magal Posted June 26, 2008 at 04:24 PM Report Share #193725 Posted June 26, 2008 at 04:24 PM Olá pessoal! 👍 De certeza que todos já devem ter ouvido falar no design web 2.0. Sticks, cantos redondos, barras com gradientes, linhas diagonais, icones brilhantes, etc. O que tem a dizer sobre este tipo de layouts? Consideram apelativo? Ou acham que é tudo uma má interpretação, um cliché utilizado na web para os webdesigner se auto-promoverem? A web 2.0 é suposto ser um novo conceito de partilha de informação e não um conceito de design? O design web 2.0 é tudo uma má interpretação? Gostava de ouvir a vossa opinião! 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted June 26, 2008 at 04:29 PM Report Share #193729 Posted June 26, 2008 at 04:29 PM Web 2.0 não é só aspecto. http://www.revista-programar.info/front/article/81 Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted June 26, 2008 at 05:31 PM Report Share #193763 Posted June 26, 2008 at 05:31 PM É apenas um nome que alguém resolveu dar a um conjunto de caracteristicas que até já existiam e que pegou. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
skin Posted June 26, 2008 at 05:37 PM Report Share #193766 Posted June 26, 2008 at 05:37 PM É apenas um nome que alguém resolveu dar a um conjunto de caracteristicas que até já existiam e que pegou. Ora aqui está 👍 Mas a chamada Web 2.0 é uma revolução na forma como são desenvolvidas as páginas, quer a nível de desenho quer a nível de ideia. É chamada página Web 2.0 a uma página que está centrada no utilizador e não em quem a fez, ou mandou fazer, na web 2.0 o que interessa é o utilizador, os seus gostos, a sua participação, por exemplo as Wikis, as social networks, etc. Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted June 26, 2008 at 05:55 PM Report Share #193770 Posted June 26, 2008 at 05:55 PM O que me leva a pensar, quem é que raio fazia essas páginas. Sistemas a pensar no utilizador são conhecidos, pelo menos, desde os anos 70, alguns dos primeiros livros que li sobre o assunto são dessa data. Se foi preciso alguém dar um nome bonito a isso para que os programadores começassem a pensar nisso então, acho eu, estamos muito mal. Pior é que nem os que se assumem como Web 2.0 sabem como cumprir os supostos requisitos desse termo. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
cyclop Posted July 2, 2008 at 01:29 AM Report Share #194957 Posted July 2, 2008 at 01:29 AM ha alqui várias duvidas, a logica do "web2.0" como algume disse e bem, é a partilha de informação, e quando falam em "gostos de utilizador" é o utilizador ter a liberdade total de moldar o website a seu gosto. "Quando eu for grande quero ser como o Celso" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted July 2, 2008 at 08:32 AM Report Share #194975 Posted July 2, 2008 at 08:32 AM Penso que acima de tudo a web 2.0 é a web em que todas as pessoas podem participar. Para mim não tem nada a ver com o design. Acho que o termo começou é a ser usado para tudo e mais alguma coisa, e quando se vê alguém dizer que o site não é web 2.0, normalmente querem apenas dizer que o aspecto é mau. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
falco Posted July 2, 2008 at 03:49 PM Report Share #195041 Posted July 2, 2008 at 03:49 PM Web 2.0 não é design. Mas tem relação com design naquilo em que o design cria as ferramentas para implementar os conceitos da web 2.0, e o mesmo acontece com outras disciplinas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
slack_guy Posted July 3, 2008 at 09:42 AM Report Share #195190 Posted July 3, 2008 at 09:42 AM Eu sou muito céptico no que respeita a buzzwords. O conceito de web 2.0 foi introduzido pouco tempo depois de rebentar a bolha da 'economia digital'. Era (e é!) preciso vender tecnologias web e isso não pode ser feito com base em argumentos que falharam, é preciso reinventar continuamente novos jargões para vender mais e muito. Os marketeers encarregam-se disso diariamente. No plano tecnológico, nada foi inventado: o design centrado no utilizador, a personalização da forma e do conteúdo da mensagem de acordo com as preferências e perfis de utilização, as wikis, os blogs... tudo isso já existia; as tecnologias que suportam o AJAX também. O que há de novo é o nome que se deu para classificar um conjunto de práticas e técnicas para relançar o negócio Net. Eu agradeço, porque esse é precisamente o meu negócio, mas é uma 'charlatanice', é puro marketing. :q :q! :wq :w :w! :wq! :quit :quit! :help help helpquit quit quithelp :quitplease :quitnow :leave ^X^C ^C ^D ^Z ^Q QUITDAMMIT Link to comment Share on other sites More sharing options...
CR_ Posted July 18, 2008 at 10:16 PM Report Share #200136 Posted July 18, 2008 at 10:16 PM Nada de novo foi inventado, mas o que aconteceu foi uma mudança na relação das pessoas com a tecnologia que se traduziu em social networks, as compras online (amazon, e-bay, etc), instant messagers, etc. Tudo isso já existia mas não com a força que passou a ter. Penso que basta ver a relação dos média tradicionais com a internet há alguns anos atrás para perceber o que mudou com a chamada "web 2.0". Claro que como o falco referiu o design acompanhou o fenómeno que tem mais a ver com o social do que de carácter técnico. http://celsor.wordpress.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted July 19, 2008 at 01:31 AM Report Share #200175 Posted July 19, 2008 at 01:31 AM inicialmente isso referia-se mais 'a explosao de popularida de coisas como feeds xml e interfaces web com pedidos assincronos (AJAX, xampa, sonasol ou o que lhe quiserem chamar). So ai era um conceito com pouco significado e bastante fusco, depois quando se comceou a associar "web2.0" a logotipos com reflexos e letras estilo plastico em panos de fundo com gradiantes... bem ai foi o triunfo da estupidez, mas nada de admirar, hoje em dia a nossa sociedade esta bastante receptiva 'a estupidez hoje em dia. curtam a tecnologia, caguem para os hypes, curtirao muito mais dessa forma. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts