Jump to content

1,2 e 3 de Junho não abasteças combustível!!!

mpeixoto
 Share

Recommended Posts

O preço dos combustíveis está um roubo! Dia 1,2 e 3 de junho não ponhas os pés num posto GALP, REPSOL e BP. Neste país só se fazem as coisas havendo barulho. Os habitantes de Anadia todos os dias saiam ás ruas e dias depois o Ministro demitiu-se, os Professores fizeram várias manifestações e o Governo cedeu... O petróleo sobe de preço e no dia seguinte a GALP já faz aumentos quando esses barris só chegam a Portugal semanas depois, isto é um escandalo!

Eu acho que não é só por aí que esse problema consegue ser resolvido. Repara que, por exemplo o Estado leva cerca de 60% do que pagas-te. Por exemplo, em 30€, 18€ vão para o Estado, e 12€ para o combustível em si. Teoricamente só encheste o depósito com 12€ e não 30€. Também é verdade que os posto de gasolina se aproveitam da situação. Mas o grande mal a ser combatido é a associação de produtores de petróleo, esses sim, decidem se o preço do petróleo sobe ou desce. E fazem-no na melhor conveniência para eles.

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

Mais 'grave' que tudo isso, e é coisa que ninguém fala é o seguinte:

Quantas e quantas situações não há, em que bem perto uns dos outros, há 2 postos de abastecimento com diferenças na ordem dos 5/10 cêntimos e mesmo assim á pessoas que continuam a ir ao mais caro? Não são tão poucas quanto isso.... Mas se aumentam 2 cêntimos a gasolina já se queixam.... Não estou com isto a defender a chulisse que por ai anda, mas é uma realidade.

Ora por exemplo:

Galp A.S. :Torres Novas S  Gasolina: €1.474

Total :Torres Novas  Gasolina: €1.391

Distam qq coisa como 1/2 Km  +- assim por alto.

fonte: http://www.maisgasolina.com/postos/lista/c216/

edit:

Quando se mentalizarem que o petróleo não dura para sempre..

Isso já está a acontecer, mas os 'iluminados' lá acharam por bem investir no biodisel que 'á e tal... parece bem' mas é outra treta. Onde é que temos espaço para cultivo suficiente para as necessidades energeticas? Se vamos "começar a meter a comida nos carros depois comemos o que" ? Isso é tudo muito bonito de se ver mas na prática 'não é por ai o carreiro'....

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

Por isso é que reduzir os impostos sobre os combustíveis é tapar o sol com a peneira.

Eu defendo bastante mais manter-se os impostos como estão, e esse possível extra que o estado esteja a ganhar (é somente hipotético, uma vez que eu duvido que os consumos de combustível estejam no mesmo patamar) seja investido de facto em tecnologias que valem a pena.

Ainda há muitas fábricas, por exemplo, a recorrer ao petróleo como fonte de energia..

É curioso que ande tanta gente preocupada com o preço dos combustíveis, mas continuamos a ver tanta gente a andar de carro... Se as pessoas começassem a usar transportes públicos, já não tinham tanto com que se queixar.

O petróleo sobe de preço e no dia seguinte a GALP já faz aumentos quando esses barris só chegam a Portugal semanas depois, isto é um escandalo!

O problema é que há uns meses atrás também houve aumentos, e não percebo por que é que deduzem sempre que as petrolíferas estão a reflectir os aumentos dos últimos dias e não os de há uns meses atrás...

Os dados que se lêem nas notícias são muitas vezes contraditórios, por isso é difícil saber se realmente os preços dos combustíveis se devem ao preço do petróleo ou não.

Mas relativamente ao protesto, acho que faz todo o sentido, se ele for contra os preços praticados pela Galp, BP, e Repsol. Mas não percebo por que é que vão apenas restringir o protesto a esses 3 dias... Sejam inteligente e comecem a procurar os postos com preços mais baratos e deixem de ser roubados por essas 3 empresas. O problema é que como toda a gente continua a abastecer nelas, eles podem continuar a subir os preços. Mas isto é o que todas as empresas fazem, não só as dos combustíveis, os consumidores é que não são muito inteligentes.

PS: para quem ainda não conhecer -> http://www.maisgasolina.com

Rui carlos, há muita gente a andar de carro porque a sociedade está organizada assim. Aqui na Suécia, um país com dois fabricantes de automóveis (portugal não tem nenhum) há muito menos carros nas ruas do que em Portugal, apesar de o preço dos combustiveis ser o mesmo (mais coisa menos coisa) e as pessoas ganharem 3 a 5 vezes mais do que em portugal.

Há pistas para bicicletas em todo o lado. Há uma rede de transportes públicos eficiente, sempre com a preocupação de se manter moderna e onde o consumidor é respeitado.

Em Portugal não há nenhuma política para reduzir o uso de combustiveis, pelo contrário, é mesmo incentivado o consumo. Isto é feito pelo privilégio que é dado ao automóvel em demasiadas situações. Em vez de se investir em zonas com défice de transportes públicos, fazem-se umas autoestradas para os concessionários encherem a barriga. E anda assim o país como pessoal a esfolar-se e a viver relativamente mal para que os riquinhos se governem.

O estado pode perfeitamente reduzir o consumo de combustivel, mas não me parece que estão muito praí virados ja que como aqui foi dito e é verdade o estado poe ao bolso 60% do preço de venda ao consumidor.

Eu vou quase sempre de transportes públicos para a universidade (a excepção costuma ser quando tenho que fazer muitos desvios aos percursos, ou por não ter soluções a partir das 21h), apesar de cá em Braga nem serem grande coisa.

Mas arranjar estacionamento à volta da universidade a partir das 9 ou 10h começa a ser quase impossível, pois grande parte das pessoas vêm de carro.

Parece-me que há muita gente que podia usar transportes públicos e não o faz.

O estado pode perfeitamente reduzir o consumo de combustivel, mas não me parece que estão muito praí virados ja que como aqui foi dito e é verdade o estado poe ao bolso 60% do preço de venda ao consumidor.

Não percebi... Parece-me que os altos imposto, ao tornarem os combustíveis mais caros, funcionam com desincentivo ao seu uso.

Quanto mais altos estiverem os combustíveis, mas vantajosas se tornam as alternativas.

Em Portugal não há nenhuma política para reduzir o uso de combustiveis, pelo contrário, é mesmo incentivado o consumo. Isto é feito pelo privilégio que é dado ao automóvel em demasiadas situações. Em vez de se investir em zonas com défice de transportes públicos, fazem-se umas autoestradas para os concessionários encherem a barriga.

Bom,.. não estando a querer discordar a 100%, mas há aqui qq coisa que te está a escapar. Se fores ver o transito em lisboa não é igual no inicio do mes ao do final do mes, logo, significa que o problema é sim das pessoas.

E anda assim o país como pessoal a esfolar-se e a viver relativamente mal para que os riquinhos se governem.

Volto a dizer que sim senhor, anda ai uma corja a mamar, mas não é por isso que devemos de deixar de usar a nossa cabeça para pensar por nos proprios e 'resolver' o problema pelo mais simples, que é dizer mal do/s governo/s.

cool stuffs to check.

Rui carlos e david, ao que me refiro é a isto:

Noutros países, andar de carro é mais caro e em muitas situações menos cómodo do que usar outros transportes.

As pessoas aqui vão todas de bicicleta ou autocarro para o trabalho. Mas é porque existem condições para isso. Pistas de bicicleta, passadeiras para bicicletas, semáforos para bicicletas, etc. Não há uma única estrada quenão tenha um espaço reservado para andar de bicicleta de forma cómoda e segura. E por incrivel que pareça, é-me mais barato e cómodo usar os transportes públicos aqui do que em coimbra. Mais cómodo porque são mais, mais eficientes e o sistema de informação de horários e compra de bilhetes funciona.

em portugal eu fui durante três anos a pé para a faculdade porque o autocarro atrava-se na ordem dos 40 minutos, um autocarro para a faculdade, local que era frequentado por alguns milhares de pessoas por dia. Para alem disso havia relativamente poucos autocarros, só me deixavam a meio do caminho e eram mais caros do que aqui.

Fui obrigado a recorrer ao uso do automóvel por motivos económicos, ficou-me muito mais barato e simplesmente não tinha forma de me deslocar no fim de semana a casa dos meus pais sem faltar às aulas de sexta-feira a tarde ou sem me levantar as 6 da manhã de sábado e pagar cerca de 7 euros para um total de 40 km.

Eu quero ter consciencia social, mas acho que não há o mínimo de respeito pelo cidadão que é submetido a este tratamento.

O sistema de transportes ferroviários é outra "paródia". Chega a apenas aos grandes centros e depois não há transporte daí para os arredores destes ou para as localidades vizinhas.

E porquê? Porque em portugal esses serviços são vistos como uma forma de dar toneladas de dinehiro fácil a meia dúzia de empresas que os exploram, quando na verdade o lucro nem sequer devia ser um preocupação primária. Afinal de contas andamos a pagar impostos para quê? Ou melhor, para quem?

Ou seja. Quem vive numa cidade, que tenha bons transportes, e que apenas olhe para eles, até pode ser tentado a pensar que as pessoas não querem andar de transportes públicos. E até ode ser verdade, agora o que é inegável, é que o governo não está minimamente interessado em inverter esta tendencia, e não há as minimas condições para que as pessoas usem mais transportes publicos.

pedrotuga, a rede de transportes já não está assim tão má como a pintas ( pelo menos aqui no Porto não ), com o metro e os STCP existe uma rede de transportes que te levam para quase todo o lado dentro e nos arredores da cidade (arredores da cidade muitas vezes é feito através de parcerias entre os STCP e outras empresas transportadoras).

Mas quanto ao que falas das bicicletas tens razão, em Portugal ( no Porto ) não há qualquer tipo de acessibilidade para bicicletas, em lado nenhum infelizmente. Eu ando muito de bicicleta, e se quero ir para algum lado com ela ( sem ser praticar desporto para locais próprios ) sei que me vou ter de contentar com a mesma estrada que os veículos motorizados utilizam onde um gajo de bicicleta pode ter muitos problemas e apanhar vários sustos.

É o pais que temos...

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Eu vou todos os dias de carro para a faculdade. Podem considerar comodismo, mas deixei de demorar +- 1h30 para cada lado (num dia são qse 3h!) para demorar cerca de 30 minutos quando está trânsito, caso contrário em 15m estou na faculdade. Não são raros os dias que fico a trabalhar na faculdade depois de jantar e sou sincero... andar no metro na zona de chelas em Lisboa não me é confortável  😄

Para ir até à faculdade tinha de andar de autocarro, comboio e metro... ufa! Os autocarros, da LT (Lisboa Transportes), em termos de horários era do pior que há (espero que esteja melhor) e em hora de ponta andavam sempre cheios. Eu moro em Monte Abraão e a camioneta da LT que vem para aqui é a 105. Há uns anos foi permitido a Vimeca (AKA LT 😄 ) ter uma camioneta a circular por aqui e as pessoas com passe combinado só tem acesso a essa camionete pagando bilhete. Resultado... diminui-se o nº de camionetas 105 a circular :wallbash: O pessoal farta-se de estar a espera e lá paga o belo do bilhete para ir na Vimeca.

Para quem mora em Lisboa ou em zonas perto da linha da CP os tranportes até não são maus de todo. Agora para quem mora nos arredores as coisas são complicadas.

Sobre os postos que praticam preços 10cent inferiores... já abasteci e nesses posto e não me rendeu. Com o mesmo dinheiro não fazia mais KM do que quando abasteço em postos mais caros.

Daniel Amorim

VP for xRTML

http://www.xrtml.org http://www.realtime.co

As pessoas aqui vão todas de bicicleta ou autocarro para o trabalho. Mas é porque existem condições para isso. Pistas de bicicleta, passadeiras para bicicletas, semáforos para bicicletas, etc. Não há uma única estrada quenão tenha um espaço reservado para andar de bicicleta de forma cómoda e segura

Como disse e repito:

Bom,.. não estando a querer discordar a 100%, mas há aqui qq coisa que te está a escapar:
(...) mas acho que não há o mínimo de respeito pelo cidadão que é submetido a este tratamento.

