Jump to content

Virtualização

M6
 Share

Recommended Posts

Vou montar um servidor Linux, ainda não sei que distro vai levar e actualmente isso é irrelevante, e pretendo que o mesmo corra imagens de Windows, para efectuar alguns testes.

Gostaria de saber opiniões de quem já tenha passado por esta experiência, em particular sobre soluções, limitações e problemas que tenham encontrado.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Eu aproveito e dou um relato melhor da minha experiência com o VirtualBox. O meu portátil tem 1GB de RAM, tendo 2 anos, por isso não é dual core, nem é de ponta. Aloquei 512Mb RAM para a máquina virtual com o XP o que me deixa com metade para cada sistema (tenho Ubuntu 8.04).

Ontem, estive a programar no Ubuntu e precisei de ver se o meu código corria em windows. Tinha uns 400MB de RAM ocupados no Ubuntu, liguei a VirtualBox, abri lá vários programas, inclusive internet explorer, editpad pro, a consola de python, o IDLE, comprimi e descomprimi pastas, tudo ao mesmo tempo que falava no pidgin com a malta, estava no firefox a ver outros links e ainda ouvia música no exaile. Desempenho? Não notei diferenças 😉

Obrigado pessoal, foram uma boa ajuda. 😉

Estava inclinado para o Parallels http://www.parallels.com/en/products/workstation/ mas vou dar uma vista de olhos ao Xen e a ver se tenho tempo de ver o KVM.

Se tiverem mais opiniões, força. 😛

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Atenção que o virt-manager é apenas um GUI para o Xen ou KVM. 😞

Sim, já vi isso na documentação.

Para já o XEN parece-me uma carta fora do baralho, pois pelo que estive a ver aquilo é mesmo um servidor de virtualização, ou seja, arranco com aquilo como SO e depois corro lá o que quizer.

Estou agora a ver o QEMU, que parece que vai mais ao encontro das minhas necessidades.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

No outro dia, instalei o VirtualBox. Criei uma nova máquina virtual, vou ao Start... Reboot instantâneo de computador.

Tão cedo não instalo isso outra vez...

É por causa disso que se vende de tudo! 😛

O que não funcionou para ti é a melhor escolha para mim...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

A coisa mais critica que tive foi o VirtualBox "desaparecer" quando estava instalar o Windows Server 2003...

Não consegui descobrir a causa, simplesmente "desaparece" e não vi nada nada nos logs que me indicasse uma causa...

Como referi acima, uso-o em Linux.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Hoje saiu o VirtualBox 2.0, então lá fui eu instalar e tentar instalar o Arch Linux.

Mal carreguei para iniciar a VM, o meu computador reniciou. Sendo assim, não posso recomendar este software.

Não sei se o problema é do meu hardware, ou da minha instalação do Windows... mas é muito estranho um software fazer-me reboot do computador...

<3 life