pedrotuga Posted May 26, 2008 at 11:33 AM Report Share #187529 Posted May 26, 2008 at 11:33 AM Ora viva, como tinha prometido aqui vai a minha review do eeepc. Em primeiro lugar, obrigatoriamente o tamanho, é de facto tão pequeno como se diz por aí e como todas as fotografias tentam demonstrar, quando o comprei o tamanho era exactamente o que eu esperava pois já tinha visto dezenas de fotografias. Para quem ainda não viu aqui ficam umas fotografias junto a um DVD e a um computador de 15 polegadas de ecrã panorâmico. http://img444.imageshack.us/img444/1856/dscn5814ue4.jpg http://img444.imageshack.us/img444/1467/dscn5816fu6.jpg http://img444.imageshack.us/img444/7589/dscn5817xj5.jpg http://img444.imageshack.us/img444/2081/dscn5819cw8.jpg Sim, é tão pequeno e prático como parece, leva-se na mão para qualquer lado. É vendido com uma bolsa de um material esponjoso que é o vestuário perfeito para o transporte. Ocupa pouco espaço mas oferece boa protecção mecânica e outras. É leve, e o único ponto negativo no que toca as características físicas, é na minha opinião o desenho do perfil. Quando fechado o eeePC é redondo e mais grosso na parte de trás enquanto que na frente é estreitinho. Pessoalmente prefiro um perfil mais rectangular porque acho que par alem de ser mais estético, se arruma melhor. O look&feel é o de um portátil normalíssimo de gama média mas em miniatura. Acho que é a melhor descrição possível. Se o branco das fotografias vos parece um pouco cool/sexy/vanguarda, não se deixem enganar. O eeePC tem mais em comum com a usabilidade de um Toyota do que com a elegância de um Ferrari. O conceito de elegância é demasiado subjectivo para fazer parte de uma ferramenta de que visa ser o mais prática possível. O ecrã não é muito grande, são sete polegadas e uma resolução de 800x480 pixeis. Não é indicado ara se trabalhar nele continuamente, mas na prática serve para fazer tudo o que outros computadores computadores com ecrã maior fazem. Se bem que por vezes com menos comodidade. A pergunta que se costuma impor é a das páginas web, se dá para navegar confortavelmente na web. A resposta é sim, dá perfeitamente. As especificações técnicas estão na minha opinião bem escolhidas para ser uma ferramenta prática: um processador intel barato de 1 GHz 1 Gbyte de RAM um disco rígido no estado sólido de 4 gigas wifi, ethernet modem um leitor de cartões SD Não é um computador com especificações tão ambiciosas como a esmagadora maioria dos portáteis, mas para o uso que 90% das pessoas lhe darão, não se nota qualquer diferença. O disco no estado sólido é no entanto incrivelmente rápido assim como o leitor de cartões SD, o que torna a cópia de dados de cartões para o disco num ápice, é mesmo rápido, 500 megas demoram menos de 5 segundos. A bateria dura as 3 horas nominais. Não são duas horas e meia ou mesmo duas horas. Dura mesmo de 3 horas a 3h20. Ainda não testei ver um filme nele, acredito que durará menos nesse caso. Os cépticos perguntarão se o teclado não é incómodo de usar. Realmente é um pouco incómodo, as teclas são um pouco pequenas e frequentemente se pisam duas ou três teclas de uma vez. Teclar num computador destes tem que ser feito de forma muito cuidadosa e acaba por ser muito mais lento. É de referir contudo que o teclado tenta aproveitar o espaço ao máximo indo mesmo até às extremidades laterais o mais possível. O som e a imagem do ecrã são normais como em qualquer outro desktop, nem melhor nem pior. Um outro detalhe interessante são as portas USB. Três portas USB 2.0, uma num lado e duas no outro, muito mais prático do que as colocar atrás ou todas no mesmo sítio. O sistema operativo que vem instalado é uma versão personalizada do XandrOS que usa o KDE. Na minha opinião foi má escolha. Principalmente porque o KDE tem demasiadas janelas com demasiados widgets, e muito frequentemente as janelas ficam com os botões OK e CANCEL fora do ecrã e por isso fora do alcance do rato. Acho que isto é uma falha grave que deve ser resolvida. Eu instalei o xubuntu e configurei o XFCE de forma rentabilizar ao máximo o precioso espaço. Quanto ao xandros em SI, vem com o synaptic para gestão de pacotes e o desktop é modificado, é utilizado um menu de desktop com ícones a ocupar todo o espaço, no entanto, basta mudar uma opção e tem-se um desktop KDE convencional. Conclusão: É um computador pequeno e prático tal como promete ser e sem grandes caprichos. O resultado é um preço espectacular e um novo conceito de portabilidade. A informação que circula na internet sobre este computador é concisa e livre de tabus. Quem sabe ao que vai quando compra este computador compra exactamente o que espera, nem mais nem menos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 23, 2008 at 02:22 PM Report Share #193031 Posted June 23, 2008 at 02:22 PM Parece que as novas versões vêm resolver o grande problema da primeira versão, que é o facto do ecrã não ser tão grande quanto podia ser... E vamos lá ver como é que se vão portar os processadores Atom. Se o preço continuar assim baixo, ainda penso em comprar um 😛 Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hipnoted Posted June 23, 2008 at 02:58 PM Report Share #193045 Posted June 23, 2008 at 02:58 PM Quanto é que isso custa ? "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência" Link to comment Share on other sites More sharing options...
xbrunox Posted June 23, 2008 at 03:00 PM Report Share #193047 Posted June 23, 2008 at 03:00 PM Estou seriamente a pensar em comprar. São 299e com Linux e 329e com Windows. Persistência, persistência, persistência!!linuxfreechoice - Blog com dicas úteis. Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted June 23, 2008 at 03:10 PM Report Share #193050 Posted June 23, 2008 at 03:10 PM O eeePC é de 11" ou 12"? Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 23, 2008 at 03:13 PM Report Share #193053 Posted June 23, 2008 at 03:13 PM O eeePC é de 11" ou 12"? De 7", no modelo descrito acima (série 700), nos próximos deverá passar para 8.9" (série 900) e 10" (série 1000). Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted June 23, 2008 at 04:13 PM Report Share #193073 Posted June 23, 2008 at 04:13 PM Ouch, 7"... Um prof meu tem um Vaio (TZ) de 11.1" polegadas e já acho pequeno, este então é mesmo overkill... Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
lufinima Posted June 23, 2008 at 05:52 PM Report Share #193096 Posted June 23, 2008 at 05:52 PM Esse PC não era bom para mim tenho dedos grandes não conseguia escrever nisso 😛 E gosto de ter bastante espaço de ecrã para trabalhar (uso 2 monitores no Desktop) essas 7'' são muito pouco pra mim. Link to comment Share on other sites More sharing options...
QuickFire Posted June 23, 2008 at 10:33 PM Report Share #193143 Posted June 23, 2008 at 10:33 PM Curioso. Tem mais portas USB que o meu Mac. Mania do Jobs... Estive a ponderar ficar com o meu gigante portátil de 17" e comprar um desses, provavelmente o novo de 9" (ou serão 10" ?), mas acabei por me decidir por ter penas um computador. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vatico Posted June 25, 2008 at 07:54 PM Report Share #193531 Posted June 25, 2008 at 07:54 PM O novo é este aqui: http://www.amazon.com/Eee-PC-Screen-900-Preloaded/dp/B00191PKJK/ref=pd_bbs_sr_1?ie=UTF8&s=electronics&qid=1214423529&sr=8-1 Cumps 👍 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted June 25, 2008 at 07:57 PM Report Share #193532 Posted June 25, 2008 at 07:57 PM Para quem precisa mesmo de ultra-portabilidade parece-me excelente. Eu como já tenho um MacBook de 13", não vejo grande necessidade. Pelo preço desse brinquedo compro um desktop novo. 👍 <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted June 26, 2008 at 10:28 PM Author Report Share #193881 Posted June 26, 2008 at 10:28 PM o meu custou 320 euros aqui ha uns tempos, mas tenham cuidado que pelo que tenho visto em portugal estao a vende-los so com 512 ou 1 giga de ram, quando ja ai andam deles com quatro gigas. O meu tem dois gigas e funciona que e' um espectaculo, estuo a usa-lo neste preciso momento. Um ecra maior e' uma mais valia mesmo brutal, este ecra, apesar de dar para fazer tudo, e' pequeno, so nao sei e' como o preco se vai aguentar com um ecra maior, acho que vai para os 400 euros. Link to comment Share on other sites More sharing options...
