Ir para o conteúdo
deathseeker25

Buracos negros ajudam a encriptar dados

Mensagens Recomendadas

deathseeker25    6
deathseeker25

O uso mais improvável para estes fenómenos astronómicos foi descoberto por cientistas japoneses do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, sediado em Tóquio. Os cientistas afirmam que é possível encriptar e desencriptar informação através das ondas rádio emitidas por quasares, buracos negros super-massivos.

Segundo a revista New Scientist, estes sinais rádio são tão aleatórios que mensagens encriptadas com base neles seriam impossíveis de decifrar, excepto se tanto o remetente como o destinatário tiverem acesso aos mesmos sinais de rádio em simultâneo. A única forma de violar a segurança da informação ocorreria se uma terceira pessoa soubesse quando e qual quasar estava a ser monitorado.

Os investigadores já requereram patentes sobre esta tecnologia, para uso em tecnologias de encriptação, desencriptação e criação de assinaturas digitais.

Fonte: Infortech United

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Overrun™    2
Overrun™

Já tinha lido e achei a notícia bastante interessante, embora não tenha percebido detalhadamente o seu funcionamento, percebi a ideia em geral.

De qualquer forma penso que esse tipo de encriptação orientada à simbologia das ondas de radio poderá ser complexa de descodificar até por parte dos próprios utilizadores permitidos, e provavelmente irá precisar de CPU's demasiado poderosos para os dias de hoje, no entanto para o futuro penso que é uma grande ideia.

Cumps. Overrun

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

pa... isto é muito lindo, mas a natureza dos dados a guardar não é aleatória. Basicamente descobriu-se uma fonte de entropia practicamente infinita.

A ver vamos.... a encriptacao actual, para as quantidades de dados que se transmitem actualmente é na prática impossivel.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
brink@ero    0
brink@ero

Lindo, perfeito  :cheesygrin:

Se a codificação pseudo-aleatória é tão eficaz (GNSS=Global Navigation Satellite System), agora com isto! (nunca pensei) e esta acessível à todos (mais ou menos)!

Mas mesmo assim, há várias falhas. Como é que o destinatário sabe qual o quasar a observar? É que não pode ser sempre o mesmo!

Pode-se sempre avisar na mensagem a mudança de quasar, mas a questão fica: E como o destinatário recebe a 1.ª mensagem?

Para alem de que, para receber ondas de rádio de um quasar com boa definição é necessário uma parabólica com um grande diâmetro ou vârias a funcionar em paralelo (limitação na mobilidade do destinatário na Terra), como também, mais umas gramas (para não dizer quilos) extras para os satélites (só para codificação).

Devido a isto, acho que ainda falta um tempo para isto sair e deve ser usado nos primeiros tempos como transmissão entre duas estações fixas.

Vamos ver no que é que isto vai dar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora


×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade