ville Posted May 24, 2008 Report Share Posted May 24, 2008 tenho que limitar o numero de strings que entram, para o programa n estourar. scanf("%50s",string); esta foi a solução que arranjei. Porém eu quero isto de uma maneira mais flexivel. O que eu queria era algo do genero scanf("%TAMSTRINGs",string); (eu sei que isto n funciona, era só para perceberem o que eu quero.) Link to comment Share on other sites More sharing options...
anolsi Posted May 24, 2008 Report Share Posted May 24, 2008 Bem uma maneira mais lenta, mas que resolve: char texto[TAMSTRINGs]; for (i=0;i<TAMSTRINGs;i++) scanf("%c", texto[i]); texto[TAMSTRINGs] = '\0' "Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
ville Posted May 24, 2008 Author Report Share Posted May 24, 2008 mas isso não discarda o resto. suponha que o buffer tem 10 de tamanho. o utilizador coloca aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. resultado: segmentation fault. Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted May 24, 2008 Report Share Posted May 24, 2008 char formatstring[10]; sprintf(formatstring, "%%%ds", tamstring); scanf(formatstring, string); onde tamstring é um inteiro com o número máximo de caracteres que queres ler. Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ville Posted May 24, 2008 Author Report Share Posted May 24, 2008 podia explicar o código sff? 😄 basicamente não percebo qual a intenção com o "%%%ds" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Baderous Posted May 24, 2008 Report Share Posted May 24, 2008 Aquilo que vais utilizar como formato para guardar a string, no scanf, é o formatstring. Esse formatstring é obtido através do sprintf, que vai guardar nesse formatstring (que foi declarado como uma string), a string "%%%ds", onde o %d vai receber o valor de tamstring. Mas para apresentar numa string o caracter '%', é necessário precedê-lo de 2 '%', pois este é um caracter especial. Assim, efectivamente o que vais ter na string formatstring é "%ds", onde o %d vai ter o valor de tamstring (por ex: se tamstring=40, então formatstring="%40s"). Assim, depois no scanf, vais ter scanf("%40s",string). Link to comment Share on other sites More sharing options...
ville Posted May 25, 2008 Author Report Share Posted May 25, 2008 Entendido! Obrigado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts