Jump to content
HecKel

Desafio Nova Theme do Portugal-a-Programar!

Recommended Posts

djthyrax

E porque estás a tornar isto um problema à volta do logo? Eu apenas falei no logo para dar a minha opinião relativamente ao que eu acho que é base de tudo, não foi para o criticar. Já o fiz isso várias vezes e tu já sabes muito bem a opinião que tenho sobre o mesmo. (Eu acho fantástico é tu defende-lo agora sempre que eu o critico [mas eu nem se quer o estava a criticar desta vez] quando já tive várias conversas contigo e tu próprio o disseste que não gostavas muito dele. Mas isto não interessa para nada agora, porque, mais uma vez, não estou aqui para criticar o logo.)

The point here não é a opinião pessoal do HecKel mas sim a decisão a que o staff chegou em conjunto. No futuro poderemos até por a hipótese de mudar o logo em cima da mesa, mas não vamos mudar de logo agora, pelo que acho que a conversa do logo pode ficar por aqui.

Em relação às tuas críticas à forma como estamos a pensar fazer a nossa theme, nós estamos aqui a pedir um pack de imagens para seleccionarmos alguém para liderar a criação da dita cuja. Pensa nisto como um género de processo de selecção para que uma pessoa lidere a criação do tema, evitando que várias pessoas percam 2 semanas a fazer temas que não vão ser usados.

Para fazeres um icone, basta teres uma ideia do que vai ser o tema (se é branco ou preto, todo xpto ou simplista, ...), não precisas de desenhar tudo, é isso que estamos a pedir. Se não trabalhas dessa maneira, nada te impede de adoptares o teu próprio método que me parece ser fazer tudo de uma vez e depois mostrares a tua ideia como um todo já.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Nazgulled

A conversa do logo já deveria ter ficado no post anterior, nem deverias se quer ter falado nele porque eu só falei no logo para explicar que para mim a base de um trabalho é ai. Quem pôs em causa a minha opinião sobre o actual logo, foi o HecKel, não eu. Eu já pôs em causa o logo muitas vezes, mas não foi hoje, nem neste tópico. Ainda estou para perceber como raio é que a minha opinião sobre o logo veio parar a esta discussão quando não tinha nada a ver nem eu nunca falei nele nesse aspecto. Ponto final.

Adiante...

Isso é vocês que pensam sempre dentro da caixa... Uma pessoa dá a opinião sobre uma coisa e tem de ser logo como foi dito? E pensar um bocadinho fora da caixa? Ou seja, eu nunca disse para se perder 2 ou mais semanas em volta de um tema completo, eu nunca disse isso. Apenas disse para se começar pelo tema, foi a minha sugestão. E esta sugestão não é assim tão linear para só haver uma maneira de a por em prática... O mesmo que dizes para os ícones eu digo para o tema. Em pouco tempo se faz um rascunho de um tema para o fórum com selecção de cores e tal e pronto, era isso que eu estava a dizer. Nunca disse para desenharem TUDO ao pormenor pois não?

djthyrax

Isso é vocês que pensam sempre dentro da caixa... Uma pessoa dá a opinião sobre uma coisa e tem de ser logo como foi dito? E pensar um bocadinho fora da caixa? Ou seja, eu nunca disse para se perder 2 ou mais semanas em volta de um tema completo, eu nunca disse isso. Apenas disse para se começar pelo tema, foi a minha sugestão. E esta sugestão não é assim tão linear para só haver uma maneira de a por em prática... O mesmo que dizes para os ícones eu digo para o tema. Em pouco tempo se faz um rascunho de um tema para o fórum com selecção de cores e tal e pronto, era isso que eu estava a dizer. Nunca disse para desenharem TUDO ao pormenor pois não?

Claro que se pode pensar que o banner fica centrado, que os avatares ficam do lado esquerdo da página, que vamos usar cantos redondos, mas muita coisa acaba por mudar, mesmo aquilo que se tinha pensado em não mudar. Um rascunho não passa disso, um rascunho, uma ideia que veio só porque sim. Criar ícones já te obriga a ter algo mais concreto em mente, já te obriga a pensar (ou seja, não te obriga a desenhar) nos detalhes.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Nazgulled

Não foi bem isso que eu disse e isso que dizes dos ícones é errado. Fico-me por aqui, não vale a pena discutir mais...

CR_

Eu concordo com o nazguled que se devia começar por ter uma theme e só depois pensar nos icons e banners. Isto porque para o aspecto final ficar o melhor possível convém começar com a base já que isto é propriamente uma coisa que se juntam módulos. Ou seja isto:

Agora passamos à fase seguinte, a criação dos elementos estáticos da theme, banners, icons e afins e temos um pacote como base para a criação de uma theme.

...invertido. Pensai nisto como um desenho: primeiro a estrutura e depois a mancha. O contrário é muito mais provável dar borrada.

Ao escolherem o banner e os icons sem saberem como ficará (aproximadamente) na theme final podem estar a pôr de parte certos banners/icons que se calhar até conseguiam um resultado melhor na theme para que foram pensados. Como só se vai avaliar banners e icons não se fica bem com a noção qual será a melhor escolha pois não estão enquadrados na respectiva theme.

[Aparte: agora que isto está lançado não quero estar de maneira nenhuma estar a boicotar a vossa decisão final mas é só por dizer que não é só o Nazgulled (que normalmente é o "homem do contra") que pensa de outra forma.]

HecKel

CR_, concordo que seria pertinente começar pela theme, mas quantos iriam participar aí? Seria um desafio para 8 ou 80?

Quando andei a sondar opiniões sobre como fazer este desafio também recebi sugestões do género, mas essas mesmas sugestões me disseram algo, se eu quisesse um desafio para profissionais então para começar pelo pacote COMPLETO, theme, banners e afins no entanto que tal seria quase impraticável numa comunidade que nem sequer é orientada ao design.

Quantos iriam poder participar se fosse um pacote completo? Nem sequer 45 dias de desafio chegavam, talvez uns mesitos para termos algo em condições. Quantos iriam dar-se ao trabalho em troca de um obrigado e verem o seu trabalho exposto (isto se fosse vencedor)?

A ideia é um desafio para a comunidade, uma brincadeira com o objectivo de melhorar o visual da mesma. Não é nada profissional e como tal temos de jogar como amadores que somos, nem sequer temos um prémio para dar, não podemos dar nada em troca senão divertimento e prazer de ajudar, prazer este que dada a discussão que se gerou aqui já ficou um bocado aquém.

Após algumas PMs que troquei com o Nazgulled julgo que ambos chegámos ao mesmo local, beco sem saída. Eu tenho uma perspectiva minimalista das coisas, quero simplesmente dinamizar a comunidade e ao mesmo tempo melhorar a mesma, ele opta pelo perfeccionismo. Quando estamos a lidar com mais pessoas há certas coisas que temos de deixar de lado, e o perfeccionismo é uma delas, se queremos algo feito terá de ser de forma a que todos possam colaborar. Se queremos algo MESMO bem feito, então mais vale pagarmos a alguém pois ninguém faz um trabalho perfeito de borla.

Tu e o Nazgulled têm toda a razão no que respeita a um trabalho MESMO bem feito, agora isso é totalmente utópico numa comunidade.

Julgo que já basta de vapor ware na comunidade, anunciar projectos que nunca são aplicados é algo que pretendo mesmo evitar fazer.

Lamento imenso que esta thread tenha chegado ao ponto em que chegou, e muito sinceramente já duvido da afluência de participações que esperava inicialmente. Aguardo até dia 4 de Setembro pela colaboração de quem ainda estiver interessado em participar.

Cumprimentos.

Nazgulled

Não concordo com o que dizes e não foi bem isso que eu quis dizer quando falas de "perfeição".

Segundo que eu entendi desta concurso, a ideia era mais arranjar um coordenador para fazer o trabalho completo. Ou seja, alguém que irá coordenar o desenvolvimento de um tema que será feito com as ideias e ajuda de toda a gente interessada em fazê-lo.

Se a ideia é mesmo essa, a comunidade fazer um tema com a ajuda de quem tiver interesse, isto pode ser feito na mesma começando pela base em vez de pelos ícones. Basta arranjar um coordenador de outra forma qualquer e na minha opinião ate era melhor do que um simples concurso. O pessoal pode participar e depois se ganhar pode não ter interesse em coordenar nada, mas apenas participar. Assim, arranjava-se apenas interessados em coordenar e fazia-se uma votação de algum género, sei lá, só uma ideia. E o vencedor iria então coordenar o tema que irá ser feito de raiz e a começar pela base do mesmo e não pelos ícones.

Eu não estou a dizer para se perder meses a desenvolver um tema perfeitinho, estou só a dizer para se começar pelo que é mais correcto. E não me venhas dizer que a base de um tema de um fórum é os ícones porque não é. E também esquece o exemplo da TZ/CGArtDomain, eles fizeram assim, tudo bem, foram escolhas, não significa que seja o correcto e que aquilo seja a base. E além do mais, eles começaram pelo logo porque eles queriam renovar tudo e como tal também pediram um banner. Mas um banner não necessita obrigatoriamente de ter as cores do fórum desde que tenha o logo do mesmo. São casos diferentes por isso não os compares como já o fizeste...

Basta ires à secção onde pessoa desenha os seus sites. O que é que vês lá? Pessoal a fazer os botões do site e os ícones ou pessoal a começar pelo forma que o site vai ter com o cabeçalho, corpo e rodapé? Não se precisa de ser design para se ter uma ideia por onde se começa a fazer as coisas...

Mas se a ideia do concurso não é a que eu apresentei aqui, então explica qual é...

E caso a minha sugestão ainda não tenha sido bem percebida aqui fica mais uma vez, just in case: Quem quiser participar faz um rascunho do layout base (cabeçalho, corpo e rodapé). Não precisa de ser perfeitinho ao pixel numa fase inicial, é só algo para que se possa visualizar mais ou menos a ideia que o autor tem. Depois, se a ideia realmente é criar algo em conjunto com a comunidade, é escolher o melhor rascunho e começar a partir dai a fazer as modificações que a comunidade achar por bem.

Tão simples quanto isto... E não vejo em quê que isto é pior do que o actual molde de desenvolvimento das coisas. Não se procura perfeição nem obriga ninguém a ficar limitado a nada, todos têm total liberdade de desenhar o que bem entenderem. Eu falo por mim, no actual molde das coisas, não consigo imaginar e desenhar ícones para um layout que não existe. Mas isto só sou eu...

HecKel

Algo para deixar bem claro quanto à nova theme, não será uma alteração de Layout (e se o for será MINIMA), a nova theme default do SMF será uma theme semântica no entanto manter uma theme começada do zero é algo bastante complicado no que respeita a modificações e afins, como tal, optou-se por fazer-se ligeiras modificações na theme default do SMF.

Modificações que têm como base imagens e CSS.

Logo, tendo em conta que não será instalada uma theme criada TOTALMENTE de raiz no P@P o que falta fazer é apenas um pacote de imagens e umas alterações de CSS.

Quanto ao pretendido do desafio, também quero realçar que o objectivo não é encontrar uma pessoa para coordenar a theme, no entanto terá todo o sentido que a(s) pessoa(s) que ganhar o desafio coordene o desenvolvimento do resto da theme, nomeadamente as alterações de CSS e potenciais alterações das imagens e/ou outras imagens a criar.

Nazgulled

Eu também nunca disse para se pegar nos botões "Responder", "Notificar", etc e coloca-los na vertical do lado esquerdo ou pegar no mini perfil de cada utilizador e passa-lo para o lado direito (a-la-phpbb 3). Eu nunca me referi a esse tipo de modificações...

Marfig

Como disse podem contar comigo.

Uma vez que já desenvolvi websites de sucesso em que a única coisa que me foi passada foi gifs e pngs ... enfim, cada um pode ter a sua opinião. Eu cá prefiro cheques.

vjoe

Estive a ler o tópico e concordo em absoluto com o Nazgulled. Não faz sentido desenvolver uma theme a partir dos ícones e banners. Isso deve de ser a última coisa a fazer.

Também acho que se devia desenvolver um theme de raíz, não é assim tão difícil, e a equipa do SMF dá indicações relativamente às alterações a fazer nos custom themes quando saem actualizações do SMF.

Se precisarem de ajuda, podem contar comigo também.

skin

vjoe isto é um desafio não é precisar de ajuda, cada um apresenta uma proposta :)

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

vjoe

Eu sei, mas estava a falar na eventualidade de virem a organizar uma equipa para desenvolver o theme. Infelizmente não sei se conseguirei participar no concurso, já que estou sem o portátil e estou a ver que vai demorar até tê-lo de volta...

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.