Jump to content

Algumas coisas sorbe Hypercubos

Overrun™
 Share

Recommended Posts

boas, bem falaste em algo que tive que pesquisar a bem pouco tempo.... pois num projecto de computacao paralela,  tinha que paralelizar um hipercubo...e nao foi muito facil, e sinceramente ainda nao consigo fazer um desenho de um hipercubo, e tenho uma certa dificuldade em vizualização disso...

nos trabalhamos mto em R^n com n um numero natural qualquer.... e normalmente fazemos representacao grafica em R^2 e R^3.

Em relação a hipercubos deixo aqui alguns link's...espero que goste e te divirtas  🙂

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipercubo

http://alem3d.obidos.org/pt/intro4d/

http://www.po.ufrj.br/projeto/papers/gestao1.html

mas existe mto coisa... mas estudei nada disso em concreto, sei que é mto usado em rede e em paralelizaçoes, acho eu...

A representacao de um hipercubo matricialmente é uma matriz 4X4 , e em computacao é uma matriz do  tipo:  matrix[ x ][ y ] [ z ] [ t] 

em relacao ao filme, acho que ate foste tu que me falaste...e arranjei o mas nao o vi na totalidade...so uma parte...e nao achei mta piada... e nao sei se nao mostra uma ma imagem de um hipercubo...mas nao kero discutir isso pq nao vi na integra...  😁

Estive a ler sobre os hipercubos e começo a compreender algo mais sobre os mesmos, assim como acerca da formação dos objectos a 3dimensões a partir de objectos de 2 dimensões.

Mas isto de programar um hipercubo deve ser complicado, não? 😁

oh pá paralelizar um hipercubo nao é nada facil, entao como nao se consegue vsualizar o hipercubo pior...

tens k ter a nocao da orientaçao segundo o x, o y, z, e t ...

Bem tirando isso...usar matrizes em R^4 como referi, nao é dificil conforme o contexto...

d1[ x ] é o comum vector unidimensional, normalmente chamado por array

d2[ x ][ y ] é a comum matriz ou vector bidimensional , abusando da linguagem é um "quadrado onde pos colocar numeros" ( isto que disse nao esta correcto!!!!)

d3[ x ][ y ][ z ] é matriz 3x3, abusando da linguagem novamente ( para perceber a ideia, mas atencao nao é correcto falarmos assim...)  é um cubo com valores...

e para R^4 ja disse....

cada um tem x, x*y, x*y*z, x*y*z*t  elementos respectivamente, considero que x, y, z,t é o indice maximo quando declarados....

Hi Again.

Fiquei surpreendido quando vi aquele projecto em Javascript, e visto que até são precisos Oculos 3D para previsualizar aquilo como deve ser. É Realmente um grande exemplo da aplicação da matemática à programação.

Quanto ao filme, este mostra muita coisa sobre os possíveis males da criação de um Hypercubo, mas de qualquer forma aquilo é ficção, e geralmente na ficção é sempre o lado mau que é mostrado, vejam o exemplo dos Robots, na decada de 60 os Robots eram vistos como uma construcção que se iria voltar contra nós, no entanto hoje em dia vemos os robots como um ajudante indispensável à vida actual.

Talvez o mesmo venha a acontecer com os Hypercubos um dia, quem sabe não esteja nele a resposta para as viagens no tempo.

Sempre gostei de coisas misteriosas, principalmente o universo e todas as dimensões que tanto eram faladas. Nunca percebi muito bem como as diferenciar, porque em certos programas vi que as diferentes dimensões eram alcançadas pelos buracos negros, mas noutros vi que tinha tudo a ver com o tipo de visualização. É algo ainda muito difícil de explicar, e eu gosto sempre de descubrir coisas novas  🙂 .

Vou pesquisar mais informações sobre Hyper cubos e depois vou postar aqui um resumo do que compreendi  😁.

Cumps. Overrun

acho que é em redes, ou cluster ou qualquer coisa do genero nao me lembro muito bem, mas que li quando pesquizei para a paralela, acho que li sobre redes hipercubicas...algo que achei complexos...mas podes procurar por isso...nao sei se sera o que estamos a falar...mas... :dontgetit: