Jump to content

Diferenças em vários tipos de listas e colecções.

Guest id194

Recommended Posts

Alguém me consegue explicar de forma simples e sucinta as diferenças entre os tipos de listas/colecções que se encontram a vermelho na seguinte imagem:

http://www.screencast.com/t/0CrtxXBFmb

Preciso mesmo de entender as diferenças entre todos e julgo que se pode dividir isso em 3 partes, ArrayList, Map e Set e depois dentro do Map/Set deve existir diferenças entre o Tree e o Hash. Preciso mesmo de saber porque preciso de saber decidir qual tipo usar nas mias diversas situações no meu trabalho que já só tenho 2 semanas para entregar e sem saber isso, não posso avançar muito mais o trabalho...

Existe um pequeno "exagero" nas opões disponibilizadas em Java, mas a razão é simples. Pelos nomes é fácil lá chegar:

Supondo que sabes a diferença entra uma colecção e uma tabela de símbolos e sabendo que "Set" é igual a"List", mas "Set" não tem elementos repetidos, as únicas diferenças entre o que tens a vermelho é a implementação.

Entre Hash* e Tree*, a primeira utiliza um array (literalmente) que é aumentando consoante a necessidade (Ver HashTables Dinamicas);

o segundo utiliza Árvores (senão estou engando são Red-Black Trees).

De resto a "ArrayList" é uma implementação muito simples de List que é implementada com um Array (igual áqueles do C).

Já agora LinkedList, tal como o nome indica é uma implementação de ListasLigadas.

Este é dos melhores exemplos da utilização de interfaces e classes abstractas em Java 😄 Este polimorfismo é genial.

Cumprimentos

ArrayList: implementação de um array dinâmico à custa dos arrays normais que são estáticos. Os elementos são indexáveis.

HashSet: conjunto de elementos não ordenados. Os elementos não são indexáveis e não há elementos repetidos.

TreeSet: igual ao anterior, mas estão ordenados.

HashMap: correspondências chave-valor, onde as chaves não estão ordenadas. Uma chave só tem 1 valor, mas o mesmo valor pode ter 2 chaves diferentes.

TreeMap: igual ao anterior mas com as chaves ordenadas.

A ordenação deve ser feita implementando a interface Comparator na classe dos elementos que queres que se mantenham ordenados, devendo ser implementado o método compare.

A estrutura interna dos Hash's é uma tabela de hash, e dos Tree's é uma árvore balanceada.

Resumidamente.

Uma colecção Map é uma colecção que pode conter elementos na forma de um par chave-valor.

Uma colecção Set é uma colecção que não admite elementos duplicados. A forma como consegue isso é baseada no método equals dos elementos que tentas inserir.

HashMap é um Map cuja estrutura de apoio onde os dados são guardados á basicamente uma HashTabe com a diferença de permitir elementos e chaves nulos, enquanto uma HashTable normal não permite. Uma HashMap não garante qualquer ordem nos elementos.

Uma TreeMap é uma implementação que se baseia em alguns algoritmos conhecidos e que garante a ordem dos elementos através da sua ordem natural, isto é, os elementos devem providenciar uma implementação da interface Comparator.

Um HashSet é um Set com um HashMap para guardar os dados, garantidos a unicidade de todos os elementos adicionados mas não garantido a ordem dos mesmos.

Um TreeSet é um Set onde a ordem é garantida.

Um ArrayList é uma lista onde a estrutura de apoio é um vector em vez dos nós comummente ligados por referencias como acontece noutras implementações.

Resumindo: Um Set não admite elementos repetidos, um Map admite elementos que são identificados por uma chave, pode conter elementos repetidos; Um HashMap/HashSet, não garante ordem nos elementos, são normalmente guardados usando a ordem na qual foram introduzidos; Uma TreeSet/TreeMap, ordena os elementos usando a sua ordem natural, através da interface Comparator.

Um ArrayList pode ser usado se for necessário eliminar o tempo de criação de um nó, dado que usa um vector como apoio, não tem a perda associada à criação de novos nós a cada inserção. Esta colecção também não garante ordem nenhuma para os elementos.

Nenhuma das colecções mencionadas é sincronizada.

Ok, acho que já percebi a ideia... Só umas pequenas dúvidas...

1)

No caso do HashSet e TreeSet onde não pode existir elementos duplicados. O que acontece se eu tentar adicionar o mesmo objecto 2 vezes? É lançada uma excepção?

2)

E só para ver se realmente percebi:

Se quero uma simples lista indexada, uso ArrayList.

Se quero algo que me permita identificar um elemento por uma chave uso o HashMap/TreeMap.

Se quero certificar-me que não existem elementos repetidos uso HashSet/TreeSet.

Uso TreeSet/TreeMap quando preciso que os elementos sejam ordenados e HashSet/HashMap quando não preciso.

Correcto?

3)

No entanto uma pequena dúvida... Se o facto de existir elementos repetidos, elementos indexados ou elementos ordenados não for for importante para o problema em questão, devo optar por ArrayList ou HashSet ou TreeSet?

1) If this set already contains the element, the call leaves the set unchanged and returns false.

2) Sim.

3) Entre HashSet e TreeSet, o Tree é mais eficiente em tudo, excepto na inserção (pois precisa de realizar o algoritmo de ordenação em cada inserção). O Tree é mais equilibrado entre as várias operações do que o Hash. Entre ArrayList e TreeSet, mais uma vez, o TreeSet costuma ter pior desempenho apenas nas funções de inserção, de resto costuma ser melhor.

3) Entre HashSet e TreeSet, o Tree é mais eficiente em tudo, excepto na inserção (pois precisa de realizar o algoritmo de ordenação em cada inserção). O Tree é mais equilibrado entre as várias operações do que o Hash. Entre ArrayList e TreeSet, mais uma vez, o TreeSet costuma ter pior desempenho apenas nas funções de inserção, de resto costuma ser melhor.

O HashSet também é capaz de ser melhor a aceder aos elementos do que o TreeSet... A menos que a função de hash seja demorada. A nível de inserção, o TreeSet tem a vantagem de o tempo nunca ser muito elevado (mesmo quando precisa de mexer na estrutura da árvore, a complexidade não aumenta). Já o HashSet e o ArrayList, são normalmente bastante eficientes nas inserções, o problema é quando precisam de redimensionar a estrutura.

3)

No entanto uma pequena dúvida... Se o facto de existir elementos repetidos, elementos indexados ou elementos ordenados não for for importante para o problema em questão, devo optar por ArrayList ou HashSet ou TreeSet?

Pelo menos relativamente aos elementos repetidos, deves saber à partida se é ou não permitido existirem...

De resto, podes por exemplo ver quais as operações que vais realizar mais vezes, em ver qual te traz melhor eficiência.

1)

A primeira situação já te deram. Mas há uma segunda hipótese, a de te teres esquecido de implementar correctamente o método equals que é necessário para um Set. Se não o implementares, vais conseguir inserir tantos objectos iguais quantas referências diferentes tiveres, se o implementares incorrectamente, pode correr o risco de colocares objectos que deviam ser iguais mas o teu método não o considera.

Só menciono porque não é a primeira vez que vejo alguém tentar usar um dessas estruturas sem implementar bem os métodos.

3)

Dado os pontos que indicaste, é irrelevante a escolha. A velocidade das inserções, pesquisas, ordenações, etc., é notada apenas quando a acção penalizadora é executada em grande quantidade. E mesmo assim, a velocidade resultante só poderia ser ponderada se conseguisses testar as duas estruturas e verificasses que o teu programa tem uma penalização quando usa as estruturas, de outra forma é micro-optimização, simplesmente não vale o esforço.

Resultado, usa a estrutura que te der mais jeito, de acordo com o problema. Estou a assumir que neste problema, conseguires espremer uns  nonagésimos de segundo não seja muito relevante 😄