Guest id194 Posted May 24, 2008 at 12:01 AM Report #187035 Posted May 24, 2008 at 12:01 AM Alguém ainda se lembra do meu FireNotes? Pois é, ainda não desisti dele e como a universidade tira-me muito tempo, basicamente que só pego nele de meses a meses, mas tenho aqui um update fresquinho já que este fórum ainda não tem um tópico dele. Assim muito resumidamente a última versão pública é a 0.5.1 (se não estou em erro, confirmem no meu site 🙂 ), a versão 0.6 existiu a um nível interno cheia de bugs e tal, mas agora estou é a trabalhar na versão 0.7 que irá trazer muitas surpresas, especialmente a nível de interface e estruturação do código que está bastante mais limpo e muito melhor escrito. Aliás, estou em processo de reescrita. Ou seja, até à versão 0.6 foi programado em VB.NET, e agora estou a passa-lo, manualmente (para optimizar todos os bocadinhos que estiverem ao meu alcance), para C#. Para além de toda esta reestruturação, quer a nível de código quer a nível de interface, esta notava versão irá conter algumas novidades, mas não muitas. Deixarei novas funcionalidades para as seguintes versões (e já tenho algumas engraçadas em mente) parar ir preparando a versão 1.0 final que será o culminar do FireNotes e após isso lançarei o código publicamente. E updates após essa versão, logo se verá... Bem, eu já perdia era a mania de escrever de mais, aqui fica uma imagem do actual interface ainda a precisar de uns retoques: http://img155.imageshack.us/my.php?image=firenotesmay2008xx9.jpg O que acham? A única coisa que eu não gosto para já, é aqueles ícones meio acinzentados, acho que não estão a combinar bem com o resto. Ainda tenho de trabalhar melhor nas suas cores, para já, fica assim. Aceita-se sugestões... P.S: Isto está nesta secção porque irá servir para eu ir apresentado evoluções do trabalho. Quando esta versão estiver pronta, irá para a outra secção de apresentação de projectos...
djthyrax Posted May 24, 2008 at 10:11 AM Report #187079 Posted May 24, 2008 at 10:11 AM Na minha opinião, o botão de fechar está muito pequeno para aquela área do gradiente... E ícone do new não se vê muito bem. De resto, gostei bastante. 🙂 Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
JoaoRodrigues Posted May 24, 2008 at 12:27 PM Report #187116 Posted May 24, 2008 at 12:27 PM A única coisa que mudava era a cor vermelha para outra menos cansativa. Quantos aos botões cinzentos, um leve colorir da cor da banner ficava bem 🙂 Tá porreiro 👍
Guest id194 Posted May 24, 2008 at 02:12 PM Report #187132 Posted May 24, 2008 at 02:12 PM @tirácio Não posso por o botão maior. Devido aquele pequeno gloss, iria ficar mal com o botão maior... Eu na altura que o desenhei experimentei maior e não ficava bem. E eu não acho que seja assim tão pequeno. Só estás a ver uma imagem não o estas a usar 🙂 Quanto ao botão do new, tas a falar devido ao ícone? É que eu não arranjei mais nenhum para ali... Escusado será dizer que não fui eu que os desenhei... @JoaoRodrigues Isso não vai mudar e não é vermelho, é laranja 👍 Essa cor é tipo a "marca" do programa, é tudo à volta do laranja e não vou mudar. Numa futura versão queria implementar skins, aliás isto já é uma skin, mas está tudo hardcoded e permite que os utilizadores criem skins ainda dá trabalho. Mas assim, qualquer um pode ter o aspecto que quiser e/ou apenas mudar a cor... Já pensei em po-los laranja tb ms n ia ficar bem, primeiro porque seriam todos laranja menos alguns e depois ainda existe aquele x vermlho e iria ficar tudo mt avermelhado/laranja com excepção de 2 ou 3 ícones e não ia ficar bem. Ainda tenho de ver melhor...
djthyrax Posted May 24, 2008 at 02:14 PM Report #187134 Posted May 24, 2008 at 02:14 PM Quanto ao botão do new, tas a falar devido ao ícone? É que eu não arranjei mais nenhum para ali... Escusado será dizer que não fui eu que os desenhei... Sim, estou só a falar do ícone. Esses são os Fam Fam não é? 🙂 Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
Guest id194 Posted May 24, 2008 at 02:18 PM Report #187136 Posted May 24, 2008 at 02:18 PM Nope, os Fam Fam só existe em 16x16, estes são mais pequenos (mas também têm em versão 16x16). Vê aqui: http://www.pinvoke.com/ Eu queria mesmo era estes: http://www.ndesign-studio.com/stock-icons/imini/ http://www.ndesign-studio.com/stock-icons/web-2-mini/ Mas pagam-se... Será que se eu olhar pa eles e redesenha-los, é permitido? 🙂 Se alguém conhecer outro set, bom, assim deles pequenos, mini, que diga...
Guest id194 Posted May 25, 2008 at 02:27 AM Report #187310 Posted May 25, 2008 at 02:27 AM Aqui fica um pequeno update. Basicamente, alterei um pouco os ícones: http://img205.imageshack.us/img205/4272/firenotesmay20082rw9.th.jpg
pedrotuga Posted May 25, 2008 at 11:21 AM Report #187323 Posted May 25, 2008 at 11:21 AM Só uma pergunta que pode ser um pouco estúpida: Não dá para fazer isso de forma a que o UI tenha as características do ambiente onde é utilizado? Anyway, boa onda, pode ser que os utilizadores do windows venham a ter uma alternativa ao tomboy, que curiosamente usa mono.
Guest id194 Posted May 25, 2008 at 11:46 AM Report #187326 Posted May 25, 2008 at 11:46 AM Podes ser mais especifico? Não percebi o que queres dizer com "as características do ambiente onde é utilizado". E eu não sei bem o que é o tomboy, mas algo me diz que é algo bastante diferente do que eu estou a fazer com o FireNotes... Edit: Tive a ver na Wikipedia o que era o Tomboy e é um pouco diferente daquilo que estou a fazer, algumas das funcionalidades que existem no Tomboy nunca irão fazer parte do meu FireNotes porque vão para além das intenções que tenho para esta aplicação. No entanto, quando lançar o código da versão final, pode ser que suscite o interesse a alguém a fazer algo parecido com o Tomboy, mas sinceramente, seria mais fácil começar do 0 porque basicamente não há muito código a aproveitar para transformar o meu FireNotes numa aplicação tipo Tomboy. Conceitos diferentes, códigos diferentes.
pedrotuga Posted May 25, 2008 at 11:58 AM Report #187327 Posted May 25, 2008 at 11:58 AM Tipo, estas a desenhar o gui, a escolher cores etc. Não é possivel deixares isso de forma a que uma janela da tua aplicação se pareça com qualquer outra janela so sistema operativo do utilizador? já agora, que toolkit é que estás a usar?
Guest id194 Posted May 25, 2008 at 12:35 PM Report #187334 Posted May 25, 2008 at 12:35 PM Posso, mas não quero. A ideia é te rum look distintivo e não usar a aparência do Windows. A versão antiga funciona dessa forma e isso faz com que a aplicação fique mesmo feia se for usado com o tema Windows Classic e/ou certos temas para o XP (ou mesmo para o Vista) vão produzir uma aplicação feia da maneira que eu a tenho construida (relativamente à versão antiga, esta nova já mudou quase tudo). Eu sou apologista de ter todas as aplicações a encaixar bem no sistema operativo (falando do seu aspecto), mas há certas aplicações que (na minha opinião) não fica mal que tenham skins. Esta é uma delas lol e, não, não é por ser minha... Eu vejo esta aplicação como se fosse um gadget do Windows Sidebar (ou programa semelhante) a e esse tipo de gadgets normalmente tem o seu próprio aspecto. A única diferença é que não é um gadget, mas sim uma simples aplicação. Mas tipo, isto só vai ser assim nesta janela principal, a janela do About (não é que ai existam muitos controlos) já usa o aspecto do Windows, assim como a janela de Settings o fará (ainda não a comecei 😄 ) e possivelmente outras janelas quais queres que venha a precisa. Só mesmo a janela principal é que terá este aspecto. E para terminar, eu fiz vários testes no passado e simplesmente, esta (a actual) é a melhor escolha: http://img249.imageshack.us/img249/7130/xpsc5.th.jpg Aspecto no XP em no tema por omissão com 2 esquemas de cores diferentes. http://img214.imageshack.us/img214/6636/vistaqq4.th.jpg Aspecto no Vista sem o Aero e com o Aero ligado. http://img145.imageshack.us/img145/2180/clasickryptonyu3.th.jpg Aspecto do Windows Classic e uma outra hipótese que é o look produzido pelo toolkit que estou a usar. Como podes ver, nenhum deles fica bem a não ser o que não usa o aspecto do Windows. Sim, poderias dizer para que não usar aquele banner laranja e tal mas isso iria contra o que eu quero fazer. Que basicamente é tornar esta aplicação mais agradável a vista (sim, pode não gostar do laranja, mas como disse, numa futura versão isso poderá mudar). Como podes ver pela versão antiga: http://img242.imageshack.us/img242/3420/newnotenotifymenumu5.th.jpg Isto é assim um bocado para o feio... Quanto ao Toolkit, bem, se te referes aos controlos que estão dentro do Form, estou a usar o Krypton Toolkit. Se te referes à janela em si, não uso nada, programei tudo. No entanto, quero ver se no futuro melhoro muito, ou seja, colocar a janela com anti-aliasing em vez da actual. Isso seria simples se o Form tivesse um tamanho fixo, mas como não tem (cada utilizador põe o tamanho que quer) ainda vai demorar um pouco até conseguir fazer exactamente o que quero...
pedrotuga Posted June 8, 2008 at 01:26 PM Report #190076 Posted June 8, 2008 at 01:26 PM Pois, eu estava-me a referir ao banner vermelho. Não tinha visto bem a forma ocmo é usado parecia-me a barra de título da janela. Pessoalmente não sou muito adepto de inserir design em aplicações, mas isso sou eu.
Ivo Pereira Posted June 8, 2008 at 02:19 PM Report #190085 Posted June 8, 2008 at 02:19 PM Pois, eu estava-me a referir ao banner vermelho. Não tinha visto bem a forma ocmo é usado parecia-me a barra de título da janela. Pessoalmente não sou muito adepto de inserir design em aplicações, mas isso sou eu. Eu por acaso adoro 😛 @Nazgulled: programas-te o FireNotes em quê? Está um espectáculo 🙂 E o design também adoro, para mim não precisavas de mudar nada 🙂 EDIT: @Nazgulled: encontrei-te uns icones 16x16, vê lá se gostas: http://rapidshare.com/files/55933469/mini_icons.rar Tem mais de 2000 em 5Mb. -2000 Icons in 16x16 PNGs -100 RSS Feed Bars and Icons -500 Button Bars (PNGs and GIFs)
Guest id194 Posted June 8, 2008 at 03:36 PM Report #190099 Posted June 8, 2008 at 03:36 PM Pois, eu estava-me a referir ao banner vermelho. Não tinha visto bem a forma ocmo é usado parecia-me a barra de título da janela. Pessoalmente não sou muito adepto de inserir design em aplicações, mas isso sou eu. E é a barra do título da janela lol... Mas lá está, como eu já disse várias vezes, eu não considero isto uma aplicação como tantas outras que tem montes de diálogos e controlos e bla bla, considero isto mais um tipo de um gadget como se fosse do Windows Sidebar ou Konfabulator por exemplo, a única diferença é que é uma aplicação standalone. Acredita que uma aplicação destas fica muito melhor com aspecto assim do que com os controlos do Windows e isso podes facilmente ver pelo screenshots da versão antiga que simplesmente é horrível. Há aplicações e aplicações, umas ficam bem com skins, outras não. Esta, acho que é uma das que fica bem, mas respeito a tua opinião. @DJ_BloodHunter Está programado em C# a versão antiga era em VB.NET, mas esta nova versão tem o código totalmente reescrito em C#. Não precisava de mudar? Claro que precisava, o aspecto antigo estava horrível... Quanto aos ícones, esses são demasiado grandes (16x16 só serve para menus e não é isso que eu estava à procura) para os botões que eu estava a falar e esses ícones são os Fam Fam já mencionados anteriormente, mas se esse pack tem 2000 então deve ter outros ícones também. De qualquer forma o look final já está praticamente feito, só mudou algumas coisinhas em ralação ao último screenshot colocado aqui.
Ivo Pereira Posted June 8, 2008 at 03:54 PM Report #190106 Posted June 8, 2008 at 03:54 PM E é a barra do título da janela lol... Mas lá está, como eu já disse várias vezes, eu não considero isto uma aplicação como tantas outras que tem montes de diálogos e controlos e bla bla, considero isto mais um tipo de um gadget como se fosse do Windows Sidebar ou Konfabulator por exemplo, a única diferença é que é uma aplicação standalone. Acredita que uma aplicação destas fica muito melhor com aspecto assim do que com os controlos do Windows e isso podes facilmente ver pelo screenshots da versão antiga que simplesmente é horrível. Há aplicações e aplicações, umas ficam bem com skins, outras não. Esta, acho que é uma das que fica bem, mas respeito a tua opinião. @DJ_BloodHunter Está programado em C# a versão antiga era em VB.NET, mas esta nova versão tem o código totalmente reescrito em C#. Não precisava de mudar? Claro que precisava, o aspecto antigo estava horrível... Quanto aos ícones, esses são demasiado grandes (16x16 só serve para menus e não é isso que eu estava à procura) para os botões que eu estava a falar e esses ícones são os Fam Fam já mencionados anteriormente, mas se esse pack tem 2000 então deve ter outros ícones também. De qualquer forma o look final já está praticamente feito, só mudou algumas coisinhas em ralação ao último screenshot colocado aqui. @Nazgulled: hmm okay. Já agora um design desse tipo também dá para fazer com o VB.Net? 🙂 Gramava mesmo...
Guest id194 Posted June 8, 2008 at 04:41 PM Report #190116 Posted June 8, 2008 at 04:41 PM Dá, porquê que havia de não dar? Só muda praticamente a linguagem... Mas eu ainda tenciono melhorar a coisa e fazer com que os cantos sejam suaves e possivelmente com uma sombra à-lá-Vista, mas isso ainda vai dar trabalho...
Ivo Pereira Posted June 8, 2008 at 04:52 PM Report #190121 Posted June 8, 2008 at 04:52 PM Dá, porquê que havia de não dar? Só muda praticamente a linguagem... Mas eu ainda tenciono melhorar a coisa e fazer com que os cantos sejam suaves e possivelmente com uma sombra à-lá-Vista, mas isso ainda vai dar trabalho... Não me sabes dizer nenhum tutorial sobre como fazer isso? :x Eu saquei agora o toolkit que usas... parece ser muito fixe 🙂
Guest id194 Posted June 8, 2008 at 05:11 PM Report #190125 Posted June 8, 2008 at 05:11 PM É complicado porque as formas que a maioria faz é usar o WndProc para captar a mensagem NC_PAINT (para pintar os borders e a caption), eu optei por esconder os borders e criar os meus, foi mais fácil para mim desta forma, mas não tenho tempo para tar a explicar ao pormenor... Eu tenho intenções de fazer uma classe que facilite isto tudo, mas ainda vai demorar...
Ivo Pereira Posted June 8, 2008 at 05:17 PM Report #190127 Posted June 8, 2008 at 05:17 PM Ah ok na boa. Já agora onde arranjas-te os ícones do teu programa actual?
Guest id194 Posted June 8, 2008 at 05:54 PM Report #190134 Posted June 8, 2008 at 05:54 PM Quais ícones? Na primeira página deste tópico já tem bué de links para os ícones que uso...
Recommended Posts