Jump to content
Sign in to follow this  
fnds

Como proteger o código de uma aplicação feita em Python?

Recommended Posts

fnds

Imaginemos que se quer fazer uma aplicação cloused source em Python, como podemos proteger o código? Que soluções existem?

Uma ideia é ofuscar o código, apesar de não proteger o código fonte, dificulta muito a sua interpretação. Que ofuscadores existem? (não conheço nenhum)

djthyrax

Sem contar que um .pyc está limitado à plataforma onde foi compilado.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

JoaoRodrigues

Oi, claro. E ofuscadores, existem desofuscadores ;) Mas é sempre um bom ponto de partida..

Triton

Oi, claro. E ofuscadores, existem desofuscadores :P Mas é sempre um bom ponto de partida..

Desofuscadores nunca vi nada eficaz. Talvez existam, não sei. Também depende do nível de ofuscação e da qualidade do ofuscador. :P

<3 life

fnds

Alguém conhece algum ofuscador? Já procurei no google mas não tive sorte :P

Existem descompiladores. :P

Pois, e é relativamente simples...

Não existe nenhuma maneira de proteger o código quando se cria um exe, por exemplo com o py2exe?

Triton

Não existe nenhuma maneira de proteger o código quando se cria um exe, por exemplo com o py2exe?

Não estou dentro do funcionamente do py2exe, mas penso que o que faz é juntar o runtime do Python + ficheiros pre-compilados + código de inicialização e meter tudo num .exe. Talvez com o Shed-Skin consigas proteger melhor o código, mas acho que ainda se encontra em desenvolvimento.

<3 life

fnds

Não estou dentro do funcionamente do py2exe, mas penso que o que faz é juntar o runtime do Python + ficheiros pre-compilados + código de inicialização e meter tudo num .exe. Talvez com o Shed-Skin consigas proteger melhor o código, mas acho que ainda se encontra em desenvolvimento.

Shed Skin is an experimental Python-to-C++ compiler

Tive a var e ainda está muito verde...

xeo

pyinstaller http://pyinstaller.python-hosting.com/

ao contrario do py2exe que só gera código para win32, este é multiplataforma.

Até que ponto o código fica protegido isso é que não sei,

mas umas funções numa linguagem compilada sob a forma de bibliotecas (libs) se calhar ...

fnds

pyinstaller http://pyinstaller.python-hosting.com/

ao contrario do py2exe que só gera código para win32, este é multiplataforma.

Até que ponto o código fica protegido isso é que não sei,

mas umas funções numa linguagem compilada sob a forma de bibliotecas (libs) se calhar ...

Eu uso esse, apesar de nunca o ter conseguido usar no linux :|

Só para linux existe esta aplicação, http://wiki.python.org/moin/Freeze.

falco

Eu acho que é algo completamente inútil...

Em primeiro lugar, a linguagem Python não foi pensada com isso em mente.

Em segundo lugar isso não vai impedir que se copie e utilize a aplicação sem o teu consentimento (por isso não vais ganhar muito dinheiro com licenciamento).

Em terceiro lugar o valor de um programador está na sua capacidade de gerar novo código, não no código que já gerou.

Eu acho que é perda de tempo...

djthyrax

falco, closed-source não significa que ele o vá vender.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

fnds

falco, closed-source não significa que ele o vá vender.

Exacto, eu criei este tópico mais para trazer este assunto aqui para o fórum, eu nunca fiz uma aplicação closed-source (excepto algumas aplicações web).