softklin Posted June 22, 2008 at 03:58 PM Report Share #192839 Posted June 22, 2008 at 03:58 PM Boas pessoal. Tenho aqui outra dúvida, a qual já dei algumas voltas, mas não consegui chegar a uma solução válida... O problema "O Lisbonense S. A. tem no seu avançado Ronaldinho o seu maior trunfo. É tal a influência deste jogador que o número de golos marcados pelo Lisbonense, quando ele joga, tem distribuição de Poisson de valor médio 3, tendo distribuição de Poisson de valor médio 2, quando ele não alinha. Ronaldinho é intempestivo, estando várias vezes sujeito a castigos, para além das naturais lesões, pelo que joga apenas 60% dos jogos de uma temporada. Admita que os jogos são independentes." E a questão em que tenho dúvidas: "No final desta época, Ronaldinho vai ser vendido (ou seja, não joga). Calcule um valor aproximado da probabilidade do Lisbonense marcar mais de 80 golos na próxima época, que será constituída por 34 jogos." O que já tentei fazer X: Probabilidade de marcar golos Y: Probabilidade de marcar mais de 80 golos Y = X1 + X2 + ... + X34 [intersecção] P(68) em que o 68 vem de 34 jogos * 2 (v médio 2) depois a conta: P[Y > 80] = 1 - P[Y <= 80] = e-80 [somatório dos i=1 até 80] 68i / i! O P(68) é a dist de Poisson, em que o lambda é o 68 O P[Y > 80] é a probabilidade de serem marcados mais de 80 golos Gostava de saber se estou a seguir os procedimentos correctos nesta conta... Espero que tenham percebido a simbologia que utilizei aqui 😛 Obrigado desde já 😛 Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrosorio Posted June 22, 2008 at 04:12 PM Report Share #192841 Posted June 22, 2008 at 04:12 PM Eu se fosse a ti usava o teorema do limite central. Não respondo a dúvidas por mensagem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted June 22, 2008 at 04:25 PM Author Report Share #192849 Posted June 22, 2008 at 04:25 PM Eu se fosse a ti usava o teorema do limite central. Sim, porque calcular a soma daquilo 80 vezes :bored: Vou tentar essa solução, e já coloco aqui o resultado. Obrigado pela dica, pedrosorio 😛 Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted June 22, 2008 at 05:44 PM Author Report Share #192869 Posted June 22, 2008 at 05:44 PM Bem, depois de um pequeno lanche, tentei aplicar o Teorema de limite central, mas não estou a conseguir... Devo ter algo mal nos apontamentos, ou então não estou a colocar os valores correctos Tenho aqui o seguinte: Aproximação da dist de Poisson pela distribuição normal Y [aproximadamente igual] N( lambda, raiz de lambda) P[Y <= Y] = P[ (Y - lambda) / raiz de lambda <= (Y - lambda) / raiz de lambda ] = phi( (Y - lambda) / raiz de lambda) E eu estou a tentar aplicar assim: P[Y <= 80] = ... = phi( (80 - 2) / raiz de 2) E depois ia ver o resultado a uma tabela da Normal(0, 1), só que isto dá-me valores como 55 e de certeza que está mal aplicado... :\ Alguém me pode dar uma ajuda neste passo? Nem sequer consigo encontrar outros exercicios que apliquem o TLC desta maneira... Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrosorio Posted June 22, 2008 at 05:59 PM Report Share #192872 Posted June 22, 2008 at 05:59 PM Tu queres saber P(somatório Xi >= 80), ou seja, 1 - P(somatório Xi < 80) = 1 - P(somatório Xi <= 79) P(somatório Xi <= 79) = normal0,1 ((79 - 34*2)/raíz(34 * 2) - teorema do limite central sendo que 34*2 é n * valor esperado e em baixo é n * variância (isto porque são poissons identicamente distribuídas) Depois basta veres na tabela, dá 0.9082, logo a resposta é 1-0.9082 = 0.0918 Repara que sendo a média de golos por jogo 2, faz sentido que a probabilidade de marcar mais de 80 em 34 jogos seja pequena. Não respondo a dúvidas por mensagem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted June 22, 2008 at 06:09 PM Author Report Share #192873 Posted June 22, 2008 at 06:09 PM Obrigado pedrosorio pelo esclarecimento 😛 Então estava a aplicar mal, porque estava a considerar o lambda como sendo o de um único jogo (no caso, o 2)... Só uma esclarecimento, aí no "mais de 80 golos", não será P[Xi > 80] = 1 - P[Xi <= 80]? Visto que se é mais de 80, o 80 em si não estará incluído... ? De resto, acho que percebi tudo 😛 Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrosorio Posted June 22, 2008 at 06:10 PM Report Share #192874 Posted June 22, 2008 at 06:10 PM Sim, sim tens razão, não reparei. Não respondo a dúvidas por mensagem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted June 22, 2008 at 06:30 PM Author Report Share #192878 Posted June 22, 2008 at 06:30 PM Ok, então será aquilo tudo, trocando o 79 pelo 80... Obrigado pelo esclarecimento, pedrosorio, estava mesmo com alguma urgência ao saber isto 😛 Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrosorio Posted June 22, 2008 at 06:41 PM Report Share #192883 Posted June 22, 2008 at 06:41 PM No problem... tenho exame de Probabilidades e Estatística na terça feira 😛 Não respondo a dúvidas por mensagem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted June 22, 2008 at 06:59 PM Author Report Share #192885 Posted June 22, 2008 at 06:59 PM No problem... tenho exame de Probabilidades e Estatística na terça feira 😛 Então parece que vamos ao mesmo sítio 😛 Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts