Jump to content

Gestão de pessoal em access

bountyK
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal.

Tenho um trabalho para realizar que consiste num programa de gestão de pessoal(controlo de funcionários,faltas,etc.). Sendo uma aplicação desktop, irei fazê-la em C#, usando o Visual C# Express.

A dúvida coloca-se na base de dados que irei utilizar. Sendo que esta aplicação irá controlar as faltas dadas pelos funcionários, incluindo os dias em que as faltas foram dadas, precisava de um conselho sobre se o Access será suficiente para isto, coisa que sinceramente tenho dúvidas...

Se não der, como posso colocar o Visual C# Express a utilizar outra SGBD para a base de dados pretendida?

O Access não é um SGBD, pode ter algumas funcionalidades que, quando se usas o MS Access, podem, ser úteis mas se usares apenas o motor, como é o caso, não compensa.

Podes obter o MS SQL Express 2005 que servirá perfeitamente e que integrará perfeitamente no Visual Studio que tiveres instalado. Parece-me a solução mais simples.

No entanto não será difícil colocares a tua aplicação a usar outro SGBD, como MySQL ou Postgresql, é uma questão de obteres os drivers correctos.

Pessoalmente, dado a tecnologia que estás a pensar usar, julgo que o MS SQL Server Express 2005 sirva perfeitamente.

O Access não é um SGBD, pode ter algumas funcionalidades que, quando se usas o MS Access, podem, ser úteis mas se usares apenas o motor, como é o caso, não compensa.

Pelo que já tenho lido acerca disso não existe consenso quanto a isso! de qualquer modo é claro que não é um mysql, um MsSQL, um Postgresql  ou Oracle..........

Para coisas simples... em que poucos utilizadores acedem à BD, o access serve perfeitamente, sobretudo se tiveres poucos conhecimentos de BD e SQL, uma vez que os assistentes são bastante amigáveis, e podes fazer grande parte de construção da BD por aí.

Tem a grande vantagem de poderes andar sempre com a BD atrás.. podes correr por exemplo a aplicação de uma pen...desde que as paths estejam bem definidas.. ou então podes criar código para ir à procura dela na rede se não a encontrar no local predefinido... ta-se bem!

Posso dizer-te que tenho uma aplicação totalmente em, access que gere 70 000 horas anuais de formação...com criação de turmas... atribuição de formadores.... e por aí fora... a correr totalmente em ACCESS e VBA.

Já com qualquer um dos outros..a coisa não é tão pacífica.

Posso dizer-te que tenho umas quantas aplicações em Vb.net e Access... e a única limitação é na criação das Consultas.. e a trabalhar com datas que fica bue esquisito. de qualquer modo..esse tipo de programas que tu pretendes fazer... se calhar precisa de fazer muitos cálculos, e aí...m talvez seja curto... de qualquer modo não sei se já ouviste falar Oracle 10G Express Edition - Completamente gratuito até 4GB.

E .. oracle... é mesmo do best!

;-)

Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!

Se o Access deixa um gosto a pouco o Oracle enche demasiado a boca, nem 8 nem 80 🙂

Dado que uma base de dados em Oracle, vazia, ocupa mais de 2 GB é fácil chegar aos 4 🙂 e não corre em qualquer máquina.

Qualquer motor de base de dados servirá, pessoalmente de todos os que experimentei e onde desenvolvi, o MS SQL é capaz de ser o que mais simples de instalar e de programar me pareceu. Isto em C#.Net. Mas a escolha dependerá tanto dos requisitos como da experiência pessoal do programador.

Nada como desenvolver a aplicação de forma a que seja independente da base de dados e depois fazer alguns testes para ver que motor se adapta melhor ao que pretendemos.

A versão de oracle que cito... não chega a ocupar 1 GB, cabem muitas linhas de registo até atingir os 4 GB... e ainda podes adicionar uns BLOB's pelo meio! ?

Requisitos..podes por-lhe 1Gb de RAM.. que não se importa..mais que isso... o sistema tb está limitado...mas também já tive o SQLServer  expressinstalado...e em termos de ocupação de máquina...a coisa deve estar ela por ela... atenção que estamos a falar em tecnologia vocacionada para desktop's e não pra servers.

Ainda assim.... começar a criar rotinas de acesso e interacção com a base de dados sem definir a Bd, não sei se será a melhor política de iniciar um projecto.

Aliás... a definição de estrutura de dados, parece-me ser um bom começo de tudo (perdoem-me se estou a ser um tanto ou quanto parcial, mas 99% do que programo...é interacção com BD).

Em alternativa, podes recorrer também ao MYSQL... não coheço a fundo...mas por alguma razão é provavelmente o SGBD mais utilizado em WEB. Mas claro...quanto mais dados manipulares... mais interessará investir numa outra ferramenta mais poderosa!

Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!

Não penso utilizar o Oracle. Não porque não acho que seja bom (afinal de contas, desenvolvi um outro projecto com Oracle e PL-SQL), mas para as especificações que pede, e para o que eu quero fazer, acho demais(overkill).

Se não escolher o Access, estou inclinado para o MySQL, pois já o utilizei em outro projecto antes e resultou muito bem. Esta aplcação que vou desenvolver agora não tem qualquer componente web, e por isso esse ponto é-me indiferente.

Mas tenho ainda dúvidas sobre o uso de outro SGBD no VIsual C# Express,porque não considero particularmente pacífico, pois não é só necessário os drivers...

A coisa é que... nunca usei o MS SQL, e não sei como usá-lo.

Não sei o que pretendes usar, se é apenas ligar a tua aplicação à base de dados então não precisas mais que instalar o motor, de resto, os componentes do VS estão preparados para trabalhar com esse motor e o próprio VS tem funcionalidades para controlares a base de dados.

Boas pessoal. Acabei por resolver a dúvida sobre a base de dados a utilizar. Estou neste momento a utilizar Access, mas não consigo gravar na base de dados. Não abri outro tópico porque isto é ainda relacionado com este mesmo projecto. No entanto,se viredm que há a necessidade de mudar de local de tópico, façam-no à vontade  😛

Basicamente, criei a ligação à BD através do wizard do Visual C#,e foram criados automaticamente os DataAdapters necessários. Tenho neste momento o seguinte código para inserir um novo item:

bdPadariaDataSet.ItemRow novoItem = bdPadariaDataSet.Item.NewItemRow();

novoItem.nomeItem = tbNome.Text;
            novoItem.tipoItem = Convert.ToSByte(cbTipo.SelectedIndex);

bdPadariaDataSet.Item.Rows.Add(novoItem);
            bdPadariaDataSet.AcceptChanges();
            tipoItemTableAdapter.Update(bdPadariaDataSet);

Contudo,ele não insere dados na BD. O que é que falta aqui?

li um dia destes ai num topico que quando usas o assisntente ele te faz uma cópia da bd..ou qq coisa do género...certifica-te que estás a trabalhar na bd correcta ;-)

Pois... tinha-me esquecido de dizer, mas configurei para utilizar apenas a bd já existente, e não criar cópia.

De resto, o código está mal ou algo do género?