Jump to content

Recommended Posts

• 8 months later...
Posted
Em 15/02/2006 às 15:57, completo77 disse:

Ainda gostava de saber para o que é que o XML serve...

Serve exactamente para armazenar informação sob tags, organizadamente e de fácil compreensão e leitura, em ficheiros .xml. Os files de conversa do MSN Messenger, por exemplo, são ficheiros .xml.

Posted
Em 15/02/2006 às 16:30, deathseeker25 disse:

Serve exactamente para armazenar informação sob tags, organizadamente e de fácil compreensão e leitura, em ficheiros .xml. Os files de conversa do MSN Messenger, por exemplo, são ficheiros .xml.

Pois sim.. muito bem.. mas uma base de dados tb guarda dados.

A minha dúvida é quem vai, ou que programas, vão ler ou produzir a informação?

Como é que se produz um ficheiro xml sem ser à mão? Como é que se põe o excel ou outro programa qualquer a ler xml?

Eu saquei "ilegalmente" um livro da net sobre XML: o XML for dummies (ou qq coisa do género). Aquilo realmente explica o XML, as regras de construção, a fazer os DTDs e Schemas básicos, mas depois exemplos práticos e reais... népia...

Alguem me explica para que é que serve a porra do XML ?

Posted

Bem XMl simples nao e uma linguagem mas sim um padrao de organizacao com algumas regras, muito muito simples. O XML e composto por tags exemplo: <exemplo>A minha  primaeira tag</exemplo>.

As unicas regras são:

Nao pode haver cross tagging ex:

certo -> <tagdefora><tagdedentro>a minha tag de dentro</tagdedentro></tagdefora>

errado-> <tagdefora><tagdedentro>aminha tag de dentro</tagdefora></tagdedentro>

Uma tag aberta tem que ser fechada quer seja <tag>blabla</tag> quer seja <tag mensagem="blabla" />

Agora se aplicares a isto DTD's ou XSL's basicamente estas a dizer que tags, e que existem e se podem usar, que tags e que essas podem ter la dentro, qual e o tipo e que atributos cada tag pode ter. Ai sim XML ja se aproxima mais de uma linguagem.

Para alem disto ainda tens os XSLT's que te permitem transformar um XML noutro diferente com regras simples.

• 5 months later...
Posted

Boas, eu ja percebi como funciona mais ou menos isso do XML a minha questão é saber como posso editar esse XML para introduzir/remover informação sem ser à mao! (editar o fixeiro manualmente e fazer upload para o servidor)

• 2 weeks later...
Posted

Boas, eu ja percebi como funciona mais ou menos isso do XML a minha questão é saber como posso editar esse XML para introduzir/remover informação sem ser à mao! (editar o fixeiro manualmente e fazer upload para o servidor)

Depende da linguagem em que estás a desenvolver, eu estou a estudar isso no Python e tens vários modulos que te permitem isso mesmo.

<3 life

• 2 weeks later...
Posted

normalmente converte-se o ficheiro XML para uma estrutura de dados (numa qualquer linguagem de programação), depois alteras as informações da estrutura de dados como quiseres e voltas a converter para XML.

a parte mais complicada será provavelmente converter o ficheiro XML para uma estrutura de dados, mas algumas linguagens possuem bibliotecas que facilitam essa tarefa, ou podes usar programas como lex/yacc para criares um parser (e com um pouco de código C pelo meio tens o que precisas).

• 2 months later...
  • 4 years later...
  • 4 weeks later...
Posted

A minha dúvida é exactamente a mesma.

Eu vejo sites que mostram como criar um ficheiro .xml > Basicamente são tags directas, sem grande ciência.

Quanto à utilidade vejo sites a dizerem que se pode fazer diversas páginas através de uma base de dados feita em .xml, e porque torna a página mais organizada, pesquisável, etc..

As minhas perguntas são, como é que pode o .xml funcionar como base de dados e alterar-se os dados dinamicamente para diversas páginas e ainda assim ter os registos em base de dados?

Comecemos pelo básico, imaginemos eu faço um simples ficheiro.xml

<?xml version="1.0"?>
<note>
    <to>Tove</to>
    <from>Jani</from>
    <heading>Reminder</heading>
    <body>Don't forget me this weekend!</body>
</note>

Agora no .php ou .html, o que é que se tem de fazer para dar uso a isto?

Basicamente para que? Que eu vou eu imprimir estes dados? Para? e como? É q vou referência-los na página?

Que contributo me dá isto?

Alguém me sabe explicar isto?

Dizer que o MSN usa este sistema nas mensagens instantâneas é giro, saber como fazê-lo é que era ainda mais giro.

Posted

Uma forma simples de pegar em XML e gerar uma página web é usando XSLT.

Também tens aqui um exemplo de um CMS que funciona armazenando dados numa BD, que depois são extraídos para XML, e posteriormente usados para gerar XHTML.

Hum, Obrigadão, quando chegar a casa vou ver disso.

• 4 weeks later...