Jump to content

Existe algum arser de INI, YAML ou outro em javascript?

pedrotuga
 Share

Recommended Posts

Preciso de usar um destes formatos de texto para fazer um formulário daqueles dinâmicos que muda conforme as selecções.

A ideia é mesmo gerar o formulário no cliente usando javascript e dados que estão num ficheiro ou em INI ou em YAML ou coisa parecida

XML não é opção porque o ficheiro onde os dados estao vai ter que ser editado por leigos, e meter-lhes um XML à fernte está fora de questão.

Tinha pensado em usar ou INI ou YAML. Alguem alguma vez usou um parser para isso ou sabe se existe e que funcione bem sem grandes complicações? Para qual formato?

Sugerem algum outro formato?

Penso nao haver problemas ao usares um ini ou outro genero... com o request pegas no valor, e depois brincas com splits e/ou expressoes regulares... quanto a parser... não sei se ha... mas penso sao ser muito dificil de fazer um (dependendo da complexidade dos dados )

Não sou muito adepto dessa via. Gosto mais da velha filosofia do unix, fazer uma coisa e fazê-la bem. Prefiro usar um parser desenvolvido extensivamente do que fazer eu um esboço de um parser às três pancadas que a médio prazo dá falhas por todo o lado.

Mas andei a ler melhor sobre estes formatos e descobri que o INI não me serve, eu preciso de uma estrutura ierarquica e o INI não suporta isso.

YAML parece-me a melhor opção... mas não há nenum parser por aí, pelo menos que eu conheça, slack_guy, esse projecto não é actualizado no sf.net há cinco anos. E não é um parser, é só um dumper, e pouco desenvolvido.

Estou a pensar em usar JSON mas parece-me claramente menos intuitivo para leigos que yaml

PedroTuga, uma ideia agora com isso do json, podias por exemplo criar um formulario simples (backoffice) onde esses "leigos" escreviam tudo "user friendely" e depois com a ajuda do PHP/ASP/PY ou outra linguagem armazenavas e e convertias para JSon.

Assim, tu programavas tudo bonitinho tinhas a informaçao toda organizada numa base de dados e acedias facilmente...

é só uma ideia... não sei bem ao certo o que queres...

"Quando eu for grande quero ser como o Celso"

👍

Essa ideia é simplesmente a forma de fazer isto que eu estou a fazer mas em condições  🙂

Dá muito mais trabalho como estás a dizer, mas fica bem feito.

Só que isto é para um serviço pago que eu estou a fazer. Eu tinha sugerido uma coisa em condições ao cliente mas ele não quis porque lhe custaria mais dinheiro... que é que eu posso fazer? Temos pena.

👍

Essa ideia é simplesmente a forma de fazer isto que eu estou a fazer mas em condições  🙂

Dá muito mais trabalho como estás a dizer, mas fica bem feito.

Só que isto é para um serviço pago que eu estou a fazer. Eu tinha sugerido uma coisa em condições ao cliente mas ele não quis porque lhe custaria mais dinheiro... que é que eu posso fazer? Temos pena.

Então lixa-os faz load logo de um TXT não metas opções nenhumas de jeito eles que se lixem! LOL 😛

"Quando eu for grande quero ser como o Celso"