n1ckooo Posted June 19, 2008 at 12:28 AM Report Share #192083 Posted June 19, 2008 at 12:28 AM Preciso de ajuda para fazer um modelo conceptual, base dados um Pos-cafe. Deixo a imagem com o que tenho mas nao faço a minima se esta bem normalizada. Duvidas: 1- Eu tenho as tabelas tbl_categoria e a tbl_subcategorias relacionadas directamente á tabela tbl_produtos, mas a tabela tbl_categoria e a tabela tbl_subcategoria nao deveriam estar relacionadas entre elas? 2-A tabela tbl_login estao bem relacionadas? o a tabela tbl_infouser servirá para dar o historico de logins e logouts. 3 - A tabela tbl_login e a tabela tbl_produtos estao relacionadas de M para M ao passar para o modelo relacional irá gerar a tabela vendas. eu gostava de ter uma tabela venda_detalhes com informacao dos produtos e quantidade que foram vendidos em determinada venda, para inserir no neste modelo relaciono-a com a associaçao vendas? Espero mesmo que me ajudem estou mesmo a precisar. já agora se alguem estiver interessado em converter para o relacional nao me importo 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hipnoted Posted June 19, 2008 at 09:54 AM Report Share #192106 Posted June 19, 2008 at 09:54 AM 1) Sim deveriam, realmente esses relacionamentos não estão grande coisa nessa parte... Por exemplo como vais saber quais são os produtos de determinada categoria? Com esse modelo não consegues saber... 2) Acho que faz mais sentido ser de 1 para muitos... 3) Isso podes fazer na tabela vendas, não vejo necessidade de criar outra tabela. "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência" Link to comment Share on other sites More sharing options...
José Lopes Posted June 19, 2008 at 10:30 AM Report Share #192111 Posted June 19, 2008 at 10:30 AM Relativamente ao ponto 3... ou não percebi bem... ou então escapou-me qq coisa... A tabela detalhe da venda será sempre necessária porque em determinada venda tu podes vender X produtos... o meu forte não é o esquema conceptual..portanto não sei se tem que figurar... mas no relacional..sem dúvidas! De qq modo...é a venda que concretiza a relação entre o produto, o cliente...e quem vende Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
vitortomaz Posted June 19, 2008 at 01:24 PM Report Share #192162 Posted June 19, 2008 at 01:24 PM eu diria que uma subcategoria tem que pertencer a uma categoria, senão como é que é uma subcategoria... depois cada produto terá apenas ligação a subcategoria... que automaticamente liga a categoria... "não podes" ter é categorias sem subcategorias com este esquema... http://vitortomaz.blogspot.com/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 19, 2008 at 02:58 PM Report Share #192181 Posted June 19, 2008 at 02:58 PM 1) Parece-me que faz mais sentido... E se calhar também faz sentido remover o relacionamento entre categoria e produto. Se tiveres uma subcategoria sempre ligada a uma categoria, consegues saber a categoria do produto sem este relacionamento. 2) Com esse relacionamento entre a tabela login e infouser, só vais ter acesso a uma informação de login/logout (nunca terás um histórico). 3) Eu em vez de um relacionamento directo entre login e produtos, metia já no modelo a tabela vendas... Em alternativa, penso que podes colocar atributos na relação. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
n1ckooo Posted June 19, 2008 at 07:58 PM Author Report Share #192252 Posted June 19, 2008 at 07:58 PM Pessoal desculpa a demora e obrigado pelas repostas entao é assim fiz algumas alteraçoes penso estar melhores. Agora vamos a pontos especificos: Um protudo tem que tem uma e so uma categoria... Mas nao seguinifica que tenha que ter uma subcategoria. Exemplo superbock tem a categoria bebidas e a subcategoria cervejas. Descafeinado tem apenas a categoria cafetaria. A tabela que quero criar dos detalhes é para me informar que produtos foram vendidos numa determinada venda. Esta sera a tabela que ira funcionar para fazer a factura. Rui carlos a tabela userinfo porquê que nao me vai dar o historico de logins e logouts? E como fazer? Link to comment Share on other sites More sharing options...
morsa Posted June 19, 2008 at 09:43 PM Report Share #192303 Posted June 19, 2008 at 09:43 PM Boas pessoal! Eu falei com o n1ckooo via msn e o que consegui fazer foi o que está em baixo! Sei que até pode ter mais do que ele precisava mas foi como saiu... 🙂 Espero que dê alguma ideia a algum de vós, inclusivé! Acredito que tenha erros até porque estive a fazer outras coisas nos entre-tantos 😛 1abraço! http://img403.imageshack.us/img403/341/mcdadospb0.jpg Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts