Jump to content

[Resolvido] Certificados SSL grátis


Guest tsenart
 Share

Recommended Posts

Se forem gratuitos não são 'certificados'.

Eu explico.

Quando uma aplicação se liga a outro computador através de uma rede ip (internet por exemplo) usando SSL, tem que usar uma chave para encriptar os dados. Se essa chave não existir no teu computador então tem que ser negociada com  o computador ao qual te estás a ligar.

Este momento é que é importante. Se a chave for emitida por uma empresa de serviços de encriptação (nem sei como lhe hei-de chamar) então a o windows confia logo nela à partida e não precisas de fazer nada. Se não a tua aplicação mostra-te uma caixa de diálogo a dizer:"o computador com IP X está a mandar a chave Y, aceita usar esta chave?"

E tu aqui ou aceitas ou não.

Podes usar este sistema sem pagar nada, basta-te instalares o openSSL. A única diferença para um certificado pago é que aparece a perguntita, mas o nível de segurança é rigorosamente o mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Ser ou não de uma root trusted entity não deixa de ser um certificado, simplesmente não há confiança cega nele.

Como o pedrotuga disse, dá uma olhada ao OpenSSL.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Link to comment
Share on other sites

Duvido, visto que a manutenção de uma autoridade de certificação tem custos.

De qualquer forma, dependendo do fim para o qual queres isso, podes tu criar uma autoridade de certificação, e adicionar o certificado nas máquinas que vão lidar com certificados emitidos pela tua autoridade.

Mas atenção que, a menos que instalemos de forma segura o certificado root na nossa máquina, o nível de segurança não é exactamente o mesmo... É que sem o certificado root, é impossível validar a cadeia de certificação, e há a (remota) possibilidade de alguém ter alterado o certificado, e não estarmos a comunicar com quem pensávamos.

Link to comment
Share on other sites

é possivel gerar/forjar certificados(isso acontece em ataques MITM por exemplo), mas isso não significa que os mesmos provem de entidades confiaveis, se não estou em erro, existe uma lista de "trusted entities"

O SOs/browsers têm um conjunto de certificados root confiáveis. A menos que digas o contrário, eles só aceitarão um certificado se a cadeia de certificação terminar num destes certificados.

Podes gerar facilmente um certificado, o problema é conseguires fazer com que um browser o aceite... Ou consegues enviar o teu certificado root para a máquina que o vai validar, ou então tens que conseguir falsificar uma assinatura digital de uma entidade de confiança (o que deve ser um bocado complicado...). É claro que podes não fazer nada disto, e esperar simplesmente que o utilizador seja estúpido e aceite o certificado manualmente.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.