QuickFire Posted June 27, 2008 at 12:30 AM Report Share #193923 Posted June 27, 2008 at 12:30 AM Vi hoje um desses bichinhos na Vobis e de facto é impressionante 😉 O que me impressionou pela positiva foi o teclado. Julgava-o bastante menor, depois de tantas chamadas de atenção ao tamanho do teclado quando o vi achei que podia ser bem pior 😉 O que me impressionou pela negativa foi o tamanho do ecrã... É demasiado pequeno para ser suficiente para mim. Quando o de 9" estiver ai, talvez venha um lá para casa. Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Pintassilgo Posted July 12, 2008 at 10:17 AM Report Share #197757 Posted July 12, 2008 at 10:17 AM Pedro, quanto tempo demora isso a iniciar? cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com// Link to comment Share on other sites More sharing options...
mpeixoto Posted July 15, 2008 at 05:48 PM Report Share #198976 Posted July 15, 2008 at 05:48 PM Vi hoje um branco no Worten do Guimarães Shopping com linux,era o único que lá tinha, fiquei admirado, quando o vi pensei que tinha Windows... O portátil é espectacular mas 512MB de RAM e 4GB de disco é pouco. Fora isso para um portátil de trabalho que seja necessário andar com ele de um lado para o outro é o melhor que há, tem tudo o que é preciso: RJ45, COM e USB. My Blogue... Link to comment Share on other sites More sharing options...
falco Posted July 15, 2008 at 05:57 PM Report Share #198979 Posted July 15, 2008 at 05:57 PM Não percebo o que interessa quanto tempo ele demora a iniciar... O que interessa é a performance da máquina quando está já a ser utilizada. Tendo em conta o suporte para ACPI, podes hibernar, ou suspender acelerando assim o processo de ter a máquina pronta usar. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted July 15, 2008 at 10:05 PM Author Report Share #199085 Posted July 15, 2008 at 10:05 PM isto demora um pouco mais do que o meu outro pc a arrancar, tipo... sei la.. quase um minuto ou coisa que o valha. Tenho o ubuntu nos dois. Quem quiser um boot rapido pode usar uma distro tipo puppy que arranca num instantinho. Link to comment Share on other sites More sharing options...
vitortomaz Posted July 15, 2008 at 10:15 PM Report Share #199093 Posted July 15, 2008 at 10:15 PM já existe aí o Acer Aspire One e outro de outra marca que não me lembro agora com melhores características e preço igual... daqui a nada já existem mais modelos para concorrer... http://vitortomaz.blogspot.com/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Pintassilgo Posted July 16, 2008 at 09:26 PM Report Share #199467 Posted July 16, 2008 at 09:26 PM isto demora um pouco mais do que o meu outro pc a arrancar, tipo... sei la.. quase um minuto ou coisa que o valha. Tenho o ubuntu nos dois. Quem quiser um boot rapido pode usar uma distro tipo puppy que arranca num instantinho. Obrigadíssimo pela resposta 🙂 Mesmo sem perceberes para que isso me interessa deste-te ao trabalho de responder. 😉 cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com// Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Pintassilgo Posted December 4, 2008 at 07:40 PM Report Share #230498 Posted December 4, 2008 at 07:40 PM Boas. Vi por acaso agora uma coisa salvo erro, na chip7 e fiquei positivamente surpreso. Top de Vendas * 1. Portátil Asus Eee PC 4GB Linux * 2. Portátil Acer AS6920G-814G32BN * 3. Portátil Acer Aspire 7220-201G12Mi * 4. Portátil Asus Eee PC 4GB Windows Branco * 5. Portátil Asus EEE PC 901 Windows Branco * 6. ACER ASPIRE ONE 150 ATOM N270 1GB 160GB 8.9" XP HOME AZUL * 7. PORTÁTIL SONY VAIO VGN-NS11M/S T5800 3GB 250GB 15.4" * 8. Portátil LG E300-AP30P * 9. PORTÁTIL SONY VAIO FW21E P8400 4GB 320GB ATIHD3470 BLU-RAY 16.4" * 10. Portátil Acer AS5715Z-3A3G25Mi cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com// Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts