psiico Posted May 18, 2008 at 06:37 PM Report Share #185892 Posted May 18, 2008 at 06:37 PM Boas comunidade, eu não tenho grande experiência em Linux mas vou deixar aqui um tutorial para por a correr um Eggdrop em Linux, é o meu primeiro por isso, não sejam muito duros nas criticas. É capaz de ter um erro ou outro mas avisem sff e eu corrigo. Um eggdrop é um bot de IRC extremamente popular. Eggdrops sao escritos em C e tem suporte para scripts que permite a extensão de funções/comandos sob o Eggdrop, estes scripts são escritos em TCL. Para controlar o mesmo, no seu sistema interno, é usada uma ligação de Telnet para o Eggdrop. Esta ligação normalmente também é possivel através de DCC CHAT nas redes de IRC. Requesitos: TCL 8.5.2 Eggdrop 1.6.19 Editor de Texto Os eggdrops, para interpretar os scrips, precisam de um interpretador de TCL, que tem que ser instalado antes do próprio Eggdrop ou ele nao irá compilar. Escolher uma pasta de destino para os downloads e a instalação do TCL porque a do Eggdrop, vai ser realizada na pasta /home/ do sistema. A instalação do TCL, tem que obter privilégios de Super Administrador(root) Instalação do TCL: Abrir Terminal: 1º Navegar atraves do comando cd <dir> para a directoria previamente escolhida 2º wget http://prdownloads.sourceforge.net/tcl/tcl8.5.2-src.tar.gz 3º tar -zxvf tcl8.5.2-src.tar.gz 4º cd tcl8.5.2/unix/ 5º ./configure ou sudo ./configure Case com ./configure o Terminal retorne o erro: Permition Denied, utilize o sudo ./configure porque esse erro significa, falta de privilégios no sistema. 6º make (é extenso as acções deste comando) 7º make install Mais uma vez chamo a atenção, o uso da conta de root na instalação do TCL, para não originar erros de falta de privilégios no sistema. No fim do comando 'make install' a instalação está concluída, mas é necessário ligar as libraries ao sistema, inserimos o comando: edit /etc/ld.so.conf no Terminal. e adicionamos a linha: /usr/local/lib guardamos e saimos. Para verificar se está