Jump to content

[dúvida]Como converter um objecto datetime numa string?

pedrotuga
 Share

Recommended Posts

A pergunta é essa.

Há aqui pessoal com mais prática em python, já devem saber isto de cór. Eu andei pela documentação oficial mas não estou muito numa de passar duas horas a desbravar mato pois  a documentação do python não inclui exemplos de código.

Aqui vão as duas linhazinhas de código

from datetime import *

data = datetime(2008,6,8,21,0,0)  #como é que mando isto para uma string

fnds, em java, php, perl e outras, quando poes um objecto nocontexto de uma string, isto quer dizer, por exemplo: ocncatenado com outras strings, ou passado como parametro para uma função  uqe aceite strings, este é convertido para um string na maior parte dos casos.

Se forem objectos de classes escritas por ti podes definir como o objecto se vai comportar nessa situação.

Em python, o método str() ou o contrutor string() têm que ser chamados manualmente.

Pedrotuga isso é porque Java, PHP, PERL são linguagem fracamente tipadas. Python é uma linguagem fortemente tipada. Numa linguagem fortemente tipada, as conversões teem de ser feitas explicitamente pelo programador.

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

Pedrotuga isso é porque Java, PHP, PERL são linguagem fracamente tipadas. Python é uma linguagem fortemente tipada. Numa linguagem fortemente tipada, as conversões teem de ser feitas explicitamente pelo programador.

Ui... cuidado que ainda começas uma discussão de quatro páginas sobre o significado de tipagem forte/fraca dinâmica/estática segura/permissiva.

Qual é vantagem de uma linguagem não permitir conversões implícitas? Eu não considero muito isso uma característica mas sim uma funcionalidade que não está implementada. Todas as linguagens, acabam por permitir controlo total sobre os tipos de dados de qualquer das formas.

E por exemplo, em java tens mesmo controlo sobre quando queres que as conversões implícitas ocorram ou não ( cool )

Ui... cuidado que ainda começas uma discussão de quatro páginas sobre o significado de tipagem forte/fraca dinâmica/estática segura/permissiva.

Pois 😉 Vou só responder muito resumidamente. Depois se o pessoal quizer continuar que criem uma nova thread, já que isto não diz respeito só a Python.

Qual é vantagem de uma linguagem não permitir conversões implícitas?

Eu diria que a principal vantagem é robustez do código. Imagina que tinha a seguinte linha de código.

5 + "4"

O que deveria acontecer aqui? Deveria responder o número 9? Ou deveria responder a string "54"? 

Eu não considero muito isso uma característica mas sim uma funcionalidade que não está implementada.
Depende. Gostos variam. Eu prefiro ao contrário e ser eu próprio a indicar quando deve converter ou não.
Todas as linguagens, acabam por permitir controlo total sobre os tipos de dados de qualquer das formas.
Não permitem não. A capacidade de teres controlo sobre os tipos varia de linguagem para linguagem. Por exemplo, em Haskell podes usar o sistema de tipos para elaborar computações e tens outras linguagem que nem sequer tens tipos, Forth, Assembly, etc...

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk