zmk Posted May 16, 2008 at 02:10 PM Report Share #185484 Posted May 16, 2008 at 02:10 PM Boas pessoal! Gostava que me ajudassem se possivel. Tenho um trabalho de sistemas digitais para fazer mas nao tou a ver como se faz. Tenho de montar um circuito que controle os semáforos dos carros e dos peões de um cruzamento. Mais ou menos deste genero: | | | | | | ____________| |____________ ___________ ____________ | | | | | | | | Tenho de ter em conta que: - O período de relógio é de 5 segundos; - O sinal verde para os carros deve estar aberto durante 50 segundos; - O sinal amarelo dos carros dura 5 segundos; - Os carros não podem voltar à esquerda; - O sinal vermelho dos peões deve acender 10 segundos antes do sinal verde dos carros abrir. Estes sao todos os dados do problema. Agora a minha pergunta é como e que eu faço isto, porque nao estou a ver como fazer as tabelas, pois isto sao circuitos sequenciais, e ainda nao tenho muita pratica nisto. Alguem me pode ajudar? Agradecia muito Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jorysz Posted July 14, 2008 at 01:55 PM Report Share #198493 Posted July 14, 2008 at 01:55 PM Eu ja tive um trabalho assim.. (que nunca cheguei a acabar) mas na cadeira de Arquitectura de Computadores.. em que tinhamos de fazer um programa em Assembly e C para controlar os semáforos.. Espero que tenhas tido sorte com o trabalho.. Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
edsudani Posted January 4, 2009 at 05:09 PM Report Share #236116 Posted January 4, 2009 at 05:09 PM Disponho de um programa livre para CLP que talvez possa te ajudar. Se você quer utilizá-lo, envie-me seu e-mail com o título "Ajuda para um Trabalho". O Tamanho do arquivo é: 3,26 MB. Ass: Edison edsudani@ig.com.br Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted January 4, 2009 at 05:19 PM Report Share #236119 Posted January 4, 2009 at 05:19 PM Acho que já respondeste à tua própria pergunta. Desenha os diagramas de estados, escreve as tabelas de transições e tira de lá a configuração dos flip-flops. Isto depende da complexidade do sistema de semáforos. Precisas de tantos flip flops quandos os bits necessários para representar o número de configurações de semáforos que vais usar. As lampadas a acender podem ser controladas com recurso a um circuito combinacional. Dependendo da complexidade do sistema, um cruzamento destes, se tiver passadeiras, pode ser bem complexo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts