Pity Posted May 28, 2008 at 06:17 PM Report Share #188120 Posted May 28, 2008 at 06:17 PM Boa tarde! Sou nova na comunidade contudo tenho uma duvida e gostava que se podessem me ajudassem. Estou a fazer um projecto que é uma agenda de contactos pessoal. A minha agenda tem um sistema de registo de novos utilizadores e o login. Permitindo assim que cada utilizador tenha os seus contactos, até ai tudo bem, o meu problema é mesmo como é que ele reconhece que é aquele utilizador e so mostra a informação dessse utilizador. ( é com base de dados) Obrigada 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
José Lopes Posted May 28, 2008 at 08:08 PM Report Share #188150 Posted May 28, 2008 at 08:08 PM A melhor hipótese é quando adiciona um novo contacto.. vai atribuir o proprietário como sendo o utilizador actual. Quando for ler... complementa a query à base de dados, com o critério de só mostrar os do utilizador logado. Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pity Posted May 28, 2008 at 08:21 PM Author Report Share #188154 Posted May 28, 2008 at 08:21 PM ? Podias dar-me um exemplo em código sff Link to comment Share on other sites More sharing options...
José Lopes Posted May 28, 2008 at 08:35 PM Report Share #188164 Posted May 28, 2008 at 08:35 PM Eu não sei como te ligas à base de dados... se utilizas um Dataset, não sei bem como implementar isso..... Mas, eu carrego sempre os forms totalmente por código.... vou buscar os dados, percorro os campos que têm determinada propriedade e carrego-lhes os dados... De qualquer modo, como tu disseste, o utilizador faz login... logo esse utilizador deve estar numa tabela... com um ID. Quando fazes login, crias por exemplo uma variável com o Id do utilizador corrente. Crias um campo na tabela de contactos que diga - Proprietário, e no insert do contacto..vais escrever lá o proprietário. Se usares o dataset...podes sempre experimentar fazer o Update após ele inserir. para filtrares... a instrução ficaria qq coisa como: "select campo1, campo2, campo3 from tabela_x where proprietario = IDProprietário" Espero que te ajude a perceer pelo menos a ideia Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pity Posted May 28, 2008 at 08:53 PM Author Report Share #188169 Posted May 28, 2008 at 08:53 PM eu ligo os as tabelas ao ado data control e já tentei com SQL "filtrar" apenas os utilizadores que fizeram login mas nao consegui. SELECT Notas.Username, Notas.nota FROM Notas WHERE Notas.Username = 'text5.text' (Só funciona se tiveres inserido ali onde esta text5.text o nome do utilizador, nao vai buscar a text.) e esse é o meu problema :X Contudo obrigada na mesma vou tentar da forma que me sugeriste Obrigada 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts