jony69jkl Posted June 18, 2008 at 02:07 PM Report Share #191923 Posted June 18, 2008 at 02:07 PM boas...eu sou novo nisto e nao perçebo nada de php,so que no 3ºperiodo dei javascript e gostei, queria tentar aprender PHP, que programa me recomendam para usar e tutoriais?Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
anuska Posted June 18, 2008 at 02:55 PM Report Share #191932 Posted June 18, 2008 at 02:55 PM Eu uso o Php editor e é fixe Ha muitas sebentas e tutoriais no http://www.apostilando.com/pagina.php?cod=1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dumpster Posted June 18, 2008 at 04:04 PM Report Share #191945 Posted June 18, 2008 at 04:04 PM boas...eu sou novo nisto e nao perçebo nada de php,so que no 3ºperiodo dei javascript e gostei, queria tentar aprender PHP, que programa me recomendam para usar e tutoriais?Cumps O JavaScript não é PHP. São linguagens muito diferentes 😄 (menos no sintaxe, que não varia muito) Recomendo-te a aprenderes a compilar o PHP e instalar/configurar MySQL num servidor Apache, para ao menos perceberes como é que a coisa trabalha. Se não queres avançar já para isso, http://easyphp.org é um "emulador" bom de PHP 4.x e MySQL 5.x 🙂 Para editor, uso o Notepad++ ou então se queres algo mais "sofisticado" usa o Adobe/Macromedia Dreamweaver. Para informação recomendo-te: http://php.net E a biblia do PHP. Cumps 😄 The, old (but still), lulz O: Link to comment Share on other sites More sharing options...
fnds Posted June 18, 2008 at 05:32 PM Report Share #191964 Posted June 18, 2008 at 05:32 PM Recomendo-te a aprenderes a compilar o PHP e instalar/configurar MySQL num servidor Apache, para ao menos perceberes como é que a coisa trabalha.Não é preciso saber compilar PHP para aprender a programar PHP, tu provavelmente (atenção que disse provalvelmente) não sabes compilar PHP. O MySQL não se instala no Apache, o Apache é um servidor HTTP, e o MySQL é um servidor de base de dados, são dois processos separados. Para programar em PHP nem é preciso um servidor HTTP, basta o interpretador.Se não queres avançar já para isso, http://easyphp.org é um "emulador" bom de PHP 4.x e MySQL 5.x 🙂O EasyPHP não é um "emulador" para PHP, o EasyPHP é um "pacote" de software que instala no teu computador o servidor HTTP Apache, o servidor de base de dados MySQL e o interpretador do PHP, interpretar não "emulador", e algumas extenções para o PHP. É um "pacote" "tudo" em um.boas...eu sou novo nisto e nao perçebo nada de php,so que no 3ºperiodo dei javascript e gostei, queria tentar aprender PHP, que programa me recomendam para usar e tutoriais?CumpsEu recomendo-te (se estiverem em Windows) que instales o EasyPHP, para programar para web, e para aprenderes recomendo-te o manual do php, disponivel em php.net, para começar provalvelmente existe melhor mas para mim este serviu.Bons estudos 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jony69jkl Posted June 18, 2008 at 07:41 PM Author Report Share #191996 Posted June 18, 2008 at 07:41 PM tipo eu nunca dei mysql nem BD na minha vida, mas quando começei a dar javascript o meu prof disse que PHp e MYsql sao coisas essenciais, e tentei ser auto-didacta mas a programação em php parece ser muito complexa e depois é so "echo" Link to comment Share on other sites More sharing options...
anolsi Posted June 18, 2008 at 07:49 PM Report Share #191997 Posted June 18, 2008 at 07:49 PM tipo eu nunca dei mysql nem BD na minha vida, mas quando começei a dar javascript o meu prof disse que PHp e MYsql sao coisas essenciais, e tentei ser auto-didacta mas a programação em php parece ser muito complexa e depois é so "echo" 1º PHP é uma linguagem interpretada no servidor e não no cliente, ao contrário do javascript, e como tal vai gerar algo que vai ser enviado para a máquina-cliente (por exemplo através do echo) 2º O MySQL (que já foi explicado o que é), permite que tu através de SQL em PHP consigas trabalhar com a base de dados do servidor, para que depois os dados sejam enviados para o cliente. E sim, era interessante aprenderes PHP, porque embora javascript dei-a ao HTML (que é simplesmente uma linguagem de formatação) uma componente mais programática, que te permite resolver problemas, não te permite uma página dinâmica, que é o que o PHP permite. "Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted June 18, 2008 at 07:51 PM Report Share #191998 Posted June 18, 2008 at 07:51 PM tipo eu nunca dei mysql nem BD na minha vida, mas quando começei a dar javascript o meu prof disse que PHp e MYsql sao coisas essenciais, e tentei ser auto-didacta mas a programação em php parece ser muito complexa e depois é so "echo" Parabens, escolha inteligente. Não é de todo muito complexa. Apesar de todas as críticas, o PHP é, na minha opinião o melhor ponto de partida para um autodidata. Javascritpt tambem é uma linguagem, ambas permitem fazer coisas simples e complicadas, mas são usadas tipicamente para fins diferentes. O melhor tutorial que vais encontrar é o manual oficial. www.php.net, está disponível em português. Depois vai dando umas vistas de olhos aos tutoriais aqui do p@p, aí pela net, etc etc. Mas matem sempre em mente que vais ter que procurar coisas no php.net várias vezes por dia. O nosso wiki tambem já tem uma boa base de código e explicações de conceitos simples. Link to comment Share on other sites More sharing options...
jony69jkl Posted June 18, 2008 at 07:52 PM Author Report Share #191999 Posted June 18, 2008 at 07:52 PM ya eu sei disso mas programar em php é muito mais complexo so para mexer no easy php é quase preciso um tutorial...aparece a janela normal e nao da para escrever nada Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dumpster Posted June 18, 2008 at 08:08 PM Report Share #192003 Posted June 18, 2008 at 08:08 PM Não é preciso saber compilar PHP para aprender a programar PHP, tu provavelmente (atenção que disse provalvelmente) não sabes compilar PHP. O MySQL não se instala no Apache, o Apache é um servidor HTTP, e o MySQL é um servidor de base de dados, são dois processos separados. Para programar em PHP nem é preciso um servidor HTTP, basta o interpretador. O EasyPHP não é um "emulador" para PHP, o EasyPHP é um "pacote" de software que instala no teu computador o servidor HTTP Apache, o servidor de base de dados MySQL e o interpretador do PHP, interpretar não "emulador", e algumas extenções para o PHP. É um "pacote" "tudo" em um. Eu recomendo-te (se estiverem em Windows) que instales o EasyPHP, para programar para web, e para aprenderes recomendo-te o manual do php, disponivel em php.net, para começar provalvelmente existe melhor mas para mim este serviu. Bons estudos 😉 lol? Obrigado por me dizeres coisas que já sei. Tu talvez não percebas o que quero dizer quando uso aspas, é uma maneira de dizer "Pensa nisto como um emulador", oki? Eu já compilei PHP várias vezes O_o Até pensei LOL quando li o que disseste. Por alguma razão eu tenho um servidor com Apache, PHP (compilado com GD, etc) e MySQL a correr sobre FreeBSD? O_o E os termos que usei para definir, foram simples, para o rapaz perceber, porque claramente vês (a menos que sejas muito cego), que o rapaz não tem muitas noções. Por alguma razão mandei-o ir ler. Eu tenho noção que Apache != PHP != MySQL. Sei que não têem dependências, mas se o rapaz quer aprender alguma coisa de jeito ajudava-lhe ter os 3. E eu disse-lhe para aprender a compilar e etc, porque se ele quer ter conhecimentos minimos sobre essa área convém fazê-lo pelo menos uma vez. Eu gosto de saber como as coisas funcionam, but that's just me. Pensa um bocado antes de tentares armar-te em esperto. (E não me venham dizer que ele queria esclarecer algumas coisas ao rapaz, porque se ele se dedicar, ia-se dar de caras com conceitos tão triviais como os explicados pelo fnds) The, old (but still), lulz O: Link to comment Share on other sites More sharing options...
jony69jkl Posted June 18, 2008 at 08:21 PM Author Report Share #192012 Posted June 18, 2008 at 08:21 PM vá pessoal deixem-se disso o objectivo é darem-me umas noções básicas da coisa, cada um deu a seu jeito eu percebi, so nao tou a perceber como trabalhar com o easyphp Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dumpster Posted June 18, 2008 at 08:32 PM Report Share #192018 Posted June 18, 2008 at 08:32 PM É muito fácil 😉 Instalas, corres, vais ao directório de instalação, e procuras uma pasta chamada "www". Pões aí todos os ficheiros. Depois para aceder a eles, pensas na pasta www como a raiz! Imaginemos que pões um ficheiro chamado asd.php na pasta www. Acedes a esse ficheiro no browser através de: 127.0.0.1/asd.php ou localhost/asd.php Pensa assim: www = 127.0.0.1 = localhost. Para acederes ao PhpMyAdmin para um controle grafico do MySQL localhost/mysql/ ou 127.0.0.1/mysql/ Tão simples como isso =) The, old (but still), lulz O: Link to comment Share on other sites More sharing options...
fnds Posted June 18, 2008 at 08:41 PM Report Share #192020 Posted June 18, 2008 at 08:41 PM E eu disse-lhe para aprender a compilar e etc, porque se ele quer ter conhecimentos minimos sobre essa área convém fazê-lo pelo menos uma vez. Eu gosto de saber como as coisas funcionam, but that's just me.Sinseramente não sei qual é a tua noção de "compilar", na minha compilar é passar para binário ou para código de máquina (posso estar errado), e o php permite isso http://pt.php.net/manual/pt_BR/book.bcompiler.php.E os termos que usei para definir, foram simples, para o rapaz perceber, porque claramente vês (a menos que sejas muito cego), que o rapaz não tem muitas noções. Por alguma razão mandei-o ir ler.(....) E eu disse-lhe para aprender a compilar e etc, porque se ele quer ter conhecimentos minimos sobre essa área convém fazê-lo pelo menos uma vez. Eu gosto de saber como as coisas funcionam, but that's just me. Não é com noções erradas que se ajuda alguém. Pensa um bocado antes de tentares armar-te em esperto.Estragas-te tudo, falta de educação é feio, e não me conheces de lado nenhum para "falar" assim, eu não me armei, disse a minha opinião e corrigi coisas que no meu ponto de vista estão erradas. Não vale a pena continuar esta discussão porque não vai levar a lado nenhum.Não é de todo muito complexa. Apesar de todas as críticas, o PHP é, na minha opinião o melhor ponto de partida para um autodidata. Javascritpt tambem é uma linguagem, ambas permitem fazer coisas simples e complicadas, mas são usadas tipicamente para fins diferentes.Concordo, eu comecei com PHP. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dumpster Posted June 18, 2008 at 08:48 PM Report Share #192024 Posted June 18, 2008 at 08:48 PM Sinseramente não sei qual é a tua noção de "compilar", na minha compilar é passar para binário ou para código de máquina (posso estar errado), e o php permite isso http://pt.php.net/manual/pt_BR/book.bcompiler.php. Aconselho-te a ler sobre isso então 🙂 Isso faz-me pensar que tu de facto nunca tenhas trabalhado com alguma coisa para além de easyPHP ou o WampServer 😉 Não é com noções erradas que se ajuda alguém. Há uma diferença entre noções erradas e usar termos mais compreensivos. Eu já dei aulas num grupo organizado por uma equipa Açoreana da qual eu faço parte, e começando com termos assim, não os levava a lado nenhum. Eu começava por interioriza-los com termos comuns, e depois entrava nisso mais fundo, tal como ele ia fazer quando lesse sobre isso. Estragas-te tudo, falta de educação é feio, e não me conheces de lado nenhum para "falar" assim, eu não me armei, disse a minha opinião e corrigi coisas que no meu ponto de vista estão erradas. Não vale a pena continuar esta discussão porque não vai levar a lado nenhum. Por isso peço desculpa, foi impróprio 🙂 The, old (but still), lulz O: Link to comment Share on other sites More sharing options...
jony69jkl Posted June 18, 2008 at 08:56 PM Author Report Share #192029 Posted June 18, 2008 at 08:56 PM É muito fácil 😉 Instalas, corres, vais ao directório de instalação, e procuras uma pasta chamada "www". Pões aí todos os ficheiros. Depois para aceder a eles, pensas na pasta www como a raiz! Imaginemos que pões um ficheiro chamado asd.php na pasta www. Acedes a esse ficheiro no browser através de: 127.0.0.1/asd.php ou localhost/asd.php Pensa assim: www = 127.0.0.1 = localhost. Para acederes ao PhpMyAdmin para um controle grafico do MySQL localhost/mysql/ ou 127.0.0.1/mysql/ Tão simples como isso =) eu fiz um ficheiro com extensão php no crimson editor,coloquei-o na pasta www e tentei aceder lhe atraves do browser usando localhost/text1.php e nao da nada (mesmo noob eu) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dumpster Posted June 18, 2008 at 08:57 PM Report Share #192031 Posted June 18, 2008 at 08:57 PM Não conheço o Crimson Editor, mas.. É um editor de raw information? Que tipo de erro deu? Não te esqueças que tens que ter o easyPHP a correr 😉 The, old (but still), lulz O: Link to comment Share on other sites More sharing options...
fnds Posted June 18, 2008 at 09:01 PM Report Share #192032 Posted June 18, 2008 at 09:01 PM Aconselho-te a ler sobre isso então 🙂 Isso faz-me pensar que tu de facto nunca tenhas trabalhado com alguma coisa para além de easyPHP ou o WampServer 😉 Explica-me.Há uma diferença entre noções erradas e usar termos mais compreensivos. Eu já dei aulas num grupo organizado por uma equipa Açoreana da qual eu faço parte, e começando com termos assim, não os levava a lado nenhum. Eu começava por interioriza-los com termos comuns, e depois entrava nisso mais fundo, tal como ele ia fazer quando lesse sobre isso.São métodos... eu não concordo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dumpster Posted June 18, 2008 at 09:05 PM Report Share #192036 Posted June 18, 2008 at 09:05 PM Explica-me. Porquê explicar se uma pesquisa no Google dá-me logo o que eu quero dizer: http://www.web-tech-india.com/articles/php/compiling_php_apache/ É antigo mas o conceito é o mesmo. The, old (but still), lulz O: Link to comment Share on other sites More sharing options...
jony69jkl Posted June 18, 2008 at 09:34 PM Author Report Share #192049 Posted June 18, 2008 at 09:34 PM Não conheço o Crimson Editor, mas.. É um editor de raw information? Que tipo de erro deu? Não te esqueças que tens que ter o easyPHP a correr 😉 ah assim sim ja funca ja funca agora é so começar a ver tutos aquele site do php.net ta tudo em ingles? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dumpster Posted June 18, 2008 at 09:34 PM Report Share #192050 Posted June 18, 2008 at 09:34 PM ah assim sim ja funca ja funca agora é so começar a ver tutos aquele site do php.net ta tudo em ingles? Grande parte tem tradução em Português do Brasil 🙂 Tens um drop down box ali em cima 😉 No entanto! Se te estás a iniciar em PHP talvez seja melhor não ires ao php.net pois aquilo são mais exemplos que outra coisa 🙂 Recomendo-te a leres um bom livro, ou aulas on-line. Em livros conheço vários 🙂 Mas devias começar pela biblia do PHP ou PHP for Dummies 🙂 The, old (but still), lulz O: Link to comment Share on other sites More sharing options...
jony69jkl Posted June 18, 2008 at 09:45 PM Author Report Share #192054 Posted June 18, 2008 at 09:45 PM começei a fazer uam coisa simples atribuindo $text="1" $texto="2" echo $text por exemplo em Visual Basic é text& texto e aqui? P.s:pelo menos diz a linha do erro Parse error: parse error, unexpected T_VARIABLE in C:\Programas\EasyPHP 2.0b1\www\Text1.php on line 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts