barao78 Posted July 13, 2008 at 01:34 AM Report #197992 Posted July 13, 2008 at 01:34 AM Olá pessoal! Devido ao tempo que passei na faculdade tive de me tornar experiente em Fortran, Matlab, SQL e php. Também tive de aprender um bocado de Assembly, Java e pascal (que já não me lembro nada). Achei especialmente interessante as potencialidades da dupla php/mysql, pelo que achei que seria interessante o desenvolvimento de programas que interagissem com uma base de dados sem ser necessariamente num ambiente para a web. Pensava então que já era um programador experiente. lol 😁 Fui então aconselhado que a escolha acertada seria usar C++, usando como compilador o Visual C++ 2008 Express Edition, já que era grátis. Investiguei um bocado e vi que até dava para fazer altos gráficos e (dizia) até jogos como os que me fartei de jogar como o Quake 3, etc, etc. WOW! Fiquei logo todo excitado com as possibilidades do que poderia fazer. 😁 No entanto, quando comecei a tentar programar o obrigatório "Hello world!" reparei que a coisa não ia ser assim tão fácil como a pintavam. Aliás depois de dias as voltas a (re)aprender a fazer inputs e outputs, ifs, loops, etc, cheguei a conclusão que afinal o C++ complica (muito) mais do que simplifica. :nono1: Afinal não é suposto que quanto mais alto o nível maior a facilidade para o programador de ler o programa? Enfim, há coisas que me parecem bastante redundantes como por exemplo o "cout <<", etc, mas enfim, o mais natural é que a culpa é de ainda ser muito fresquinho nesta nova linguagem. ? Mas enfim, indo ao que realmente interessa. Tenho procurado por toda a net algum tutorial sobre como efectuar a ligação com C++ a um servidor de base de dados (mysql ou SQL server 2005 [que era o que vinha com o Visual C++]) e a verdade é que não encontro nada decente. E contava eu que isto fosse tão bem documentado e fácil de se fazer como é com o PHP, estava bem enganado. Venho então em pedido do vosso auxilio, se me podem indicar alguma luz sobre este tema. 1 abraço a todos!
TheDark Posted July 13, 2008 at 04:15 AM Report #198013 Posted July 13, 2008 at 04:15 AM Não tenho experiência a utilizar bases de dados com C++, mas vê se isto te ajuda a começar, e depois isto para C++. Isto para MySQL. Desaparecido.
lufinima Posted July 13, 2008 at 05:25 AM Report #198016 Posted July 13, 2008 at 05:25 AM Sinceramente acho que não será a tua melhor escolha enveredares por C++ para trabalhares com bases de dados, mas se trabalhares com managed C++ (que é como quem diz C++ para a plataforma .Net) terás as mesmas facilidades que em C# ou VB.Net, aconselho-te arranjares um livro sobre o assunto, vê Pro Visual C++/CLI and the .NET 3.5 Platform pode ser que ajude.
robertofonte Posted April 22, 2009 at 10:04 PM Report #258430 Posted April 22, 2009 at 10:04 PM Viva , Este topico já tem algum tempo mas mesmo assim decidi responder ... Encontrei um bom livro . Certamente que todos conhecem o Autor Luis Damas . Chama -se SQL (Structured Query Language) Tem exemplos em como ligar a base de dados em C , VB6 , VB.net
TheDark Posted April 25, 2009 at 12:33 PM Report #258967 Posted April 25, 2009 at 12:33 PM Alguma experiência depois, em Windows com MFC, as classes CDatabase e CRecordset simplificam muito o acesso a dados através de ODBC. Com OLEDB também, mas geralmente ODBC é a melhor escolha. Desaparecido.
Recommended Posts