Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas ppl do C# e outros tantos que por aí andam a ver este Forum 🙂 ,

Visto que esta é uma linguagem em ascenção estou a pensar seriamente em começar a estudá-la e por isso queria que me dessem a vossa opinião:

. Devo estudar 1º C/C++ para me iniciar em C# .

. Posso ir já para C# que nao faz mal nenhum ...

. Não devo ir para esta linguagem porque não é essencial para se um dia quiser enveredar por uma via profissional ligada à Informática .

. Esta linguagem não está em ascenção, apenas se fala nela pk é novita e tal ...

Fikem Bem 😁

Posted

Eu tambem me tenho iniciado na linguagem, inclusive comprei um livro para apoiar o estudo. De momento estou a dedicar-me ao desenvolvimento em PHP, mas espero começar a ver qualquer coisa da linguagem já para a semana.

Agora, respondendo ás questões:

Acho que deves começar directamente por C#. Não faz grande sentido estares a estudar C ou C++, já que estas linguagens nada tem a ver com C# nem com o próprio intuito ou tecnologia da linguagem. A sintaxe, sim, é parecida, mas o C# é linguagem da tecnologia .NET e oferece muito mais possibilidades que o C ou C++, a meu ver.

Deves estudar esta linguagem porque é uma linguagem cheia de potencial (basta ires ao sourceforge e procurar projectos em C# que vais encontrar alguns dos projectos open-source mais conhecidos mundialmente) e porque a nível de emprego costuma estar nos requisitos.

Acima de tudo terás uma experiência diferente a nível de programação e aprenderás conceitos que te serão muito úteis noutras linguagens. 😁

Posted

Eu tambem me tenho iniciado na linguagem, inclusive comprei um livro para apoiar o estudo. De momento estou a dedicar-me ao desenvolvimento em PHP, mas espero começar a ver qualquer coisa da linguagem já para a semana.

Agora, respondendo ás questões:

Acho que deves começar directamente por C#. Não faz grande sentido estares a estudar C ou C++, já que estas linguagens nada tem a ver com C# nem com o próprio intuito ou tecnologia da linguagem. A sintaxe, sim, é parecida, mas o C# é linguagem da tecnologia .NET e oferece muito mais possibilidades que o C ou C++, a meu ver.

Deves estudar esta linguagem porque é uma linguagem cheia de potencial (basta ires ao sourceforge e procurar projectos em C# que vais encontrar alguns dos projectos open-source mais conhecidos mundialmente) e porque a nível de emprego costuma estar nos requisitos.

Acima de tudo terás uma experiência diferente a nível de programação e aprenderás conceitos que te serão muito úteis noutras linguagens. 😁

Obrigado pela opinião.

C# é uma linguagem .NET mas também serve para outros fins certo ? Do tipo aplicaçoes ... ? Há alguma espécie de 'interface' para C# , para nao ser só Linha de Comandos e tal ... (nao vou começar logo por aki como é óbvio, é só por curiosodade)

Posted

eu siceramente de experiencia que tenho....  primeiro aprender C ...e so depois saltar para C# , " acho que so de passar os olhos mto parecido com java", nao sei C# mas ja vi codigo...e acho que nao é assim tao trivial....e se soubermos o basico de C...depois desennvolvemo-nos em qq linguagem... nao sei posso estar errada...

Posted

Pois foi o que pensei ... mas quando vi 1 código do will09 não me pareceu assim tão parecido com C, mas pronto 😁

Tenho de ver o que fasso, mas para já é VB eheh 😉

Posted

eu sei k C nao tem mto a ver com C#...mas se saltares logo para C# tv te custe mais aprender...do que estudares um pouco de C e depois C#....e para mais que queres seguir informatica, eu acho que 1º dao C e depois mais tarde #... mas tu é k sabes...e  é assim eu nunca estudei C#,e  tem atencao de VB nao tem nada a ver com 1 linguagem com o C...

bom trabalho... mas fazes bem estudar C# , pois é uma linguagem que esta n "moda"...

Posted

EhEh, Ya eu sei e parece ter futuro, foi por isso que decidi isto de estudar C#, mas embora nao seja mt parecido com C acho que C tem mtas mais "vertentes" do tipo C++ e Java

Enquanto que C# é só C#

Conclusão: Vou mesmo começar por C 🙂

Obrigado P@P User's 😉

• 5 weeks later...
Posted

olha eu foi PASCAL - C - C#  :wallbash:

mas os meus colegas este ano 10º comexaram pelo C# e aprende-se rápido! por mim axo k n faz sentido comexares por C ou mesmo PASCAL!

o mais importante ao principio e aprenderes a logica de programação, e ixo aprende-se bem e depressa com C# acredita!

e tem imensas potencialidades....

PEACE  :smoke:

Posted

Boas,

Não é necessário passares primeiro pelo c ou c++ para aprenderes c#. Se souberes c/c++ apenas te dá uma maior à vontade para trabalhares em c# pq a sintaxe é muito semelhante e já ter o conceito de OO (no c++).

C# é uma linguagem q tanto dá para web applications como windows applications. É uma das linguagens em q tou mais à vontade e q gosto mais de trabalhar.

Cumps

Posted

Ya, eu percebo pelo que dizem mas acho que é melhor ambientar-me primeiro a C, mesmo nao sendo necessario é uma linguagem poderosa. Obrigado pela Opinião, Espero por mais 👍

• 4 weeks later...
Posted

Boas pessoal,

Também sou relativamente novo no cenário da programação, mas pelo que tenho visto, C# é sem dúvida uma boa linguagem para aprender. Acho que a melhor forma é primeiro ler algo sobre OOP (existe por aí muita informação sobre isso e um ou dois bons livros). Depois de se ter umas base sobre OOP podemos então partir para C# própriamente dito.

Não sei se conhecem  (é provável que sim mas ...), http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/visualcsharp/. É uma versão gratuita do visual studio mais vocacionada para C#. Não vem tão carregado com ferramentas e funções que só iriam atrapaçhar quem está a tentar aprender, mas ao mesmo tempo é o suficiente até para quem tem muita experiência. Tem por lá uns videos sobre C# e depois de se registarem podem inclusivé descarregar um ebook sobre iniciação em C#

Enfim... esta é a opinião de um novato. Qualquer pessoa mais experiente poderá me corrigir à vontade,

Fiquem bem,

P.

Posted

concordo com algumas das opiniões daqui do ppl... a maior parte do pessoal diz tipo "nunca programaste? então começa em pascal ou C", eu não concordo muito com isso... não deixam de ser linguagens que ajudam muito na aprendizagem de programação no geral, mas provavelmente nunca irão fazer muito com eles e/ou necessitar mesmo delas. se ja estudaste, se ja trabalhaste com elas, então é certo que irá ter uma grande ajuda em C#, mas isso não quer dizer que caso não tenhas, não vás entender nada de C#, podes muito bem aprender a programar bem em C# (como em muitas outras linguagens) sem se quer teres programado alguma vez na tua vida.

Vais ter muito trabalho e algumas dificuldades em aprender a logica de programação se começares em C#? Vais... mas também o ias de qualquer forma a começar por pascal ou C, a diferença é que estas novas linguagens têm muitas capacidades/funcionalidades que não existem no pascal/C e juntar tudo isso pode ser mais confuso, só isso...

é o que eu acho...

• 2 months later...
Posted

Boas,

Tenho visto na net que a nova linguagem C# tem aparentemente muito para dar, e é usada em projectos muito ambiciosos. Assim, pensei que talvez fosse interessante começar a aprendê-la, mas apenas tenho conhecimentos básicos de Vb.net (ifs, ciclos, etc). Acontece que não tenho nenhuma aula de programação na escola, e o que já aprendi ou tenciono aprender foi à custa de tutoriais na net. Vale a pena aprender C#, sabendo que terei de me guiar por tutoriais e a famosa MSDN help?

Já agora, e uma vez que pretendo instalar o Linux quando me for possível (já tenho o ISO do ubuntu), é possível programar em linux com C#? Se não, e uma vez que é open-source, qual é a linguagem utilizada em ambientes Linux (para alterar o SO, e tal...)?

Posted

C# é uma linguagem muito facil de aprender, é totalmente intuitiva (é suspeito visto eu programar em java e ser bastante parecido 😄 ), em relaçao a documentos encontrase faacilmente montes de material sobre C# na net e se te deres bem com ingles entao é canja.

Quanto a linux nao te preocupes a plataforma .NET ja existe para linux, não é a official, mas pelo que li e teste tá muito boa e nao fica a tras da .NET Framework da MS

http://www.mono-project.com/

I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!