Jump to content

Leitor de mp3 creative zen

pedrotuga
 Share

Recommended Posts

Estou para comprar um leitor de mp3 destes.

http://pt.europe.creative.com/products/product.asp?category=267&subcategory=281&product=16999&nav=0&listby=

Eu viajo muito preciso de uma coisa que dê por exemplo para ver um filmezito, senão apanho cada seca que até fico vesgo.

Este parece porreiro. Diz que é compativel com divx e tudo... eu gostava de saber até que ponto é que isso é verdade. O gajo lê mesmo divx ou com "suporte" querem dizer que o conversor ranhoso que estas porras costumam trazer dá para converter a partir de divx.

Já agora... se alguem tiver uma psp ou um ipod podiam aí escrever o tipo de vídeo que esses suportam, é que acho que este lê esses formatos. Se sim, é porreiro porque já devem andar bue de videos nesse formato por aí nos torrents e afins.

Outra coisa, alguem sabe se isto tem um jack de entrada para ligar por exemplo um microfone ou outra fonte de sinal?

Fugindo um bocado ao teu pedido, porque não usar um portátil?

Estás a falar da gravação de som presumo.

Eu sou interessado por músicologia, gosto de poder gravar por exemplo concertos de rua, de bares, etc. Não dá muito jeito andar com o portátil atrás.

Joaorodrigues, mpeg4 pelo menos é um standard. Tenho aqui um letor de mp3 dos chineses, e isto sim é que tem software manhoso. Um formato de vídeo todo marado inventado pelos gajos e o único software de conversão que existe é um software todo ranhoso com uma interface assim com botoes coloridos tipo flash, e que só corre no windows.

Para não falar no sistema de ficheiros daquilo estar sempre a ir ao ar, pelo que li é porque aquilo vem com o processador a funcionar puxado ao máximo pelo que volta e meia dá prego.

Mas ser compativel com ipod pelo menos significa que posso meter para lá uma carrada de contuedo sacado via bittorrent 🙂

Gravação e reprodução. Dá uma olhada ao MSI Wind que deve estar para sair 🙂 Se não quiseres esperar, Eee PC, há-os por aí bem baratinhos.

Eu tenho um eeepc, 300 😛 e poucos euros  ... mas esse 'por aí' é a inglaterra e os estados unidos, e daqui por uns tempos a alemanha e a suécia.

Nos outros países são raros, e custam cerca do dobro do preço, ou mais, e acho que se avariar deve ir direitinho a inglaterra.

Foi lá que eu fui buscar o meu... grande trip, aproveitei para passear.

O eeepc parte a louça toda, mesmo fixe, anda sempre na mochila. Mas não vamos olhar para ele como uma alternativa a um leitor de mp3.

Uma PSP já era mais ou menos e ate curtia ter uma, já pensei nisso mas não é bem o que eu quero. Nã vem com receptor de rádio, não grava som, não vem com uma quantidade de memória apreciável, o único mais para mim era mesmo o ecrã.

Jogos já devem estar fartos de saber que não curto 🙂

TD, que resolução são os filmes da PSP?

é que por exemplo o google video tem opção de download para ipod/psp. Mas desconfio que a psp tenha uma resolução maior.

O formato acho que é mesmo MPEG4, lá com umas especificações quaisquer de codecs.

Ja agora uma pergunta que nunca é demais fazer. Este tipo de dispositivos não tem nenhum problema com videos do mesmo formato mas de tamanho menor pois não?

É que tenho possibilidade de arranjar uma carrada de vídeos em mp4 de pessoal que os converteu para ver nos telemoveis.

O iPod é merdum. Tal como a Apple, só lê formatos manhosos mp4 acho eu.

Só para te fazer procurar, dá-me lá fontes 🙂 Se pegasses pelo iTunes ainda te dava razão...

-- // --

Pessoalmente acho que precisas de fazer um compromisso aqui.

A PSP porta-se decentemente para ver filmes, para mim é o mínimo possível para ver um filme, tudo com um tamanho inferior de ecrã será uma pura aventura, e não estamos a falar do filme que estarás a tentar ver 🙂

Para audio existem mil e uma boas alternativas.

Uma PSP já era mais ou menos e ate curtia ter uma, já pensei nisso mas não é bem o que eu quero. Nã vem com receptor de rádio, não grava som, não vem com uma quantidade de memória apreciável, o único mais para mim era mesmo o ecrã.

Jogos já devem estar fartos de saber que não curto 🙂

Tens sempre a possibilidade de desenvolver software para ela 🙂 já foi desenvolvido pela comunidade uma toolchain para desenvolvimento, e através da porta USB não deve ser a coisa mais complicada do mundo ligar um microfone... e não quero com isto dizer que seja fácil :😛

TD, que resolução são os filmes da PSP?

é que por exemplo o google video tem opção de download para ipod/psp. Mas desconfio que a psp tenha uma resolução maior.

O formato acho que é mesmo MPEG4, lá com umas especificações quaisquer de codecs.

a resolução dos UMD Video é 480x272. É um aspecto perto do 16:9, mas não exactamente. Mas a experiência que tenho é que é muito esquisita com codecs. Já há media players homebrew, que facilitam um pouco a tarefa, mas ainda não os experimentei.

Ja agora uma pergunta que nunca é demais fazer. Este tipo de dispositivos não tem nenhum problema com videos do mesmo formato mas de tamanho menor pois não?

É que tenho possibilidade de arranjar uma carrada de vídeos em mp4 de pessoal que os converteu para ver nos telemoveis.

Tamanho menor é na boa. Tamanho maior é que nem por isso. Mas uma vez mais vêm os players homebrew salvar o dia 😄

Desaparecido.

Obrigado.

Acabei por comprar mesmo o Creative Zen de quatro gigas.

Encontri uma loja online que os vendia por setenta euros comprei aí.

Chegou cá a case em dois dias 😄

Não tem entrada para micro, disso já estava à espera, hoje em dia já poucos têm 😄

agora o que me desiludiu foi o facto de não ser um dispositivo de armazenamento. Tem que se usar o software proprietário dos gajos, que não corre em linux. Saquei o gnomad, que supostamente era compativel com isto, mas não me detecta o gajo.

Se alguem souber como por isto a funcionar isto em linux aceito dicas.

Os menus tambem são um pouco esquisitos, têm demasiadas coisas que não servem apra nada. Tipo... ratings de música, por exemplo. No geral os menus deviam ser mais simples do que isto.

Estava à espera de um pouco melhor, se bem que ainda não tive oportunidade de testar a imagem e o som em condições.

EDIT, já arranjei forma de ter tudo a funcionar no meu ubuntu. Saquei uma versão mais recente do gnomad que não está nos repositótios e arranjei um snippet para converter vídeos. Muitos vídeos que por aí andam nos torrents já vêm neste formato. Normalmente dizem: xvid ipod

Para os interessados aqui vai um snippet para converter vídeos com o mencoder, suporta qualquer formato de entrada suportado pelo mencoder:

mencoder file1.avi -o test1.avi -vf scale=320:240 -oac mp3lame -ovc xvid -xvidencopts bitrate=200

Tambem já testei ripar uns dvds com o acidrip e funciona na perfeição, escolham o codec Xvid e usem um contentor mp4.

A imagem é porreira, eu acho que isto desenrasca perfeitamente para ver um filmezito quando se vai de comboio, bus, avião, etc. Pessoalmente prefiro documentarios do que filmes, pelo que a qualidade de imagem não é tão importante.

Agora é arranjar um suporte para pousar isto numa superfície plana em vez de ter que o segurar na mão.

(...)Saquei o gnomad, que supostamente era compativel com isto, mas não me detecta o gajo.

Começo a achar o Gnomad uma "banhada"... Eu tenho uma jukebox da Creative, e supostamente o Gnomad era para funcionar bem com aquilo, mas nada...

Ainda vais ter que me arranjar essa versão do Gnomad... Arranjas-te ja em .deb, ou tives-te que compilar?

Tão quer dizer que agora estás satisfeito com o produto...

saquei uma versao mais actualizada do getdeb.net, vem num pacote deb.

A ersao que esta nos repositorios nao eh'compativel com este leitor.

Estou mais ou menos satisfeito. O som, por incrivel queparece, e' de ualidade inferior ao meu leitor de mp3 dos chineses.

Mas no geral faz aquilo que eu quero, da para ver um filmezinho qunado viajo e faz bem o papel de um leitor de mp3. O ecra e' bem cool na minha opiniao.

Ja arranjei uns snippets para converter qq video num formato compativel com aquilo.

Alguns aspectos negativos:

-sofre riscos com demasiada facilidade, uma capa nao e' ma ideia

-nao consigo fazer a busca nos meus videos, 0 maximo que consigo e' usar a pausa. Nao sei se tem a ver com o facto de eu os converter usando o mencoder

-a musica so da para organizar por tags, nao da para organizar por pastas, isso e' mesmo uma valente bosta, mas com um pouco de cuidado e pratica ate acaba por ser facil de navegar pela lista de musicas.

eu comprei o meu por sessenta e poucos euros, procurei no kelkoo.se e encontrei um a esse preco foi logo. Por 100 euros que e' o preco que acabei de ver a fnac em portugal, nao o comprava, um sansa ou um sony sao capazes de ter melhor qualidade por um preco semelhante.