Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas tardes meus senhores e minhas senhoras.

Estive a ver acerca de SVN e cheguei a conclusão que pode ser bastante util, no entanto estou a little bit perdido com a forma como tudo funciona, onde tenho que alojar as coisas e isso. reparei no software TortoiseSVN (que até há aí um tutorial, se nao me engano do sergio lopes), no entanto continuo sem saber bem... alguem me poderia explicar bem como tudo processo e por onde começo, onde alujar etc etc

Obrigado 🙂😉😕😉

:wallbash:

Posted

Ena um tutorial meu!?

Primeiro, apesar de ser necessário um servidor, podes sempre usar como servidor o próprio computador onde programas, claro que se esse computador tiver problemas lá se vão os dados 🙂

Podes usar o sistema do assembla, que te oferece alguns benefícios, como sendo o facto de ser um servidor ligado à Internet, permitindo-te acesso de qualquer lado, ser gratuito e fazer todas as configurações por ti.

Só terás de te registar, criar um "space" e na sua criação escolheres as configurações para programador, se não me engano é a opção que está seleccionada por omissão. Depois disso usas o cliente de SVN para te ligares ao servidor, se estiveres a usar windows então recomendo-te mesmo que uses o tortoiseSVN.

Tenho um tutorial na minha wiki que pode ajudar-te a ver os passos básicos para começares a usar, não sei se foi esse que viste, mas deixo aqui o link, http://wiki.sergio-lopes.org/index.php?n=Rabble.TortoiseSVNTutorial. Tens as indicações necessárias para começares a usar, com algumas imagens que podem ajudar.

Posted

Não é só o assembla, o sourceforge tambem oferece svn, o google code tambem, existirão muito mais.

Não tem muito que se lhe diga. Fazesm um checkout para fazer download de uma 'working copy' e um commit para guardares as alterações. Cada commit fica com um número associado que é o que se designa por revisão.

E basicamente é isso. Se entretanto quiseres voltar atrás, é fazeres um  checkout a uma revisão antiga.

Claro que tem mais que se lhe diga, mas é basicamente assim que funciona.

Investe uma horita a ler os primeiros capítulos deste livro:

http://svnbook.red-bean.com/

Posted

Já me increvi no assembla, ja criei um new space já fiz upload dum file e agora que url coloco no checkout?

Não sei porque fizeste upload de um ficheiro, como te disseram bastaria ires ao separador de Trac/SVN e veres lá o URL para o repositório, sendo do assembla deve ser algo do género https://svn2.assembla.com/svn/<nome unix do projecto>, esse é o url que deves lá colocar, e para enviares ou obteres ficheiros tens de o fazer usando o cliente de SVN.

deleted

Já agora, o sourceforge tb me permite fazer algo do genero?

Permite mas o SourceForge, tal como o Berlios e o JavaForge e alguns outros, são repositórios de projectos open source. Tens de submeter o teu projecto, cumprindo as regras, e esperar pela aprovação. Caso o projecto seja aprovado passas a ter acesso a recursos como controlo de versões, SVN e CVS, sendo que o CVS é o que está configurado por omissão, listas de discussão, sistemas de fóruns, sistemas de distribuição de ficheiros, espaços para site dos projectos, etc.