Jump to content

[RESOLVIDO] Javac

Ivo Pereira
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal, queria instalar o JDK, mas deu-me um erro ao testar o compilador:

'javac' não é reconhecido como um comando interno ou externo, programa operacional ou ficheiro batch.

As minhas variáveis são as seguintes:

CLASSPATH

.;%JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;%JAVA_HOME%\lib\dt.jar;%JAVA_HOME%\lib\htmlconverter.jar;%JAVA_HOME%\jre\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib\rt.jar

JAVA_HOME

C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_06

PATH

%PATH%;%JAVA_HOME%in

Se alguém me souber ajudar agradeço 👍

Cumps 🙂

EDIT:

pronto. resolvi um problema criei outro. agora funciona o javac e não funciona o comando edit.  :dontgetit:

Isto é o que tenho agora:

CLASSPATH

%JAVA_HOME%\lib

JAVA_HOME

C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_06

PATH

;%JAVA_HOME%\bin

Suponho que tenhas alterado a path do sistema e que tenhas removido o caminho para algum binário, quanto a isso só experimentando, não sou grande coisa nesse campo 😄

Mas já agora, porque raio estás a configurar o JDK dessa maneira? De tanta forma simples de instalar isso porque é que estás a complicar?

Que distribuição estás a usar?

Suponho que tenhas alterado a path do sistema e que tenhas removido o caminho para algum binário, quanto a isso só experimentando, não sou grande coisa nesse campo 😄

Mas já agora, porque raio estás a configurar o JDK dessa maneira? De tanta forma simples de instalar isso porque é que estás a complicar?

Que distribuição estás a usar?

Diz ai formas simples 😄

jdk1.6.0_06

Como estavas a mexer na path ainda pensei que estivesses em linux, mas se estás em windows, só tens de usar o installer. Não precisas fazer mais nada, o installer configura tudo o que precisas, e se vais querer compilar em linha de comandos, usar Ant é mais produtivo.

Resumindo, instala o JDK usando o instalador e instala o Netbeans e ficas com um sistema para poderes programar.

Em Linux também é fácil, basta criar um link simbólico na /usr/bin... tantas "cabeçadas" que dei para conseguir compilar alguma coisa em Linux... bastava só fazer isto:

ln -s pasta_onde_instalas-te_jdk/bin/javac /usr/bin

ln -s pasta_onde_instalas-te_jdk/bin/java /usr/bin

Depois disto o sistema já começou a reconhecer o javac como um comando do sistema...

Ena ainda agora lutaste com o javac e já queres programar para telemóvel 😉, isso é que é espírito 😄 .

Precisas de instalar um wireless toolkit para poderes programar para telemóveis, o da sun, que pode ser instalado através do sistema de updates do Netbeans, se o estiveres a usar, ou através de download da página oficial da plataforma Java.

Podes usar um toolkit específico do fabricante para o telemóvel que servirá de alvo, mas dado que apenas usei o da Sun não te posso indicar diferenças.

Não sei se estás ciente, mas aplicações feitas para desktop não vão correr em telemóveis, terás de programar especificamente para o telemóvel, muitas vezes até para um determinado modelo, depende do que pretendes.

Não percebi a parte de as fazer em modo gráfico, queres um editor gráfico ou queres fazer aplicações gráficas? Se queres um editor, não conheço nenhum, quando usei o toolkit o netbeans estava na versão 4.0 e tinhamos de programar sem editor de interfaces gráficas, desde então não sei como está, se queres programar aplicações com componente gráfica, basta que uses as classes que existem para isso, têm uma forma de funcionar similar a de uma applet.

Ena ainda agora lutaste com o javac e já queres programar para telemóvel 😄 , isso é que é espírito 😄 .

Precisas de instalar um wireless toolkit para poderes programar para telemóveis, o da sun, que pode ser instalado através do sistema de updates do Netbeans, se o estiveres a usar, ou através de download da página oficial da plataforma Java.

Podes usar um toolkit específico do fabricante para o telemóvel que servirá de alvo, mas dado que apenas usei o da Sun não te posso indicar diferenças.

Não sei se estás ciente, mas aplicações feitas para desktop não vão correr em telemóveis, terás de programar especificamente para o telemóvel, muitas vezes até para um determinado modelo, depende do que pretendes.

Não percebi a parte de as fazer em modo gráfico, queres um editor gráfico ou queres fazer aplicações gráficas? Se queres um editor, não conheço nenhum, quando usei o toolkit o netbeans estava na versão 4.0 e tinhamos de programar sem editor de interfaces gráficas, desde então não sei como está, se queres programar aplicações com componente gráfica, basta que uses as classes que existem para isso, têm uma forma de funcionar similar a de uma applet.

Hmm, vou explorar isso dos telemóveis 🙂

Queria programar, imagina, um jogo, tem parte gráfica, e não... deixa cá ver...em "linha de comandos" 😉

Nesse caso, vais criar a parte gráfica mas não tens um editor com componentes para arrastar, tens de fazer tudo à mão, isto é, tens de programar todo o código para desenhar os objectos sem teres um editor que escreva algum código por ti nem a capacidade de arrastar componentes para dentro de um form.

Mas mesmo o código que tens de escrever é simples.

Nesse caso, vais criar a parte gráfica mas não tens um editor com componentes para arrastar, tens de fazer tudo à mão, isto é, tens de programar todo o código para desenhar os objectos sem teres um editor que escreva algum código por ti nem a capacidade de arrastar componentes para dentro de um form.

Mas mesmo o código que tens de escrever é simples.

Hmm... então vamos ver como me desenrasco. Vou agora postar uma dúvida, se quiserem depois dêem uma olhada ao tópico de dúvidas em Java 🙂