Jump to content

Vb 6.0 ou Vb.net?

DuroPt
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal comecei a bastante pouco tempo a programar e decidi começar pelo VB 6.0, por influencias de amigos e isso. Mas gostava memso de saber qual a vossa opinião no geral, qual o melhor Vb 6.0 ou VB.Net? Qual o melhor a ser utilizado ou pra começar...QUAL DEVO EU OPTAR PARA TODA  AVIDA!!! XD Obrigado ; abraços

Neste momento... VB.NET... definitivamente.

De qualquer modo... a diferença na sintaxe... é quase nula... quem programa num..programa noutro sem grandes dificuldades....

Depois o VB.NET... é um mundo de possibilidades (o único inconveniente que lhe conheço é o pré-requisito da framework 2.0, pois quando se desenvolve para muitos utilizadores, a malta que mantém o parque informático não gosta muito de estar a instalar isso em 200 ou 300 máquinas...)

Adicionalmente... tem um porradão de recursos e de possibilidades muito superiores ao VB.

Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!

Também aconselho o VB.NET, mas que não te fiques só por uma.

Depois o VB.NET... é um mundo de possibilidades (o único inconveniente que lhe conheço é o pré-requisito da framework 2.0, pois quando se desenvolve para muitos utilizadores, a malta que mantém o parque informático não gosta muito de estar a instalar isso em 200 ou 300 máquinas...)

Isso já são um pouco de 'preconceitos'. Programas feitos em JAVA sempre precisaram de ter o JVM instalado, e sempre foi uma linguagem escolhida por muitos programadores.

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

Repara que se o programa gerado for local, este terá também que ser instalado em todas as máquinas, e na opção de criação de um setup, podemos optar por incluir o .net framework, logo é a mesma coias, o que pode demorar é um pouco mais.

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."

O VB6 está descontinuado pela Microsoft! E isto diz tudo.

O VB.NET é uma linguagem orientada por objectos e o VB6 o que conseguiu foi deixar uma má imagem da linguagem - VB. O VB.NET está a relançar a linguagem basic. Podem ver alguns indicadores em:

http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

O .NET Framework faz parte do Vista, das actualizações automáticas do XP, não ocupa memória de funcionamento (significativa) e é gratuito. Não vejo qual é o problema.

Okay Aqui estão a desvantagens/vantagens da procaria do VB.NET:

-Não corre em muitas maquinas porque não Têm o framework2.0 installado,

-Problemas com a engenharia reversa e falta de privacidade no codigo, facilmente a cessivel utilizando um reflector (LutZ roder reflector)

-Código semelhante ao VB6.0

VB.6.0 Vantagens/desvantagens:

-Correm todas as maquinas desde o Me/98/2000. Sem problemas a correr em XP.

-Dificilmente violável no codigo e como é necessário utilizar um disassembler, e a linguagem é de alto-nível, quando é transferida para MASM32, causa um transtorno total, e dificuldade de percepção.

Qualquer pessoa percebe que a linguagem NET é um buraco e nunca será utilizada por nenhum software-manufacturer.

Ty!

Zuma/tRUE!

-Não corre em muitas maquinas porque não Têm o framework2.0 installado,

Correcto,  o VB6 utiliza os pobres recursos que já vinham nos sistemas operativos

-Problemas com a engenharia reversa e falta de privacidade no codigo, facilmente a cessivel utilizando um reflector (LutZ roder reflector)

Errado, consegues ver algumas coisas não não o código total, ou seja não vez o programa completo.

- Código semelhante ao VB6.0

Errado, existem bastantes diferenças e muitas são iguais por questões de compatibilidade/migração

Qualquer pessoa percebe que a linguagem NET é um buraco e nunca será utilizada por nenhum software-manufacturer.

Completamente errado! cada vez mais está-se a obtar pelo .NET e a arrumar o VB6

"Errado, consegues ver algumas coisas não não o código total, ou seja não vez o programa completo."

Eu não estou a falar numa fraude total do software. Obviamente, e qualquer pessoa percebe isso, que o VB.6.0 é 1000000000000000000000000000000x10^3123123123 mais seguro que a versão NET. É muito facil perceber um esquema: Serial-in-comparation-out, de uma aplicação em VB.NET, de uma VB 6.0 já nem tanto!. Outra vez a questão de ser necessário um disassembler, e entender aqueles FPU's todos da cabo da cabeça a um individuo, Não sendo no entanto impossivel reverter uma aplicação VB6.0, mas é muito dificil. Ponto acente bastante mais seguro!

"Errado, existem bastantes diferenças e muitas são iguais por questões de compatibilidade/migração", bastantes sintaxes são iguais: Utilize este codigo e vai ver que, sem fazer modificações resultam em ambos os compiladores: (no entanto admito que existem diferenças em comandos):

Private Sub MAKE_Click()

Dim seq1 As Double, seq2 As Double

Dim size As Integer, i As Integer

'Take the name size

size = Len(txtName.Text)

If (size < 4) Or (size > 50) Then Exit Sub

'sequencial1

For i = 1 To size

seq1 = seq1 - (Asc((Mid(txtName.Text, i, 1))) - 25)

Next

'sequencial2

seq2 = seq1 ^ 3

txtResl.Text = "Bon-" & Hex(seq1) & "-" & Hex(seq2) & "-41720F48"

"Completamente errado! cada vez mais está-se a obtar pelo .NET e a arrumar o VB6"- Só se for para eu me rir. Se calhar em bases de dados é provável. Mas os fabricantes de software comercial jamais irão usar versões net para programar os seus softwares.

"Completamente errado! cada vez mais está-se a obtar pelo .NET e a arrumar o VB6"- Só se for para eu me rir. Se calhar em bases de dados é provável. Mas os fabricantes de software comercial jamais irão usar versões net para programar os seus softwares.

Primavera Software, entre outros estão a migrar, ou já migraram.

Tudo bem. Mas não é de interesse MÁXIMO para um shareware ter seguro o seu software - encryptadores de bytes como Armadillo, Execryptor, e outros que combatem a engenharia reversa nem conseguem enpacotar/proteger uma vb.NET. Porquê? muito basicamente uma aplicação em VB NÃO é reconhecida como uma windows PE (portable_EXECUTABLE). Isso é péssimo - Não tem CODE. section, image base., etc...

Acho que o que se está a comparar é o VB6 com o VB.NET e isso não tem comparação (na minha opinião). Overloading, MultiThreading, Linguagem orientada por objectos, ASP.NET, ADO.NET, funcionalidades de design (Docking, Anchor, etc), DataGridView, Criação de Windows Services (não possível com outras versões de vb), etc, etc, etc.

Estamos a falar de outra geração de sofware.

É verdade que se consegue fazer o disassembly das classes mas não se consegue ver o código completo ... trará isso problemas de segurança ? Bem eu não creio e em relação à versão 2008 ainda não estou muito por dentro mas que está muito optimizada, isso está!

http://blogs.msdn.com/vbteam/archive/2008/01/04/vb2008-outperforms-vb2005-lisa-feigenbaum.aspx

@Zuma

Basicamente estás a dizer que VB6 é melhor que VB.NET porque é mais difícil ver o código original, isto é simplesmente ridículo. Nenhuma das vantagens/desvantagens que deste tanto a VB6 como VB.NET fazem qualquer sentido e eu ate poderia comentar uma a uma mas não estou com paciência e tenho de sair e também ia repetir coisas que já foram ditas.

Eu como programador de C# que passou pelo VB.NET e anteriormente por VB6 recomendo aqueles que se estão a iniciar nesta área para optarem por C#. Se por algum motivo querem escolher VB, escolham VB.NET. VB6 está descontinuado por alguma razão e já muita pouca gente o recomenda, aqueles que recomendam é porque estão muito tapadinhos.

O VB6 não tem nenhuma vantagem séria para que não se use o VB.NET. E o VB.NET só tem 1001 vantagens para que se use em vez do VB6. Toda a gente sabe isto (menos os tapadinhos).