keepz Posted May 18, 2008 at 11:46 AM Report Share #185806 Posted May 18, 2008 at 11:46 AM Boas, eu para um projecto da escola estou a desenvolver um site tipo um fotolog. Mas tenho uma duvida. Para cada utilizador eu precisaria de criar uma pasta com o nome do user para na url ficar www.omeusite.com/user. A ideia que tenho é que temos de, sempre que criar um utilizador, precisava de copiar uma pasta default mas com o nome do utilizador. dentro dessa pasta default iria ter o site todo, desde index.html a php. ou seja sempre que criar um user iria copiar a pasta default, por o nome do user na pasta default, e pagina desse user iria ser gerida por ele, nao atraves de codigo de programaçao mas sim por forms etc, mesmo á estilo de fotolog. se alguem me pudesse ajudar aa como duplicar essa pasta default e por o nome a ela do user, deixem aqui as sugestoes. Se der para fazer doutra maneira manifestem-.se tambem. 🙂 obrigado pela ajuda, cumpz 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
psiico Posted May 18, 2008 at 11:56 AM Report Share #185808 Posted May 18, 2008 at 11:56 AM Boas Isso nao é feito com pastas, para fazer o sistema desses tipo: www.fotolog.com/Username tens q alterar o ficheiro: .htaccess e reprograma-lo para aceitar os URL's assim. Penso que há aqui no forum esse tipo de explicações. Usa a Procura pra mais informaçoes. Psiico // Portfolio Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 18, 2008 at 12:11 PM Report Share #185812 Posted May 18, 2008 at 12:11 PM Se não quiseres complicar (claro que clean urls fica melhor) podes sempre fazer www.omeusite.com/?id=utilizador e evitas pastas também... aliás, pa usares clean urls vais ter de programar alguma coisa desta forma de qualquer maneira... Link to comment Share on other sites More sharing options...
psiico Posted May 18, 2008 at 12:22 PM Report Share #185814 Posted May 18, 2008 at 12:22 PM sim tem q programar isso,mas no .htaccess. Psiico // Portfolio Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 18, 2008 at 02:02 PM Report Share #185842 Posted May 18, 2008 at 02:02 PM Não exactamente no .htaccess, tens de programar em PHP. O .htaccess só serve para fazer redireccionamentos, é assim que estas coisas funcionam. Link to comment Share on other sites More sharing options...
cyclop Posted May 18, 2008 at 02:17 PM Report Share #185849 Posted May 18, 2008 at 02:17 PM htaccess... lá estão voces a complicar.... eu digo-te como fazer (quando eu era mais novo tive um sistema de fotologs, fui burro se não tava rico... LOL ) ao criares um novo user vais criar uma pasta com o login da pessoa e crias um index.php dentro somente com isto: <?php include('../fotodiario.php'); ?> depois nesse ficheiro que fica na raiz do website para alem da programação toda que deves de fazer fazes isto: $pasta=explode("/",$_SERVER['PHP_SELF']); $id=$pasta[1]; $query = 'select * from fotodiarios where u_login="'.$id.'" limit 0,1'; ..... Pronto... e é só.... indexar string não é muito "ortodoxo" por isso podes tambem usar outra tecnica que é : ao cirares a pasta e o index.php meteres por exemplo $coduser=2345 (o codigo de utilizador que queres mostrar ) e depois sim o include "Quando eu for grande quero ser como o Celso" Link to comment Share on other sites More sharing options...
psiico Posted May 18, 2008 at 02:56 PM Report Share #185861 Posted May 18, 2008 at 02:56 PM nao é a complicar, é como nós sabemos que dá isso das pastas é um bocado seca porque depois é so pastas no servidor. Psiico // Portfolio Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted May 18, 2008 at 03:02 PM Report Share #185862 Posted May 18, 2008 at 03:02 PM faz como o naz te está a explicar. Lê um tutorial sobre mod_rewrite. Link to comment Share on other sites More sharing options...
cyclop Posted May 18, 2008 at 04:17 PM Report Share #185877 Posted May 18, 2008 at 04:17 PM pronto ok... entao ele vai meter isso num server windows por exemplo (que é o que vai acontecer para apresentar o trabalho ) agarra-se onde? "Quando eu for grande quero ser como o Celso" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 18, 2008 at 04:21 PM Report Share #185878 Posted May 18, 2008 at 04:21 PM Quem complica és tu... Toda a gente e todos aqueles projectos mais conhecidos que usam clean urls, usam .htaccess... Tu deves ser especial! Isso de ter pastas para cada utilizador é completamente ridículo e ninguém o faz... Porque raio havia de meter num servidor ISS? Não custa nada instalar o Apache... E além do mais, para de especular porque ele nunca disse onde é que o ia apresentar... Link to comment Share on other sites More sharing options...
psiico Posted May 18, 2008 at 04:31 PM Report Share #185880 Posted May 18, 2008 at 04:31 PM Pode instalar o WAMP (http://www.en.wampserver.com/) q é freeware e já tras: Servidor HTTP Apache Servidor MySQL Interpretador PHP e depois ja tras: phpmyadmin, SQLiteManager e já está, nao custa nada!😉 Psiico // Portfolio Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted May 18, 2008 at 08:24 PM Report Share #185921 Posted May 18, 2008 at 08:24 PM pronto ok... entao ele vai meter isso num server windows por exemplo (que é o que vai acontecer para apresentar o trabalho ) agarra-se onde? E quem te garante que ele não está a usar Apache no Windows? 😉 Quem complica és tu... Toda a gente e todos aqueles projectos mais conhecidos que usam clean urls, usam .htaccess... Tu deves ser especial! Isso de ter pastas para cada utilizador é completamente ridículo e ninguém o faz... Porque raio havia de meter num servidor ISS? Não custa nada instalar o Apache... E além do mais, para de especular porque ele nunca disse onde é que o ia apresentar... Assino por baixo. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
cyclop Posted May 19, 2008 at 01:06 AM Report Share #186007 Posted May 19, 2008 at 01:06 AM Vamos lá ver se nao me apagam a mensagem desta vez, vou tentar explicar.... Ora bem, ele está a fazer um projecto para a escola, de certo que não é avançado para fazer nada para ai alem, ele estava com ideias de duplicar pastas, dei a ideia de nao duplicar mas sim criar. Ele queria uma maneira de descobrir o login apartir da pasta que estava a ser vista eu dei.... AGORA PORQUE RAIO ESTÃO A FALAR EM HTACCESS AO RAPAZ E A MARTELAR NA IDEIA QUE VAI SER UM FOTOLOG.COM E QUE TEM DE SE PREOCUPAR COM TER 5000000 PASTAS NO SERVIDOR? ele vai fazer para 5pessoas, mostrar ao professor, e ganhar a nota. Quem é que está a complicar agora? "Quando eu for grande quero ser como o Celso" Link to comment Share on other sites More sharing options...
keepz Posted May 19, 2008 at 08:15 AM Author Report Share #186012 Posted May 19, 2008 at 08:15 AM Sim cyclop, é isso mesmo o qe estou a tentar fazer. Não é um projecto com fins financeiros ou/e profissionais, mas um projecto para a escola. Ainda nao experimentei a tua ideia, vou faze-lo agora. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 19, 2008 at 11:51 AM Report Share #186039 Posted May 19, 2008 at 11:51 AM @cyclop Um comentário: atitude de m****! Link to comment Share on other sites More sharing options...
cyclop Posted May 19, 2008 at 12:08 PM Report Share #186043 Posted May 19, 2008 at 12:08 PM Atitude de me*** é preocupar-se em ajudar mal as pessoas ao dar informação que não precisam e apagar comentários de quem está de boa vontade, e no dia seguinte voltar a colocar os mesmos comentários para ver "se cola" Até podem ser os melhores programadores do mundo, se não sabem ajudar bem, porque ajudam? Andam sempre a bater no ceguinho, sempre a dar as maneiras mais complicadas a putos que ainda não sabem fazer um echo.... francamente... estamos aqui para ajudar não é para ver quem dá a ajuda mais complicada. "Quando eu for grande quero ser como o Celso" Link to comment Share on other sites More sharing options...
psiico Posted May 19, 2008 at 12:45 PM Report Share #186049 Posted May 19, 2008 at 12:45 PM Acho que já nos estamos a desviar do ponto chave da questão Psiico // Portfolio Link to comment Share on other sites More sharing options...
fnds Posted May 19, 2008 at 04:13 PM Report Share #186084 Posted May 19, 2008 at 04:13 PM Atitude de me*** é preocupar-se em ajudar mal as pessoas ao dar informação que não precisam e apagar comentários de quem está de boa vontade, e no dia seguinte voltar a colocar os mesmos comentários para ver "se cola" Até podem ser os melhores programadores do mundo, se não sabem ajudar bem, porque ajudam? Andam sempre a bater no ceguinho, sempre a dar as maneiras mais complicadas a putos que ainda não sabem fazer um echo.... francamente... estamos aqui para ajudar não é para ver quem dá a ajuda mais complicada. Não sabem fazer um echo, aprendam, não sabem programar, aprendam, estudem, não sou professor de ninguem, não tenho de insinar, posso ajudar, se ele desse uma vista de olhos no manual do php, encontra lá milhares de funções de manipulação de ficheiros. http://www.php.net/filesystem Link to comment Share on other sites More sharing options...
cyclop Posted May 19, 2008 at 04:43 PM Report Share #186091 Posted May 19, 2008 at 04:43 PM fnds.... ninguem é obrigado a nascer ensinado... todos nós já fomos assim, alguém tem de começar por algo, é lógico que quando se começa não se sabe muito, não se pode dar as ajudas mais complicadas, ha que saber escolher qual a ajuda que mais se indica a pessoa que está a perguntar, ha pessoas que ja têm noções basta dizer "xpto" e ele sabe o resto que tem que fazer, mas tambem ha pessoas que TEMOS de ajudar de maneira mais simples, mostrando a ajuda mais simples.... "Quando eu for grande quero ser como o Celso" Link to comment Share on other sites More sharing options...
infopc Posted May 19, 2008 at 11:39 PM Report Share #186225 Posted May 19, 2008 at 11:39 PM Cyclop, é de pequenino que se torce o pepino, e se vai já começar mal ( a menos que se estejá bem a ca***) vai ter serias dificuldades em adaptar-se a boas politicas de programação. por isso não custa nada fazer um esforço e fazer direitinho do inicio. sou a favor do .htaccess. O que não tem solução, solucionado esta... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts