TheOne Posted June 16, 2008 at 11:32 AM Report Share #191482 Posted June 16, 2008 at 11:32 AM Boas pessoal, o meu último trabalho de semestre de POO - Programação Orientada por Objectos, é fazer o Snake...ora bem. Queria perguntar-vos como é que ponho um. jpg ou .gif no background de um JPanel. Queria saber isto para fazer a interface gráfica do jogo, nomeadamente nos menus e isso. Obrigado pessoal 😁 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted June 16, 2008 at 12:44 PM Report Share #191493 Posted June 16, 2008 at 12:44 PM Nada como pesquisar um pouco primeiro 😛 http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=19402 www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheOne Posted June 17, 2008 at 12:16 AM Author Report Share #191600 Posted June 17, 2008 at 12:16 AM Pois, parece que pesquisei mal xD, obrigado! Mas não consegui resolver o problema. Copiei o código e ajustei ao meu programa mas não aparece nenhuma imagem no JPanel que eu quero ter a imagem como background... :S Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted June 17, 2008 at 01:02 AM Report Share #191602 Posted June 17, 2008 at 01:02 AM Coloca o código para se poder ver. Não tens erros nenhuns? www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheOne Posted June 17, 2008 at 01:25 AM Author Report Share #191603 Posted June 17, 2008 at 01:25 AM Bom, então aqui vai o código. Na sua totalidade. package snake; import javax.swing.*; import java.awt.event.*; import java.awt.*; public class SnakeV2 extends JFrame implements ActionListener{ private static final long serialVersionUID = 1L; private JPanel menu, optionPanel, scorePanel, arena; private JLabel score; private JPanel[] window; private JButton newGame, options, exit, hscores, back, lb1, lb2, lb3; private int pontos; public SnakeV2(){ super("Snake"); this.setSize(450, 400); initializeInterface(); createMenus(); pontos = 0; score = new JLabel("Score: " + pontos); arena = new JPanel(); arena.setPreferredSize(new Dimension(350, 300)); arena.setBackground(new Color(10, 100, 15)); pack(); } public void actionPerformed(ActionEvent e){ char c = e.getActionCommand().charAt(0); switch(c){ case 'S': System.exit(0); break; case 'O': changeScreen(menu, optionPanel); break; case 'V': changeScreen(optionPanel, menu); break; case 'I': changeScreen(menu, arena); break; case 'T': changeScreen(arena, menu); break; } } private void changeScreen(JPanel a, JPanel b){ a.setVisible(false); this.remove(a); this.add(b, BorderLayout.CENTER); b.setVisible(true); } private void initializeInterface(){ window = new JPanel[4]; menu = new JPanel(); JLabel m = new JLabel("Menu"); m.setHorizontalAlignment(JLabel.CENTER); m.setForeground(Color.BLACK); newGame = new JButton("Iniciar Jogo"); newGame.addActionListener(this); options = new JButton("Opções"); options.addActionListener(this); hscores = new JButton("Pontuações"); hscores.addActionListener(this); exit = new JButton("Sair"); exit.addActionListener(this); menu.setLayout(new GridLayout(5, 1, 0, 0)); for(int i = 0; i < 4; i++){ window[i] = new JPanel(); window[i].setBackground(new Color(60, 200, 50)); if(i % 2 == 0) window[i].setPreferredSize(new Dimension(400, 50)); else window[i].setPreferredSize(new Dimension(30, 300)); } menu.add(m); menu.add(newGame); menu.add(options); menu.add(hscores); menu.add(exit); this.add(window[0], BorderLayout.NORTH); this.add(window[1], BorderLayout.WEST); this.add(window[2], BorderLayout.SOUTH); this.add(window[3], BorderLayout.EAST); this.add(menu, BorderLayout.CENTER); } private void createMenus(){ optionPanel = new JPanel(); optionPanel.setLayout(new BorderLayout()); JPanel mid = new JPanel(); mid.setLayout(new GridLayout(2, 4, 10, 30)); mid.setOpaque(false); JButton[] menuItems = new JButton[8]; mid.add(new JLabel("Velocidade: ")); for(int i = 1; i < 4; i++){ menuItems[i] = new JButton("" + i); menuItems[i].addActionListener(this); mid.add(menuItems[i]); } mid.add(new JLabel("Labirinto: ")); lb1 = new JButton("Fácil"); lb1.addActionListener(this); lb2 = new JButton("Médio"); lb2.addActionListener(this); lb3 = new JButton("Difícil"); lb3.addActionListener(this); mid.add(lb1);mid.add(lb2);mid.add(lb3); optionPanel.setBackground(new Color(100, 180, 250)); optionPanel.add(new JLabel("Opções"), BorderLayout.NORTH); back = new JButton("Voltar"); back.addActionListener(this); optionPanel.add(mid, BorderLayout.CENTER); optionPanel.add(back, BorderLayout.SOUTH); } public static void main(String[] args){ SnakeV2 s = new SnakeV2(); s.setVisible(true); s.setLocation(300, 150); s.setResizable(false); s.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Então o que eu queria fazer era colocar uma imagem no North, South, West e East da JFrame para ter um aspecto mais apelativo... Obrigado pela ajuda 👍 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted June 17, 2008 at 01:33 AM Report Share #191604 Posted June 17, 2008 at 01:33 AM Em lado nenhum redefines o método paint dos JPanels que estás a tentar desenhar... Lê melhor o tópico 😛 , não podes usar um JPanel normal, tens de criar uma classe tua, que estenda de JPanel, e redefinir o método de desenho para que, em vez de desenhar apenas a cor de fundo, desenhe também uma imagem. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheOne Posted June 17, 2008 at 01:37 AM Author Report Share #191605 Posted June 17, 2008 at 01:37 AM Hmm, estou a ver...vou tentar novamente! Mas depois em vez de criar um JPanel para colocar no devido lugar crio um "ImagePanel" por exemplo é? Obrigado 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted June 17, 2008 at 01:47 AM Report Share #191606 Posted June 17, 2008 at 01:47 AM Sim, o problema é que um JPanel não pode ter uma imagem no fundo, não tem métodos para lá colocar a imagem. A solução é criar uma subclasse que redefina o método de desenho e coloque essa imagem no fundo. Se vires o tópico que indiquei e olhares para o código que lá está, é isso mesmo que se está a fazer, criar uma subclasse e indicar uma imagem que vá ser desenhada. No exemplo que coloquei estou a usar uma caminho absoluto para a imagem, terás de adaptar para ler as imagens de onde pretendes. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheOne Posted June 17, 2008 at 03:14 PM Author Report Share #191674 Posted June 17, 2008 at 03:14 PM Já consegui! 😛 obrigado Knitter! Agora o problema é querer posicionar os componentes (botoes e labels) no ImagePanel...tenho estado a tentar com os LayoutManagers mas sem sucesso... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted June 17, 2008 at 07:29 PM Report Share #191753 Posted June 17, 2008 at 07:29 PM Esse problema já poderá ser mais complicado, dependendo de como tiveres feito o ImagePanel e de como pretendes dispor os componentes. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheOne Posted June 17, 2008 at 09:33 PM Author Report Share #191786 Posted June 17, 2008 at 09:33 PM Já consegui fazer a interface gráfica toda hehe! Agora so falta fazer o proprio jogo em si, a cobra e isso. Quis adicionar um extra que n é pedido, um sistema de pontuações, que guarda num .txt. Está tudo operacional, excepto uma coisa...não me lembro como se escreve no final do ficheiro sem apagar tudo. Tipo o txt tem as pontuações e eu quero adicionar mais uma linha com a ultima pontuação obtida...tenho de ler as linhas todas e escrever novamente e dps no fim colocar a nova pontuaçao? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted June 17, 2008 at 09:41 PM Report Share #191791 Posted June 17, 2008 at 09:41 PM Podes usar a classe FileWritter, que permite escrever streams de caracteres. Tens um construtor que recebe dois parâmetros, o nome do ficheiro a abrir e um boolean a indicar se é para fazer append ou não. Outra opção simples seria usares serialização. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheOne Posted June 18, 2008 at 07:23 PM Author Report Share #191992 Posted June 18, 2008 at 07:23 PM Boas, estou agora a fazer a parte dos labirintos, contidos num ficheiro de texto. Tenho um método que faz load do labirinto para a Grid e para o labirinto criei uma classe Wall que estende de JComponent, defini o paintComponent e o construtor atribui uma cor às paredes do labirinto consoante a sua dificuldade. O que se passe é que quando vou ler o ficheiro de texto, e o FileReader encontra o caracter correspondente a uma parede, quando vou criar um Wall nessa posição da Grid ele dá um erro qualquer que nem no Debug consegui entender, ele encontra o caracter, entra na classe Wall mas quando entra no construtor dá o erro no Debugger de Source not found....e na janela de variáveis aparece o seguinte: this java.lang.NoSuchMethodException arg0 snake.Wall.coalesceEvents(java.awt.AWTEvent, java.awt.AWTEvent) Como é que resolvo isto? Já dei não sei quantas voltas ao construtor da classe mas não consigo encontrar o que está a causar isto... Já agora aqui vai o código do construtor da Wall e o metodo para carregar o labirinto: public void loadLabyrinth(int labOp){ try{ FileReader fr = new FileReader(labPath); final int EOF = -1; int c, count = 1; while((c = fr.read()) != EOF){ if(c == '#') arena.add(new Wall(labOp), count); if(c == '_') arena.add(null, count); count++; } } catch(Exception e){ System.out.println("Erro ao carregar labirinto"); } } import java.awt.*; import javax.swing.JComponent; public class Wall extends JComponent{ private static final long serialVersionUID = 1L; private Color c; public Wall(int n){ if(n == 1) c = new Color(0, 0, 255); if(n == 2) c = new Color(255, 0, 0); else c = new Color(0, 0, 0); setOpaque(false); } Obrigado pessoal Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheOne Posted June 19, 2008 at 06:39 PM Author Report Share #192241 Posted June 19, 2008 at 06:39 PM Boas pessoal, já tenho o jogo praticamente feito. Já tenho a cobra e os ratos, as tabelas de pontuação, o keylistener, interface grafica, já ta tudo. Só preciso que me dêem uma ultima dica! Tenho uma classe Actor, com 4 estados, 0 - chao, 1 - parede, 2 - cobra, 3 - rato, 4- bonus, cada um é pintado com uma cor diferente. Só não estou a conseguir é representar o Vector<Actor> que representa a cobra, nem estou a ver como vou fazer, e por isso so tenho a cabeça da cobra por enquanto, ela come os ratos e adiciona ao vector uma "vertebra" e soma os pontos...só não sei como vou "pintar" o resto da cobra, já experimentei iteradores mas sem sucesso, ou mal implementados... Obrigado Cumps 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted June 19, 2008 at 08:39 PM Report Share #192269 Posted June 19, 2008 at 08:39 PM Vendo parte do código de como estás a apresentar a cobra seria mais fácil, sem isso, à primeira vista diria que o problema estará mesmo na forma como percorres o vector. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheOne Posted June 19, 2008 at 08:43 PM Author Report Share #192278 Posted June 19, 2008 at 08:43 PM Este é o método para apresentar a cobra: private void updateSnake(int left, int up, int right, int down){ s = (Actor) arena.getComponent(currPos); s.setState(0); turn = currPos; if(left == 1) currPos = currPos - 1; if(up == 1) currPos = currPos - 30; if(right == 1) currPos = currPos + 1; if(down == 1) currPos = currPos + 30; s = (Actor) arena.getComponent(currPos); if(s.getState() == 1 || s.getState() == 2){ closeGameSession(); } if(s.getState() == 3){ pontos = pontos + velocidade; snake.add(new Actor(2)); generateRats(); } if(s.getState() == 4){ pontos = pontos + 10*((int) Math.random() + 1); } score.setText("Score: " + pontos); s.setState(2); repaint(); } Os estados são: 0 - chão 1 - parede 2 - cobra 3 - rato 4 - bonus Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted June 20, 2008 at 11:11 AM Report Share #192368 Posted June 20, 2008 at 11:11 AM Bem, não vejo nada de especial no código. Suponho que nesta linha: snake.add(new Actor(2)); estejas a adicionar mais um segmento à cobra? Poderá estar aí o problema, mas neste caso estou mesmo a atirar barro à parede 😛 www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts