Jump to content
teckV

[Joomla] Apresentação e conceitos (1.x)

Recommended Posts

teckV

Introdução

O Joomla é um CMS (Content Management System)um Sistema de Gestão de Conteúdosisto éuma base tecnológica para o desenvolvimento de Portais ou Sites personalizados. Fornece uma framework de componentes de programação desenvolvidos em PHPque permite a criação muito rápida de Portais ou qualquer outro tipo de sites sem que se tenha de ter conhecimentos de programação ou mesmo de administração de sistemas. Existem diversos Host-Providersentidades que fornecem alojamento de sites e que gerem o sistema em que o site operaespecializados em Joomla em que instalam o Joomla por vocês e apenas têm de administrar o Portal a partir do site de administração do Joomla que é muito simples de usar. Outros Host-Providers não instalam o Joomlamas fornecem já toda a estrutura necessária como o MySQL (Base de dados usada pelo Joomla) e o Web Server com PHPque pode ser ou o Apache ou o Internet Information Server da M$bastando a vocês fazer o Upload do Joomla e sua configuração (Estes procedimentos vão ser explicados passo-a-passo). A sua arquitectura modulartipo blocos que partilham a mesma base tecnológica e comunicam entre si segundo determinadas regras e conceitosdisponibilizando uma API para que se possa de uma forma clara e simples desenvolver componentes específicos às vossas necessidades e integrá-los na estrutura do Joomla. Podemos dizer que o Joomla é um portal “out of the box” (pronto a usar) e também uma base de objectos de programação que executam as diversas tarefas inerentes a uma portal /site complexo para que possam desenvolver apenas os componente que são específicos ao vosso interesse pessoal sem terem de recriar a estrutura baseusando os componente já desenvolvidos para muitas tarefascomo gerir utilizadores e autenticaçõesum sistema fabuloso de gestão de Layouts (GUI/Înterfaces/Desenho gráfico do site) através do conceito de templates. Muito facilmente integram as vossas aplicações na estrutura base do Joomla e podem tirar proveito de muitas funcionalidades interessantes e poderosas. Um utilizador com conhecimentos de desenho gráfico pode criar um visual/design para o seu site sem perceber dos aspectos mais complexos de programação.

Existe toda uma comunidade (qualquer programador com conhecimentos para tal também pode criar componentes para o Joomla e disponibilizá-los para a comunidade) a desenvolver componentesblocos de aplicações que se integram no Joomla e que se integram também nos componentes que vocês criarem. Juntando o Joomlaos componentes de terceiros e os vossos próprios componentes (esta parte não é necessária para terem um portal completo) podem-se criar complexos portais e aplicações web. Só como exemplo posso dizer que já testei componentes para cria lojas virtuais com pagamentos PayPalLeilões e integração com o E-Baycomponentes para gestão de EquipesClansforumswiki´sgalerias de imagens com diversas funcionalidadesgestão de servidores/serviçosbackups do portalrelatóriosestatísticas avançadas e gestão de comunidades on-lineRSS feeds (blocos que integram noticias de outros sites que as disponibilizam por feeds RSS)Instant MessagingPools de Votaçãoum explorador remoto (tipo o Windows explorar só que sobre http e permite gerirem pastas em servidores remotos com http (muitos bom para guardar ficheiros on-line que podem descarregar em qualquer sitio com acesso à Internet) entre muitos outros.

Tudo em Open-Source e gratuito.

O Joomla é uma estrutura base que gere conteudos que podem ser tudo o que for possivel publicar num portal e podem estar ou não publicados:

O Joomla está organizado em SecçõesCategorias e Itens de Conteúdo

As Secções são contentores de Categorias

As Categorias são contentores de Itens de Conteúdo

Os Itens de Conteúdo são os artigos e conteúdos que publicam no Portal

O joomla pode ser extendido com componentes que se integram na estrutura e partilham recursos:

Componente - Core das funcionalidades

Módulos  - Blocos aplicacionais que fornecem o GUI - User Interface para os componentes e são considerados Conteudos que podem ser Publicados.

Para mais informações consultem os locais oficiais do Joomla e respectiva comunidade. Este projecto é acompanhado por uma comunidade activa que podem encontrar no fórum próprio do Joomla.

Site oficial:

http://www.joomla.org

Fórum oficial

http://forum.joomla.org

Ajuda mais detalhada e específica do Joomla. Site oficial

http://help.joomla.org

Tutoriais de Instalação Oficiais

http://help.joomla.org/content/category/15/99/132/

Host-Providers com Joomla já instalado:

http://www.joomla-hosting.com/

http://www.siteground.com/joomla-hosting.htm

http://www.abel-art.com/

http://www.buyhttp.com/

Knowlodge Revolution - klog

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.