Jump to content
Guest

perguntas sobre python...

Recommended Posts

Guest

Boas pessoal, venho postar algumas questões sobre duvidas que tenho...

1- Existe alguma maneira de trabalharmos o visual de um programa em python do tipo arrastando objectos"?

2- O mesmo programa pode ser compilado para windows e linux sem alteração do código?

obrigado

fnds

1) Há, recomendo wxGlade, para usar com wxPython. O proprio wxPython já traz uma aplicação o XRC Resource Editor.

2) Sim, como o python é uma linguagem intrepertada o mesmo código corre em diversos systemas sem alterações, mas tens de ter cuidado com algumas coisas que só existem em alguns sistemas.

Bons estudos :P

newbeen

1 - Sim dependendo do toolkit gráfico escolhido mas todos os que conheço ate TK premitem drag/drop!

2 - Python não precisa de ser compilado, e se não usares nada especifico ao sistema operativo(vem documentado no manual as funções) sim tem exactamente o mesmo comportamento no dois sistemas operativos!

RHCE - 120-062-534

rolando2424

Uma sugestão em relação à pergunta 2, se tiveres que mover-te pelos ficheiros do sistema (por exemplo ir buscar ficheiros a outras pastas), usa o módulo "os", que tem funções que funcionam em vários sistemas operativos.

Por exemplo, uma pasta em Linux poderia ser "/home/user/pasta_script/pasta_que_queres_chegar" enquanto que uma em Windows seria "C:\\Programas (ou program files)\\pasta_script\\pasta_que_queres_chegar".

Com o módulo "os", só terias de fazer os.path.join("pasta_que_queres_chegar") que o módulo tratava dos / e \\ conforme estivesse no Windows ou no Linux, ou noutro sistema operativo.

No entanto, se quiseres escrever código multiplataforma, também podes usar o os.name para saber que sistema operativo é que está a correr o computador.

rolando@main-computer:~$ python -c "import os; print os.name"

posix

posix é o que aparece em sistemas Linux.

Existe posix, nt (Windows), mac, os2, ce, java, riscos. [Fonte]

Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no seguimento dos meus conselhos. Prontos, a minha pessoa está oficialmente protegida legalmente :D