Jump to content

eeePC review


pedrotuga
 Share

Recommended Posts

Ora viva, como tinha prometido aqui vai a minha review do eeepc.

Em primeiro lugar, obrigatoriamente o tamanho, é de facto tão pequeno como se diz por aí e como todas as fotografias tentam demonstrar, quando o comprei o tamanho era exactamente o que eu esperava pois já tinha visto dezenas de fotografias.

Para quem ainda não viu aqui ficam umas fotografias junto a um DVD e a um computador de 15 polegadas de ecrã panorâmico.

Sim, é tão pequeno e prático como parece, leva-se na mão para qualquer lado. É vendido com uma bolsa de um material esponjoso que é o vestuário perfeito para o transporte. Ocupa pouco espaço mas oferece boa protecção mecânica e outras.

É leve, e o único ponto negativo no que toca as características físicas, é na minha opinião o desenho do perfil. Quando fechado o eeePC é redondo e mais grosso na parte de trás enquanto que na frente é estreitinho.

Pessoalmente prefiro um perfil mais rectangular porque acho que par alem de ser mais estético, se arruma melhor.

O look&feel é o de um portátil normalíssimo de gama média mas em miniatura. Acho que é a melhor descrição possível. Se o branco das fotografias vos parece um pouco cool/sexy/vanguarda, não se deixem enganar. O eeePC tem mais em comum com a usabilidade de um Toyota do que com a elegância de um Ferrari. O conceito de elegância é demasiado subjectivo para fazer parte de uma ferramenta de que visa ser o mais prática possível.

O ecrã não é muito grande, são sete polegadas e uma resolução de 800x480 pixeis. Não é indicado ara se trabalhar nele continuamente, mas na prática serve para fazer tudo o que outros computadores computadores com ecrã maior fazem. Se bem que por vezes com menos comodidade. A pergunta que se costuma impor é a das páginas web, se dá para navegar confortavelmente na web. A resposta é sim, dá perfeitamente.

As especificações técnicas estão na minha opinião bem escolhidas para ser uma ferramenta prática:

  • um processador intel barato de 1 GHz
  • 1 Gbyte de RAM
  • um disco rígido no estado sólido de 4 gigas
  • wifi, ethernet modem
  • um leitor de cartões SD

Não é um computador com especificações tão ambiciosas como a esmagadora maioria dos portáteis, mas para o uso que 90% das pessoas lhe darão, não se nota qualquer diferença. O disco no estado sólido é no entanto incrivelmente rápido assim como o leitor de cartões SD, o que torna a cópia de dados de cartões para o disco num ápice, é mesmo rápido, 500 megas demoram menos de 5 segundos.

A bateria dura as 3 horas nominais. Não são duas horas e meia ou mesmo duas horas. Dura mesmo de 3 horas a 3h20. Ainda não testei ver um filme nele, acredito que durará menos nesse caso.

Os cépticos perguntarão se o teclado não é incómodo de usar. Realmente é um pouco incómodo, as teclas são um pouco pequenas e frequentemente se pisam duas ou três teclas de uma vez. Teclar num computador destes tem que ser feito de forma muito cuidadosa e acaba por ser muito mais lento. É de referir contudo que o teclado tenta aproveitar o espaço ao máximo indo mesmo até às extremidades laterais o mais possível.

O som e a imagem do ecrã são normais como em qualquer outro desktop, nem melhor nem pior.

Um outro detalhe interessante são as portas USB. Três portas USB 2.0, uma num lado e duas no outro, muito mais prático do que as colocar atrás ou todas no mesmo sítio.

O sistema operativo que vem instalado é uma versão personalizada do XandrOS que usa o KDE. Na minha opinião foi má escolha. Principalmente porque o KDE tem demasiadas janelas com demasiados widgets, e muito frequentemente as janelas ficam com os botões OK e CANCEL fora do ecrã e por isso fora do alcance do rato. Acho que isto é uma falha grave que deve ser resolvida.

Eu instalei o xubuntu e configurei o XFCE de forma rentabilizar ao máximo o precioso espaço. Quanto ao xandros em SI, vem com o synaptic para gestão de pacotes e o desktop é modificado, é utilizado um menu de desktop com ícones a ocupar todo o espaço, no entanto, basta mudar uma opção e tem-se um desktop KDE convencional.

Conclusão:

É um computador pequeno e prático tal como promete ser e sem grandes caprichos. O resultado é um preço espectacular e um novo conceito de portabilidade.

A informação que circula na internet sobre este computador é concisa e livre de tabus.

Quem sabe ao que vai quando compra este computador compra exactamente o que espera, nem mais nem menos.

Link to comment
Share on other sites

o meu custou 320 euros aqui ha uns tempos, mas tenham cuidado que pelo que tenho visto em portugal estao a vende-los so com 512 ou 1 giga de ram, quando ja ai andam deles com quatro gigas. O meu tem dois gigas e funciona que e' um espectaculo, estuo a usa-lo neste preciso momento.

Um ecra maior e' uma mais valia mesmo brutal,  este ecra, apesar de dar para fazer tudo, e' pequeno, so nao sei e' como o preco se vai aguentar com um ecra maior, acho que vai para os 400 euros.

Link to comment
Share on other sites

Vi hoje um desses bichinhos na Vobis e de facto é impressionante 😉

O que me impressionou pela positiva foi o teclado. Julgava-o bastante menor, depois de tantas chamadas de atenção ao tamanho do teclado quando o vi achei que podia ser bem pior 😉

O que me impressionou pela negativa foi o tamanho do ecrã... É demasiado pequeno para ser suficiente para mim. Quando o de 9" estiver ai, talvez venha um lá para casa.

Link to comment
Share on other sites

Vi hoje um branco no Worten do Guimarães Shopping com linux,era o único que lá tinha, fiquei admirado, quando o vi pensei que tinha Windows... O portátil é espectacular mas 512MB de RAM e 4GB de disco é pouco. Fora isso para um portátil de trabalho que seja necessário andar com ele de um lado para o outro é o melhor que há, tem tudo o que é preciso: RJ45, COM e USB.

Link to comment
Share on other sites

Não percebo o que interessa quanto tempo ele demora a iniciar... O que interessa é a performance da máquina quando está já a ser utilizada.

Tendo em conta o suporte para ACPI, podes hibernar, ou suspender acelerando assim o processo de ter a máquina pronta usar.

Link to comment
Share on other sites

isto demora um pouco mais do que o meu outro pc a arrancar, tipo... sei la.. quase um minuto ou coisa que o valha.  Tenho o ubuntu nos dois. Quem quiser um boot rapido pode usar uma distro tipo puppy que arranca num instantinho.

Obrigadíssimo pela resposta 🙂 Mesmo sem perceberes para que isso me interessa deste-te ao trabalho de responder. 😉

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

Link to comment
Share on other sites

Boas.

Vi por acaso agora uma coisa salvo erro, na chip7 e fiquei positivamente surpreso.

Top de Vendas

    * 1. Portátil Asus Eee PC 4GB Linux

    * 2. Portátil Acer AS6920G-814G32BN

    * 3. Portátil Acer Aspire 7220-201G12Mi

    * 4. Portátil Asus Eee PC 4GB Windows Branco

    * 5. Portátil Asus EEE PC 901 Windows Branco

    * 6. ACER ASPIRE ONE 150 ATOM N270 1GB 160GB 8.9" XP HOME AZUL

    * 7. PORTÁTIL SONY VAIO VGN-NS11M/S T5800 3GB 250GB 15.4"

    * 8. Portátil LG E300-AP30P

    * 9. PORTÁTIL SONY VAIO FW21E P8400 4GB 320GB ATIHD3470 BLU-RAY 16.4"

    * 10. Portátil Acer AS5715Z-3A3G25Mi

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.