M6 Posted June 5, 2008 Report Share Posted June 5, 2008 Vou montar um servidor Linux, ainda não sei que distro vai levar e actualmente isso é irrelevante, e pretendo que o mesmo corra imagens de Windows, para efectuar alguns testes. Gostaria de saber opiniões de quem já tenha passado por esta experiência, em particular sobre soluções, limitações e problemas que tenham encontrado. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoaoRodrigues Posted June 5, 2008 Report Share Posted June 5, 2008 Houve aqui há uns tempos um tópico sobre isso em que se discutiram algumas opções, deixa ver se encontro 😉 EDIT: found! Deste tópico para baixo: http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=184491 A minha experiência (pouca) diz que o VirtualBox é porreiro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 6, 2008 Report Share Posted June 6, 2008 Uso o VMPlayer, e uma limitação que encontrei, foi não poder usar microfone que use a placa de som (só funciona se for um USB). Ao nível da placa gráfica, as coisas também são bastante limitadas, e nem o Google Earth consigo correr com desempenho aceitável. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoaoRodrigues Posted June 6, 2008 Report Share Posted June 6, 2008 Eu aproveito e dou um relato melhor da minha experiência com o VirtualBox. O meu portátil tem 1GB de RAM, tendo 2 anos, por isso não é dual core, nem é de ponta. Aloquei 512Mb RAM para a máquina virtual com o XP o que me deixa com metade para cada sistema (tenho Ubuntu 8.04). Ontem, estive a programar no Ubuntu e precisei de ver se o meu código corria em windows. Tinha uns 400MB de RAM ocupados no Ubuntu, liguei a VirtualBox, abri lá vários programas, inclusive internet explorer, editpad pro, a consola de python, o IDLE, comprimi e descomprimi pastas, tudo ao mesmo tempo que falava no pidgin com a malta, estava no firefox a ver outros links e ainda ouvia música no exaile. Desempenho? Não notei diferenças 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted June 6, 2008 Report Share Posted June 6, 2008 Tens montes de soluções de virtualização em Linux. Se instalares o Ubuntu ou Fedora, já vem com um sistema de virtualização integrado com o kernel de Linux. Não tenho a certeza se já vem instalado no Ubuntu, mas também só tens de instalar o pacote virt-manager. 😉 http://virt-manager.et.redhat.com/ <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
mpeixoto Posted June 6, 2008 Report Share Posted June 6, 2008 Já ouvi falar muito bem do XEN. My Blogue... Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted June 6, 2008 Author Report Share Posted June 6, 2008 Obrigado pessoal, foram uma boa ajuda. 😉 Estava inclinado para o Parallels http://www.parallels.com/en/products/workstation/ mas vou dar uma vista de olhos ao Xen e a ver se tenho tempo de ver o KVM. Se tiverem mais opiniões, força. 😛 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted June 6, 2008 Report Share Posted June 6, 2008 Obrigado pessoal, foram uma boa ajuda. 😉 Estava inclinado para o Parallels http://www.parallels.com/en/products/workstation/ mas vou dar uma vista de olhos ao Xen e a ver se tenho tempo de ver o KVM. Se tiverem mais opiniões, força. 😛 Atenção que o virt-manager é apenas um GUI para o Xen ou KVM. 😛 <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted June 9, 2008 Author Report Share Posted June 9, 2008 Atenção que o virt-manager é apenas um GUI para o Xen ou KVM. 😞 Sim, já vi isso na documentação. Para já o XEN parece-me uma carta fora do baralho, pois pelo que estive a ver aquilo é mesmo um servidor de virtualização, ou seja, arranco com aquilo como SO e depois corro lá o que quizer. Estou agora a ver o QEMU, que parece que vai mais ao encontro das minhas necessidades. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted August 15, 2008 Author Report Share Posted August 15, 2008 E o eleito foi... VirtualBox. Isto porque foi o único, de vários, que consegui instalar e correr à primeira sem problemas... 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted August 15, 2008 Report Share Posted August 15, 2008 E o eleito foi... VirtualBox. Isto porque foi o único, de vários, que consegui instalar e correr à primeira sem problemas... No outro dia, instalei o VirtualBox. Criei uma nova máquina virtual, vou ao Start... Reboot instantâneo do computador. Tão cedo não instalo isso outra vez... <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted August 15, 2008 Author Report Share Posted August 15, 2008 No outro dia, instalei o VirtualBox. Criei uma nova máquina virtual, vou ao Start... Reboot instantâneo de computador. Tão cedo não instalo isso outra vez... É por causa disso que se vende de tudo! 😛 O que não funcionou para ti é a melhor escolha para mim... 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted August 15, 2008 Report Share Posted August 15, 2008 É por causa disso que se vende de tudo! 😛 O que não funcionou para ti é a melhor escolha para mim... Já uso o VirtualBox há alguns anos e nunca tive problemas com ele, tanto em Linux como em Windows. Devia ser aquela versão que vinha com um bug qualquer. 😁 <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted August 16, 2008 Report Share Posted August 16, 2008 http://www.virtualbox.org/ticket/1901 Tenham cuidado! 😛 <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted August 16, 2008 Author Report Share Posted August 16, 2008 A coisa mais critica que tive foi o VirtualBox "desaparecer" quando estava instalar o Windows Server 2003... Não consegui descobrir a causa, simplesmente "desaparece" e não vi nada nada nos logs que me indicasse uma causa... Como referi acima, uso-o em Linux. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
falco Posted August 17, 2008 Report Share Posted August 17, 2008 http://www.linuxdevcenter.com/pub/a/linux/2006/01/26/xen.html Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted September 4, 2008 Report Share Posted September 4, 2008 Hoje saiu o VirtualBox 2.0, então lá fui eu instalar e tentar instalar o Arch Linux. Mal carreguei para iniciar a VM, o meu computador reniciou. Sendo assim, não posso recomendar este software. Não sei se o problema é do meu hardware, ou da minha instalação do Windows... mas é muito estranho um software fazer-me reboot do computador... <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts