Jump to content

FireNotes Extreme UI

Guest id194
 Share

Recommended Posts

Alguém ainda se lembra do meu FireNotes?

Pois é, ainda não desisti dele e como a universidade tira-me muito tempo, basicamente que só pego nele de meses a meses, mas tenho aqui um update fresquinho já que este fórum ainda não tem um tópico dele.

Assim muito resumidamente a última versão pública é a 0.5.1 (se não estou em erro, confirmem no meu site 🙂 ), a versão 0.6 existiu a um nível interno cheia de bugs e tal, mas agora estou é a trabalhar na versão 0.7 que irá trazer muitas surpresas, especialmente a nível de interface e estruturação do código que está bastante mais limpo e muito melhor escrito. Aliás, estou em processo de reescrita. Ou seja, até à versão 0.6 foi programado em VB.NET, e agora estou a passa-lo, manualmente (para optimizar todos os bocadinhos que estiverem ao meu alcance), para C#.

Para além de toda esta reestruturação, quer a nível de código quer a nível de interface, esta notava versão irá conter algumas novidades, mas não muitas. Deixarei novas funcionalidades para as seguintes versões (e já tenho algumas engraçadas em mente) parar ir preparando a versão 1.0 final que será o culminar do FireNotes e após isso lançarei o código publicamente. E updates após essa versão, logo se verá...

Bem, eu já perdia era a mania de escrever de mais, aqui fica uma imagem do actual interface ainda a precisar de uns retoques:

http://img155.imageshack.us/my.php?image=firenotesmay2008xx9.jpg

O que acham? A única coisa que eu não gosto para já, é aqueles ícones meio acinzentados, acho que não estão a combinar bem com o resto. Ainda tenho de trabalhar melhor nas suas cores, para já, fica assim.

Aceita-se sugestões...

P.S: Isto está nesta secção porque irá servir para eu ir apresentado evoluções do trabalho. Quando esta versão estiver pronta, irá para a outra secção de apresentação de projectos...

• Replies 40
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

@tirácio

Não posso por o botão maior. Devido aquele pequeno gloss, iria ficar mal com o botão maior... Eu na altura que o desenhei experimentei maior e não ficava bem. E eu não acho que seja assim tão pequeno. Só estás a ver uma imagem não o estas a usar 🙂

Quanto ao botão do new, tas a falar devido ao ícone? É que eu não arranjei mais nenhum para ali... Escusado será dizer que não fui eu que os desenhei...

@JoaoRodrigues

Isso não vai mudar e não é vermelho, é laranja 👍 Essa cor é tipo a "marca" do programa, é tudo à volta do laranja e não vou mudar. Numa futura versão queria implementar skins, aliás isto já é uma skin, mas está tudo hardcoded e permite que os utilizadores criem skins ainda dá trabalho. Mas assim, qualquer um pode ter o aspecto que quiser e/ou apenas mudar a cor...

Já pensei em po-los laranja tb ms n ia ficar bem, primeiro porque seriam todos laranja menos alguns e depois ainda existe aquele x vermlho e iria ficar tudo mt avermelhado/laranja com excepção de 2 ou 3 ícones e não ia ficar bem. Ainda tenho de ver melhor...

Quanto ao botão do new, tas a falar devido ao ícone? É que eu não arranjei mais nenhum para ali... Escusado será dizer que não fui eu que os desenhei...

Sim, estou só a falar do ícone. Esses são os Fam Fam não é? 🙂

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Nope, os Fam Fam só existe em 16x16, estes são mais pequenos (mas também têm em versão 16x16). Vê aqui:

http://www.pinvoke.com/

Eu queria mesmo era estes:

http://www.ndesign-studio.com/stock-icons/imini/

http://www.ndesign-studio.com/stock-icons/web-2-mini/

Mas pagam-se...

Será que se eu olhar pa eles e redesenha-los, é permitido? 🙂

Se alguém conhecer outro set, bom, assim deles pequenos, mini, que diga...

Podes ser mais especifico? Não percebi o que queres dizer com "as características do ambiente onde é utilizado".

E eu não sei bem o que é o tomboy, mas algo me diz que é algo bastante diferente do que eu estou a fazer com o FireNotes...

Edit:

Tive a ver na Wikipedia o que era o Tomboy e é um pouco diferente daquilo que estou a fazer, algumas das funcionalidades que existem no Tomboy nunca irão fazer parte do meu FireNotes porque vão para além das intenções que tenho para esta aplicação. No entanto, quando lançar o código da versão final, pode ser que suscite o interesse a alguém a fazer algo parecido com o Tomboy, mas sinceramente, seria mais fácil começar do 0 porque basicamente não há muito código a aproveitar para transformar o meu FireNotes numa aplicação tipo Tomboy. Conceitos diferentes, códigos diferentes.

Posso, mas não quero. A ideia é te rum look distintivo e não usar a aparência do Windows. A versão antiga funciona dessa forma e isso faz com que a aplicação fique mesmo feia se for usado com o tema Windows Classic e/ou certos temas para o XP (ou mesmo para o Vista) vão produzir uma aplicação feia da maneira que eu a tenho construida (relativamente à versão antiga, esta nova já mudou quase tudo).

Eu sou apologista de ter todas as aplicações a encaixar bem no sistema operativo (falando do seu aspecto), mas há certas aplicações que (na minha opinião) não fica mal que tenham skins. Esta é uma delas lol e, não, não é por ser minha... Eu vejo esta aplicação como se fosse um gadget do Windows Sidebar (ou programa semelhante) a e esse tipo de gadgets normalmente tem o seu próprio aspecto. A única diferença é que não é um gadget, mas sim uma simples aplicação.

Mas tipo, isto só vai ser assim nesta janela principal, a janela do About (não é que ai existam muitos controlos) já usa o aspecto do Windows, assim como a janela de Settings o fará (ainda não a comecei 😄 ) e possivelmente outras janelas quais queres que venha a precisa. Só mesmo a janela principal é que terá este aspecto.

E para terminar, eu fiz vários testes no passado e simplesmente, esta (a actual) é a melhor escolha:

http://img249.imageshack.us/img249/7130/xpsc5.th.jpg

Aspecto no XP em no tema por omissão com 2 esquemas de cores diferentes.

http://img214.imageshack.us/img214/6636/vistaqq4.th.jpg

Aspecto no Vista sem o Aero e com o Aero ligado.

http://img145.imageshack.us/img145/2180/clasickryptonyu3.th.jpg

Aspecto do Windows Classic e uma outra hipótese que é o look produzido pelo toolkit que estou a usar.

Como podes ver, nenhum deles fica bem a não ser o que não usa o aspecto do Windows. Sim, poderias dizer para que não usar aquele banner laranja e tal mas isso iria contra o que eu quero fazer. Que basicamente é tornar esta aplicação mais agradável a vista (sim, pode não gostar do laranja, mas como disse, numa futura versão isso poderá mudar).

Como podes ver pela versão antiga:

http://img242.imageshack.us/img242/3420/newnotenotifymenumu5.th.jpg

Isto é assim um bocado para o feio...

Quanto ao Toolkit, bem, se te referes aos controlos que estão dentro do Form, estou a usar o Krypton Toolkit. Se te referes à janela em si, não uso nada, programei tudo. No entanto, quero ver se no futuro melhoro muito, ou seja, colocar a janela com anti-aliasing em vez da actual. Isso seria simples se o Form tivesse um tamanho fixo, mas como não tem (cada utilizador põe o tamanho que quer) ainda vai demorar um pouco até conseguir fazer exactamente o que quero...

Pois, eu estava-me a referir ao banner vermelho. Não tinha visto bem a forma ocmo é usado parecia-me a barra de título da janela.

Pessoalmente não sou muito adepto de inserir design em aplicações, mas isso sou eu.

Eu por acaso adoro 😛

@Nazgulled: programas-te o FireNotes em quê? Está um espectáculo 🙂

E o design também adoro, para mim não precisavas de mudar nada 🙂

EDIT:

@Nazgulled: encontrei-te uns icones 16x16, vê lá se gostas:

http://rapidshare.com/files/55933469/mini_icons.rar

Tem mais de 2000 em 5Mb.

-2000 Icons in 16x16 PNGs

-100 RSS Feed Bars and Icons

-500 Button Bars (PNGs and GIFs)

silk_preview_small.gif

Pois, eu estava-me a referir ao banner vermelho. Não tinha visto bem a forma ocmo é usado parecia-me a barra de título da janela.

Pessoalmente não sou muito adepto de inserir design em aplicações, mas isso sou eu.

E é a barra do título da janela lol... Mas lá está, como eu já disse várias vezes, eu não considero isto uma aplicação como tantas outras que tem montes de diálogos e controlos e bla bla, considero isto mais um tipo de um gadget como se fosse do Windows Sidebar ou Konfabulator por exemplo, a única diferença é que é uma aplicação standalone. Acredita que uma aplicação destas fica muito melhor com aspecto assim do que com os controlos do Windows e isso podes facilmente ver pelo screenshots da versão antiga que simplesmente é horrível.

Há aplicações e aplicações, umas ficam bem com skins, outras não. Esta, acho que é uma das que fica bem, mas respeito a tua opinião.

@DJ_BloodHunter

Está programado em C# a versão antiga era em VB.NET, mas esta nova versão tem o código totalmente reescrito em C#. Não precisava de mudar? Claro que precisava, o aspecto antigo estava horrível...

Quanto aos ícones, esses são demasiado grandes (16x16 só serve para menus e não é isso que eu estava à procura) para os botões que eu estava a falar e esses ícones são os Fam Fam já mencionados anteriormente, mas se esse pack tem 2000 então deve ter outros ícones também. De qualquer forma o look final já está praticamente feito, só mudou algumas coisinhas em ralação ao último screenshot colocado aqui.

E é a barra do título da janela lol... Mas lá está, como eu já disse várias vezes, eu não considero isto uma aplicação como tantas outras que tem montes de diálogos e controlos e bla bla, considero isto mais um tipo de um gadget como se fosse do Windows Sidebar ou Konfabulator por exemplo, a única diferença é que é uma aplicação standalone. Acredita que uma aplicação destas fica muito melhor com aspecto assim do que com os controlos do Windows e isso podes facilmente ver pelo screenshots da versão antiga que simplesmente é horrível.

Há aplicações e aplicações, umas ficam bem com skins, outras não. Esta, acho que é uma das que fica bem, mas respeito a tua opinião.

@DJ_BloodHunter

Está programado em C# a versão antiga era em VB.NET, mas esta nova versão tem o código totalmente reescrito em C#. Não precisava de mudar? Claro que precisava, o aspecto antigo estava horrível...

Quanto aos ícones, esses são demasiado grandes (16x16 só serve para menus e não é isso que eu estava à procura) para os botões que eu estava a falar e esses ícones são os Fam Fam já mencionados anteriormente, mas se esse pack tem 2000 então deve ter outros ícones também. De qualquer forma o look final já está praticamente feito, só mudou algumas coisinhas em ralação ao último screenshot colocado aqui.

@Nazgulled: hmm okay. Já agora um design desse tipo também dá para fazer com o VB.Net? 🙂

Gramava mesmo...

Dá, porquê que havia de não dar? Só muda praticamente a linguagem...

Mas eu ainda tenciono melhorar a coisa e fazer com que os cantos sejam suaves e possivelmente com uma sombra à-lá-Vista, mas isso ainda vai dar trabalho...

Não me sabes dizer nenhum tutorial sobre como fazer isso? :x

Eu saquei agora o toolkit que usas... parece ser muito fixe 🙂

É complicado porque as formas que a maioria faz é usar o WndProc para captar a mensagem NC_PAINT (para pintar os borders e a caption), eu optei por esconder os borders e criar os meus, foi mais fácil para mim desta forma, mas não tenho tempo para tar a explicar ao pormenor... Eu tenho intenções de fazer uma classe que facilite isto tudo, mas ainda vai demorar...

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.