E agora eu pergunto:  Deve de se reclamar por isso, ou reclamar (como se tem visto por cá) que o estado deve de baixar os impostos nos combustíveis? Ai é que está o ponto que eu estou a falar. não sei se me estou a fazer entender....

pedrotuga, a rede de transportes já não está assim tão má como a pintas

Até é. Eu se quizer andar de transportes publicos pura e simplesmente NÃO POSSO. NÃO HÁ transportes públicos que satisfação nem a 5% a minha necessidade.

cool stuffs to check.

David, acho que estamos em pleno acordo. Eu não me importo que os combustiveis sejam relativamente caros desde que sejam negociados de forma justa e que as petrolíferas não abusem da sua posição. Não tenho absolutamente nada contra.

E sim, reclamar por causa dos preços dos combustiveis é um pouco perder tempo que se podia usar para debater estratégias alternativas.

Outra conclusão a que já aqui chegámos é que nas cidades grandes os transportes são bons. Afastemo-nos uns quilómetros e é um salve-se quem puder. Este desequilibrio entre as cidades e o campo não é so nos transportes públicos, e é um sinal de atraso que tem provocado exodo rural em massa e causado desertificação e todos os problemas que isso acarreta.

Infelizmente em Portugal a qualidade dos transportes públicos não é a melhor, mas criou-se um ciclo vicioso, em que cada vez menos pessoas andam de TP, e consequentemente as empresas de transportes reduzem o número de rotas disponíveis.

Assim, a única maneira que vejo de inverter o ciclo, é os transportes particulares ficarem mais caros.

A solução também poderia passar por o estado aumentar os investimentos nos TP, o problema é que essa mediada não seria nada popular. Isto porque a quantidade de pessoas beneficiada por essa mediada seria reduzida. A única coisa que lhes interessa a continuar a poder andar de carro, e não que hajam TP melhores. E para isso basta ver a quantidade de protestos que há contra os aumentos de combustíveis, contra as portagens, contra o IA, etc., mas os protestos relativos aos TP parecem-me bem mais reduzidos.

Ou seja, parece-me que já começa a ser um problema de cultura.

Relativamente às bicicletas, as cidades portuguesas não me parecem muito propícias a tal, dadas as características de relevo...

PS: Braga não é assim tão pequena quanto isso, e os TP aqui são caros e com poucos horários. Ou seja, eu diria que bons TP só em Lisboa e Porto.

(...)reclamar por causa dos preços dos combustiveis é um pouco perder tempo que se podia usar para debater estratégias alternativas.

pois ora lá está, era precisamente isso que eu estava a dizer, o zé povinho (com todo o respeito) gosta é muito de falar por ouvir falar, e não se dá ao trabalho de parar para pensar. e se á coisa que portugal não tem fama é de ser uma cambada de burros que não somos. Agora,.. vive-se muito de modas infelizmente....😄

(...)nas cidades grandes os transportes são bons.

não diria tanto,... mas que são relativamente aceitáveis, julgo (pois não tenho conhecimentos para falar em concreto) que ainda há algum trabalho para fazer.

Este desequilibrio entre as cidades e o campo não é so nos transportes públicos, e é um sinal de atraso que tem provocado exodo rural em massa e causado desertificação e todos os problemas que isso acarreta.

Pois,.. lá está,.. o pessoal que vive "no campo" são poucos,..... é preferível agradar á maioria...  ?

mas criou-se um ciclo vicioso, em que cada vez menos pessoas andam de TP, e consequentemente as empresas de transportes reduzem o número de rotas disponíveis.

Lá está,.. é ma bola de neve, em que a culpa não é só do/s governo/s nem só das pessoas, é isso é que tem de entrar na cabeça de toda a gente!!

(ps: Já agora,. quero deixar bem claro (para não ficar mal visto! 😄 LOOOOOOL  😄😛 ) que não estou a defender o governo actual, nem os anteriores!!! 😛 )

o problema é que essa mediada não seria nada popular.

ora pois,... lá está.......  e porque é que as pessoas não se convencem que as boas medida nunca são populares? (já não sei quem é que dizia isso, mas é verdade)

eu diria que bons TP só em Lisboa e Porto.

Ora pois,... qual a percentagem de votantes abrangidos?

cool stuffs to check.