Guest id194 Posted July 20, 2008 at 03:06 AM Report Share #200334 Posted July 20, 2008 at 03:06 AM (edited) Titulo do Projecto: Easy Settings Última Versão: 1.2.14299.2020 1.1.1413 1.1.1116 1.1.523 1.1.505 1.0.124 Líder do Projecto: Nazgulled Descrição do Projecto: Easy Settings é a biblioteca .NET mais fácil e simples de usar que irá encontrar para gerir as definições da sua aplicação criada em VB.NET, C# e possivelmente qualquer outra linguagem .NET da qual eu não tenho conhecimento. Esta biblioteca é tão fácil e directa de usar como apenas colocar todas as definições como propriedades numa única classe. Os seus valores irão ser guardados num ficheiro XML para que sejam facilmente lidos e modificados manualmente. Edited October 14, 2020 at 06:39 PM by id194 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Revolt Posted July 20, 2008 at 09:01 PM Report Share #200429 Posted July 20, 2008 at 09:01 PM Assim sumariamente quais são os beneficios em relação à classe de Settings já existente em .NET? Revolt Website Antigo Nick: Pauzinhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted July 20, 2008 at 11:35 PM Report Share #200478 Posted July 20, 2008 at 11:35 PM Essa classe settings que vem com o .NET tem estes problemas: - Se quiseres guardar as settings por utilizador (AppData) guarda-te numa localização um bocado manhosa. - Não podes definir o elemento da raíz do XML. - Não podes definir o nome que queres para o ficheiro. - Se o valor que queres não existir no XML, é devolvido null, não tens forma automática de verificar se o valor é null e repor um definido por omissão. - Se alguém modificar directamente algum valor no XML, não tens forma automática de verificar se o valor é válido e repor um definido por omissão. - Todos os valores são devolvidos do XML como strings, é necessário uma conversão manual. - Se por algum motivo precisares de separar settings por vários ficheiros, não o podes fazer. - Se for settings a nível de aplicação, não podes escrever/modificar as settings. (1) (1) Se usares a minha lib para contornar este problema e decidires gravar o ficheiro na pasta do programa que possivelmente estará em "Program Files", a minha lib não faz nada para contornar as permissões. Ou seja, o ficheiro a escrever tem de ter as permissões necessárias para o utilizador a correr o programa escrever no ficheiro. As settings de .NET a nível de aplicação não permitem escrita de qualquer maneira. Sei que algumas são irrelevantes para a maioria (tipo o nome do ficheiro e o elemento da raíz) mas para mim não, eu gosto de configurar tudo à minha maneira. Se calhar há mais razões, mas eu agora não sei... 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaoqalves Posted July 21, 2008 at 12:58 AM Report Share #200493 Posted July 21, 2008 at 12:58 AM Parece-me porreira esta lib 🙂 já tens comentário no blog 🙂 Depois dou mais feedback 😛 Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!Queres estar na moda? Utiliza a pesquisa e evita criar um tópico desnecessário. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted July 21, 2008 at 02:03 AM Report Share #200495 Posted July 21, 2008 at 02:03 AM Eu sei, recebo notificação por mail 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Revolt Posted July 21, 2008 at 12:23 PM Report Share #200553 Posted July 21, 2008 at 12:23 PM Ok tou esclarecido 😛 Bom trabalho ent 🙂 Revolt Website Antigo Nick: Pauzinhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted November 30, 2008 at 01:27 AM Report Share #229586 Posted November 30, 2008 at 01:27 AM Tenho-me esquecido de actualizar esta página com os últimos lançamentos desta biblioteca (que não são muitos), portanto fica aqui um update. Já foram lançadas duas novas versões desde o primeiro lançamento onde apenas foi introduzida uma nova funcionalidade e corrigido um bug: Resolvido problema onde o fluxo de escrita não era fechado (temporariamente bloqueando o ficheiro XML). (v1.1.523) Adicionado suporte básico para definições baseadas em tipos enumerados. (v1.1.505) Para quem usa a versão 0.7 FireNotes... Podem facilmente resolver o problema quando por vezes o ficheiro 'settings.xml' se encontrava a ser usado (dando um erro), substituindo o ficheiro EasySettings.dll na directoria do FireNotes pela versão mais recente. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted June 23, 2009 at 10:44 PM Report Share #274515 Posted June 23, 2009 at 10:44 PM Esqueci-me de avisar aqui que há uns tempos lancei uma nova versão desta biblioteca... Versão 1.1.1116: Espera adequadamente que o bloqueio sobre o ficheiro XML seja fechado (resolve o suposto problema resolvido na revisão anterior). Pequena melhoria na manutenção dos recursos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
fLaSh_PT Posted June 25, 2009 at 11:20 AM Report Share #274829 Posted June 25, 2009 at 11:20 AM Parece muito interessante o projecto.. ainda não vi bem.. mas irei ver! Acho que seria mais intuitivo.. se liberta se um pequeno "Project sample - who to use".. apenas minha sugestão.. Obrigado pela fonte. Compr. Making the impossible possible and pwing the world on db at a time. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted June 25, 2009 at 03:15 PM Report Share #274880 Posted June 25, 2009 at 03:15 PM (edited) On 6/25/2009 at 12:20 PM, fLaSh_PT said: Parece muito interessante o projecto.. ainda não vi bem.. mas irei ver! Acho que seria mais intuitivo.. se liberta se um pequeno "Project sample - who to use".. apenas minha sugestão.. Btw, fizeste um comentário no meu blog num post já um bocado antigo e não nesta nova versão que faria um pouco mais de sentido. 😛 Se não te importares, volta a comentar mas no post mais actualizado (actualizei o link no post inicial deste tópico) que eu depois apago o outro... Edited October 14, 2020 at 06:38 PM by id194 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted October 26, 2014 at 09:19 PM Report Share #570120 Posted October 26, 2014 at 09:19 PM (edited) Já estava na altura de começar a usar o GitHub mais a sério e acabei de disponbilizar lá a última versão desta biblioteca. Sofreu algumas melhorias e alguns fixes em preparação para uma outra aplicação que estou a desenvolver. Para quem estiver interessado, tudo relacionado com este projecto pode agora ser consultado no GitHub: Edited October 14, 2020 at 06:38 PM by id194 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Amigo Posted November 26, 2014 at 08:49 AM Report Share #572176 Posted November 26, 2014 at 08:49 AM Bom contributo. Uma coisa destas faz sempre muita falta na toolbox. Com uma coisa destas é mais fácil de manter as configurações entre upgrades de aplicação - como os settings do framework estão "ligados" à versao do .exe, sempre que se altera a versão os settings levam com um reset, coisa que normalmente é um problema. Obrigado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts