

Private  Sub btnLer_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e  As System.EventArgs) Handles btnLer.Click
Dim fluxoTexto As IO.StreamReader
Dim linhaTexto As String

If IO.File.Exists(txtarquivo.Text) Then
  fluxoTexto = New IO.StreamReader(txtarquivo.Text)
  linhaTexto = fluxoTexto.ReadLine

While linhaTexto <> Nothing
     txtLinhas.Text &= linhaTexto & vbCrLf
     linhaTexto = fluxoTexto.ReadLine
   End While
  fluxoTexto.Close()
Else
  MessageBox.Show("Arquivo não existe")
End If
End Sub

E a partir daqui tens a resposta. O exemplo lê o ficheiro todo e recolhe as linhas. No teu caso terás de ter if's, consoante a informação que precises.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.