arieugon Posted May 21, 2008 at 10:26 AM Report Share #186422 Posted May 21, 2008 at 10:26 AM boas e o seguinte eu estou a fazer um projecto em Ubuntu 8.04 como servidor e o objectivo é este vir a fornecer serviços de: -VOIP -ShoutCast -Game Server (Counter Strike) alguem me pode dar uma ajuda sff? é urgente cumps P.S: isto foi uma aventura porque eu tenho muita pouca experiencia em Linux e ando desnorteado Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Pintassilgo Posted May 21, 2008 at 06:03 PM Report Share #186511 Posted May 21, 2008 at 06:03 PM Já tens o Ubuntu server edition instalado? cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com// Link to comment Share on other sites More sharing options...
Platonic Posted May 21, 2008 at 06:54 PM Report Share #186523 Posted May 21, 2008 at 06:54 PM Éh lá que grande projecto, andava com essa ideia para aproveitar um pc velho. Depois dá noticias se der ok? Pode ser que também o utilize. Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted May 21, 2008 at 11:28 PM Report Share #186599 Posted May 21, 2008 at 11:28 PM Já tens o Ubuntu server edition instalado? Se é o server edition ou não, não faz diferença. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
falco Posted May 22, 2008 at 12:35 AM Report Share #186615 Posted May 22, 2008 at 12:35 AM Claro que faz diferença, se não fizesse, não haveriam edições diferentes. A diferença está na optimização da instalação por omissão para as tarefas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted May 22, 2008 at 04:21 PM Report Share #186735 Posted May 22, 2008 at 04:21 PM Claro que faz diferença, se não fizesse, não haveriam edições diferentes. A diferença está na optimização da instalação por omissão para as tarefas. Para quem está a começar no mundo do GNU/Linux (vê o PS dele), não ajuda muito estares a dizer isso. É preferível ele começar a fazer graficamente e depois, um dia mais tarde quando tiver mais experiência e conhecimentos, usar a Server Edition. Isto em relação à facilidade de uso, porque em relação à optimização, Ubuntu não é propriamente a distro mais optimizada. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted May 22, 2008 at 04:33 PM Report Share #186739 Posted May 22, 2008 at 04:33 PM Para o software que ele quer instalar um ambiente gráfico não ajuda em nada que me possa lembrar. Eu aconselho vivamente o uso de uma edição para servidor, está mais optimizada, tem uma footprint menor, não tem uma carrada de coisas que não interessam e que podem ser inseguras, tem updates agendados em conformidade com o uso de um servidor e tem suporte mais longo. Mas claro a distribuição de desktop tambem funcionará. Para responder ao post inicial:aluga um servidor, instala o ubuntu (server edition de preferencia) e instala todo o software que precisas usando o gestor de pacotes. Não tem muito mais que se lhe diga. Se é para usar um servidor caseiro desiste da deia, uma ligação caseira não é de todo capaz de providenciar esses serviços que referes. Link to comment Share on other sites More sharing options...
arieugon Posted May 22, 2008 at 07:58 PM Author Report Share #186782 Posted May 22, 2008 at 07:58 PM boas novamente obrigado pelas respostas brevias mas o meu desktop deu o berro :S bem com isto tudo e com uma conversa que tive com um colega meu ele aconselhou-me a usar o Fedora 9, o que voces acham? dêm ideias sff, preciso de entregar este projecto dia 28 e estou a ver a minha vida a andar para tras.... cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
mpeixoto Posted May 23, 2008 at 03:14 PM Report Share #186918 Posted May 23, 2008 at 03:14 PM O servidor de counter-strike é fácil de instalar, basta seguíres estes passos: http://supportwiki.steampowered.com/pt/Steam_for_Linux Ubuntu ou Fedora? Faz pim pam pum, qualquer um serve. O objectivo é meteres esses serviços a rodar. My Blogue... Link to comment Share on other sites More sharing options...
arieugon Posted May 23, 2008 at 08:53 PM Author Report Share #186994 Posted May 23, 2008 at 08:53 PM pois...ja decidi e vai ficar Fedora 9 ...agora basta configurar serviços aceitam-se ideias Link to comment Share on other sites More sharing options...
falco Posted May 31, 2008 at 10:14 PM Report Share #188866 Posted May 31, 2008 at 10:14 PM Para quem está a começar no mundo do GNU/Linux (vê o PS dele), não ajuda muito estares a dizer isso. É preferível ele começar a fazer graficamente e depois, um dia mais tarde quando tiver mais experiência e conhecimentos, usar a Server Edition. Isto em relação à facilidade de uso, Discordo! GUIs não têm lugar em servidores. Quem precisa de GUIs para ter servidores, não tem condições para ter servidores. Eu aprendi a usar GNU/Linux para servidores sem GUI. Não é nada do outro mundo. Quem quer correr servidores está disposto a realizar tarefas técnicas inerentemente. O window$ é uma aberração neste aspecto. aceitam-se ideias Ideias para quê? porque em relação à optimização, Ubuntu não é propriamente a distro mais optimizada. Discordo! Ubuntu tem uma instalação por omissão para servidor bastante boa. Link to comment Share on other sites More sharing options...
LordJonas Posted June 1, 2008 at 09:25 AM Report Share #188920 Posted June 1, 2008 at 09:25 AM Boas... Vamos lá a clarificar as águas por aqui: 1. As versões Servidor que existem das distro de Linux são precisamente optimizadas para rodar todo esses serviços necessários para que os utilizadores on-line das aplicações não sintam qq tipo de dificuldade. Por isso mesmo não encontras nenhuma versão servidor de linux que tenha desktop gráfico visto o mesmo consumir uma boa parte dos recursos do pc. 2. Instalar uma versão desktop e utilizar essa versão como servidor é um risco grande mesmo sendo o Linux mto mais fiável que o Windows em termos de fiabilidade dos serviços e robustez das aplicações. 3. Se vais correr uma versão desktop de linux como servidor é bom que tenhas uma máquina que possua bastantes recursos disponíveis em termos de memória e cpu. 4. Tenho um servidor para um jogo de simulação de aviões da 2ª Guerra Mundial instalado num pc velhinho: Intel 386, 800 MHz, 256MB de ram, gráfica pci de 8MB, disco de 10GB, Ubuntu Server 7.... Isto tdo serve para dizer que existe uma razão especifica para as versões server e pq aplicações destinadas a serem utilizadas simultaneamente por vários users on-line deverão estar a correr num servidor dedicado... 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts