Ir para o conteúdo
HecKel

Desafio Nova Theme do Portugal-a-Programar!

Mensagens Recomendadas

HecKel

Boas!

Faz algum tempo que se fala em themes da comunidade e potenciais alterações às mesmas, fala-se que o P@P precisa cada vez mais de uma cara lavada e é com o intuito em avançar para essa nova fase que abrimos este desafio à comunidade!

O desafio tem duas ramificações, uma para a theme clara e outra para a theme escura do P@P, pretendemos ter duas themes para a comunidade dando uma alternativa clara e outra escura aos nossos utilizadores, como tal os trabalhos deverão ser realizados em consideração com uma destas alternativas (ou ambas).

A concurso estarão os seguintes conteúdos:

• 1 novo Banner max: 500px*80px
  • 1 pacote de icones de Quadro com Novos Posts, Subquadro com Novos Posts, Quadro sem Novos Posts max: 32px*32px
  • 1 pacote de icones de estado da thread (aberta, fechada, blablabla)
  • 1 pacote de icones identificativos no fórum (estatisticas, aniversários, calendário, blablabla)
  • 1 pacote de etiquetas de grupos (Moderador, blablabla)

Os items assinalados a vermelho são os obrigatórios, só serão consideradas como propostas válidas os trabalhos que cumprirem com os 2 primeiros requisitos.

O item assinalado a verde será um dos opcionais preferenciais, isto é, em caso de empate de votos este item será considerado a votação também.

Os items assinalados a azul são opcionais sem qualquer carácter de avaliação.

Os utilizadores poderão submeter o número de propostas que quiserem e para qualquer uma das duas ramificações possíveis indicado qual das ramificações se destina o pacote.

Para submeterem a vossa proposta deverão enviar um email para desafios (em) portugal-a-programar (ponto) org com o seguinte formato:

• Subject = Nick no fórum
  • Conteúdo = Lista de informação que se encontra no pacote (para garantir que está tudo correcto)
  • Anexo = zip com os elementos a concurso, o ficheiro zip deverá ter o nome Nick_dark.zip ou Nick_light.zip de acordo com o conteúdo do pacote

Após o final da primeira fase, as themes do P@P irão ser elaboradas em aberto para toda a comunidade, quem quiser colaborar estará à vontade. O vencedor de cada um dos pacotes irá ser o coordenador da respectiva theme.

A duração do desafio será de 45 dias após a data do anúncio oficial na comunidade, após isso será colocado a votação as propostas recebidas podendo ter de ser realizadas fases de eliminação consoante o número de propostas recebidas.

Contamos com a vossa participação, afinal de contas a comunidade é de todos :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled

1) Não tem lógica nenhuma essa separação de conteúdos... Que propósito é que isso serve? Desempatar propostas? Qual é a lógia de eu ou alguém fazer um design e esquecer os pontos a verde/azul, visto que só os vermelhos é que são obrigatórios? Qual serão os ícones a ser usados nessas situações então? Usa os velhos e feios do tema default do SMF? Isto não tem lógica, ou se faz um tema completo ou não se faz.

2) Acho que se deveria esperar pelo SMF 2.0 e não digo isto por causa do super-hiper-mega novo tema que eles vão ter. Digo isto porque muita coisa deve mudar, deve ser necessário um tema estar preparado para coisas que no caso da 1.0 não precisa. O que quero dizer é que em termos de concurso em si, isto deveria ficar em pausa até o SMF 2.0 final ser lançado. Mas o pessoal poderia ir começando a fazer esboços.

3) Onde é que está aqui o novo logotipo? Fazer um tema novo, bonito e moderno para o P@P usando o logo actual é simplesmente uma má decisão IMO. Se não querem, a tudo o custo, livrarem-se do brasão (eu não desgosto dele, mas também não gosto), ao menos refaçam-no com um ar mais moderno, mais bem desenhado. Usar o logo actual num novo tema todo catita, não vai resultar lá muito bem. Aliás, se o tema realmente for bom, o logo vai ficar completamente fora...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HecKel

1) Não tem lógica nenhuma essa separação de conteúdos... Que propósito é que isso serve? Desempatar propostas? Qual é a lógia de eu ou alguém fazer um design e esquecer os pontos a verde/azul, visto que só os vermelhos é que são obrigatórios? Qual serão os ícones a ser usados nessas situações então? Usa os velhos e feios do tema default do SMF? Isto não tem lógica, ou se faz um tema completo ou não se faz.

Parece-me que nem leste nada da proposta, a theme só será feita APÓS esta fase. Os pontos a vermelho são os obrigatórios, todos os outros podem ser feitos durante o desenvolvimento da theme que será ABERTO e PUBLICO. Se a proposta aprovada só tiver os pontos a vermelho, as outras partes serão criadas de acordo com o desenrolar da theme feita pela COMUNIDADE toda. Não há nada que diga que a theme fica bloqueada a apenas aquelas partes. Julgo que está bastante claro que o resto da theme será desenvolvido pela comunidade toda, portanto não teria lógica bloquear partes do site só porque não foram a concurso.

2) Acho que se deveria esperar pelo SMF 2.0 e não digo isto por causa do super-hiper-mega novo tema que eles vão ter. Digo isto porque muita coisa deve mudar, deve ser necessário um tema estar preparado para coisas que no caso da 1.0 não precisa. O que quero dizer é que em termos de concurso em si, isto deveria ficar em pausa até o SMF 2.0 final ser lançado. Mas o pessoal poderia ir começando a fazer esboços.

Até 4 de Setembro (45 dias) muita coisa pode acontecer, agora é o desafio para criação de algo que em nada é necessário o SMF 2.0, apenas um pacote simples de imagens, nada mais. Não há aqui nenhum pedido de template portanto não tem lógica estar a adiar mais coisas apenas pelo software. Chegando a 4 de Setembro vamos passar à votação e após a votação aí começa a implementação das coisas, pelas minhas contas só lá para Outubro é que se começa a pensar em desenvolver a theme. Segundo os Developers do SMF, se a versão final não sair até 31 de Dezembro então eles consideram que o projecto falhou no que respeita a objectivos, para eles dizerem isto publicamente é porque pretendem mesmo avançar com as coisas bem depressa, e está para breve a versão com a theme semantica. Portanto nada de alarme também.

3) Onde é que está aqui o novo logotipo? Fazer um tema novo, bonito e moderno para o P@P usando o logo actual é simplesmente uma má decisão IMO. Se não querem, a tudo o custo, livrarem-se do brasão (eu não desgosto dele, mas também não gosto), ao menos refaçam-no com um ar mais moderno, mais bem desenhado. Usar o logo actual num novo tema todo catita, não vai resultar lá muito bem. Aliás, se o tema realmente for bom, o logo vai ficar completamente fora...

Neste momento não vemos qualquer necessidade em alterar o logo, isso também foi discutido dentro do staff e o actual logo (o que dá para ver parcialmente no banner) não é nenhuma vergonha, aliás, pessoalmente até acho o logo bastante bom. A opinião do staff neste ponto foi unânime como tal não colocámos o logo no pacote de coisas a desenvolver.

No futuro talvez se pense em mudar o logo, não agora.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled

De facto não tinha percebido certos pormenores, mas agora que os percebo, continuo a discordar com a forma como pretendem fazer isto. Mas pronto, façam o que quiserem, já dei a minha opinião.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

Não vou participar porque não é a minha melhor área mas aplaudo a iniciativa.

Acho que acções deste género que pretendem envolver a comunidade são positivas e importantes.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HecKel

@JD557, sim, abre :) Mas não sabia...

@thread, alguém a trabalhar nisto? Existe a possibilidade de abrir um quadro para apresentação dos trabalhos, se quiserem posso fazer isso, sempre vão obtendo feedback e vão vendo como o pessoal está a avançar ;)

Basta dizerem que querem que trato disso :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HecKel

Pelo que percebi, apenas vai ser uma theme igual mas semântica. Segundo disseram, prevê-se que a Beta 4 saia aproximadamente dentro de um mês e a gold que saia passado pouco tempo, mas nada certo.

Como este desafio anda mais à volta de imagens, julgo que não há problema quanto à theme do SMF para já, espero que quando as votações e afins terminarem já termos no servidor de teste uma RC da 2.0 instalada ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Marfig

Ora,

- Em relação ao pacote de etiquetas de grupo... estamos a falar dessas etiquetas que eu vejo por cima do avatar, correcto?

Por exemplo aquela etiqueta logo abaixo de "Unsigned User" nos postos do HecKel.

- E quais são os os vários tipos?

- Posso também apresentar propostas para aqueles mini icons de Messenger, Ver Perfil, Website, Mensagem Pessoal, etcetera que se vêm abaixo do avatar?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HecKel
- Em relação ao pacote de etiquetas de grupo... estamos a falar dessas etiquetas que eu vejo por cima do avatar, correcto?

Por exemplo aquela etiqueta logo abaixo de "Unsigned User" nos postos do HecKel.

Sim, mas isso é totalmente opcional ;) Não deverá ter "peso" de desempate (no caso de haver), no entanto essas etiquetas poderão vir a serem feitas ou não após o término deste desafio, tal como foi dito a theme depois será desenvolvida em conjunto com quem quiser colaborar e abertamente sendo "orientada" pelo vencedor do respectivo pacote.

- E quais são os os vários tipos?

Boa questão, aqui fica a lista e cores associadas ;)

• Administrador - #dd0000
  • Super Moderador - #008000
  • DevTeam - #3300CC
  • Moderador - #920AC4
  • Revista PROGRAMAR - #666600
  • Equipa de Traduções - #ff6600
  • LinTeam - #ff6600
  • PyTeam - #ff6600
  • Rese@rch Team - #20Ab34
  • WikiP@P - #666600

- Posso também apresentar propostas para aqueles mini icons de Messenger, Ver Perfil, Website, Mensagem Pessoal, etcetera que se vêm abaixo do avatar?

Isso será totalmente extra, nem sequer entra na parte do opcional :) Mas tu é que sabes se queres fazer isso já :)

Quaisquer dúvidas, não hesitem em perguntar :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Marfig

Excelente. Podem contar com mais uma participação.

Ah.. é verdade - e desculpem lá estar a ser chato - mas quais as dimensões máximas para o Banner?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled

Eu cada vez que vejo este tópico a aparecer na lista de tópicos por ler que me fica atravessado na garganta a forma como isto está organizado que acho bastante ridículo. Sim, eu já falei sobre isto, mas não mencionei um ponto que acho bastante importante ou pelo menos não o aprofundei como devia...

Começar por fazer os ícones daqui e dali, o banner e essas pequeninhas coisas é completamente ridículo. Ninguém começa a fazer o design de algo a começar pelo fim. Aquilo que estas a pedir para entrar a concurso é das últimas coisas a serem desenhas. E porquê? Porque em tudo começasse pela base a base do fórum é a apresentação dos fórum e dos tópicos, os ícones e banners vêm de pois.

Vocês estão a começar por pintar a casa antes de ela estar construída, montar os tijolos antes de fazerem o cimento e isto não faz sentido nenhum. Ninguém pinta uma casa antes de a construir.

Sinceramente, ainda não percebi (nem acho que vou perceber) porque raio estão a fazer as coisas desta forma, isto não faz qualquer sentido.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HecKel

Nazgulled, achas que iria abrir este desafio sem me ter informar primeiro?

Não me baseei apenas na prática comum como me informei junto de quem esteve envolvido na theme da techzone (alguém que considero como uma referência nacional dentro da área), o que me disseram foi mesmo isso, o banner seria um excelente pontapé de partida para começar a theme.

Claro que quem deseja um banner deverá ter sempre em conta como irá imaginar uma theme à volta do mesmo, é isso que marca a diferença entre um trabalho só porque sim e entre um trabalho pensado.

Teres uma theme e depois criares um banner que se enquadre numa theme e que mantenha as cores desse mesmo logo será algo bem mais complicado do que a forma como está proposta agora. Da forma como está agora tens um ponto de partida bem delineado, uma theme só por si é tudo menos um bom ponto de partida e ainda por cima limita em MUITO o jogo de cores de tudo o que for feito à volta, em vez de haver liberdade artística há simplesmente remendos.

Agradeço as criticas, mas gostava que tivessem bem assente que isto não foi pensado em 10 minutos. Falta bastante informação importante no primeiro post, é um facto, no entanto o plano em si foi bem delineado e consultei devidamente algumas pessoas dentro da área.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled
Teres uma theme e depois criares um banner que se enquadre numa theme e que mantenha as cores desse mesmo logo será algo bem mais complicado do que a forma como está proposta agora.

LOL, é a única que tenho a dizer a isto.

Da forma como está agora tens um ponto de partida bem delineado, uma theme só por si é tudo menos um bom ponto de partida e ainda por cima limita em MUITO o jogo de cores de tudo o que for feito à volta, em vez de haver liberdade artística há simplesmente remendos.

E quem disse que tens que ficar limitado? Não sublinhes e ponhas a negrito como se isso fosse 100% verdade porque está longe de o ser. Como disse inicialmente, isto deveria ser um concurso e cada um fazia a sua proposta e não fazer um concurso só para desenhar uns meros ícones. O concurso deveria ser desenhar a base do fórum e os ícones, ou seja, tudo incluído. Isto não limita ninguém pois cada um tem liberdade de fazer o que bem entender.

E se a ideia de fazer o tema em conjunto (quem quiser participar claro) para se agradar o máximo de membros possível, isso é muito simples. Cada um fazia o seu tema como bem entender, eram apresentados todos e toda a gente votava num. Esse tema mais votado não iria ser necessariamente o escolhido tal e qual como foi feito, mas sim como uma boa base já feita a ser mudada conforme a opinião de toda a gente.

Isto para mim era a melhor solução, fazer isto às pinguinhas como esta a ser feito agora e começar por ícones e banners não faz sentido nenhum. Para mim, a base de tudo é um logotipo, não é ícones nem banners e esse da TZ de certeza que começaram pelo logo e não pelo banner. Para se fazer um banner tem de se ter um logo para lá por.

Eu continuo na minha, isto é pintar a casa antes de a construir e lá por a TZ ter sido feita assim não significa nada. Resultou para eles, óptimo. Pode resultar para o P@P? Pode. Mas continuo a discordar. Eu até que tinha algum interesse nisto mas da maneira que isto está feito não tenho interesse nenhum. Desenhar um banner e uns ícones? Bah... Mas é só o que eu acho, não quero que mudem (e sei que não o vão fazer, mas fica sempre bonito dizer) a forma do concurso só para me agradarem.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HecKel

O logo já existe.

Sei desde inicio que discordas do actual logo e que para ti é mau, blablabla, é a tua opinião. Portanto temos a base que tu tanto falas. Agora passamos à fase seguinte, a criação dos elementos estáticos da theme, banners, icons e afins e temos um pacote como base para a criação de uma theme.

Portanto, está tudo como tu dizes. Assunto resolvido.

Venham as propostas.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled

A ver se finalmente aceitas criticas e não me censuras...

O logo já existe.

Sei desde inicio que discordas do actual logo e que para ti é mau, blablabla, é a tua opinião.

E porque estás a tornar isto um problema à volta do logo? Eu apenas falei no logo para dar a minha opinião relativamente ao que eu acho que é base de tudo, não foi para o criticar. Já o fiz isso várias vezes e tu já sabes muito bem a opinião que tenho sobre o mesmo. (Eu acho fantástico é tu defende-lo agora sempre que eu o critico [mas eu nem se quer o estava a criticar desta vez] quando já tive várias conversas contigo e tu próprio o disseste que não gostavas muito dele. Mas isto não interessa para nada agora, porque, mais uma vez, não estou aqui para criticar o logo.)

Portanto temos a base que tu tanto falas. Agora passamos à fase seguinte, a criação dos elementos estáticos da theme, banners, icons e afins e temos um pacote como base para a criação de uma theme.

Não não tens a base que eu tanto falo... Porque a base segue uma lógica não é só ter o logo e depois fazer à balda. Têm o logo, óptimo, mas o próximo passo não é os ícones e banners. Isto para mim não é a criação de uma base para posteriormente se criar o tema.

O banner ainda é naquela. Desde que tenha o logo não precisa necessariamente de ter as cores todas do tema do fórum. Mas os ícones já é um caso completamente diferente pois eles vão fazer parte do tema. E fazê-los sem ter a base do tema feito não faz sentido nenhum. E esta é a minha opinião no assunto e tu só tens é de aceita-la.

Eu ainda não sei é para quê que me dou ao trabalho. Quanto mais tento ajudar, mais mal tratado sou...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.