seminas Posted May 13, 2008 at 08:34 PM Report Share #184889 Posted May 13, 2008 at 08:34 PM Boas! Antes da minha questão quero aqui dar os meus parabéns ao vosso site está excelente, já há alguns dias que venho cá coscuvilhar, e acho mesmo muito bom! e então a minha duvida é o seguinte, estou a tentar aprender outra vez vb6, há alguns anos já tinha começado mas parei e agora por gosto só, estou outra vez a dar uns passos,bom queria saber se é possível defenir uma matriz em que eu não sei á partida quantos elementos essa matriz vai ter porque é algo que o utilizador vai dizer,tipo: dim x as integer dim n_vaos(x) as integer x=text1.text algo asiim do género só que ainda não consegui porque dá-me sempre erro!! Obrigado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
anolsi Posted May 13, 2008 at 08:51 PM Report Share #184893 Posted May 13, 2008 at 08:51 PM Repara no que estás a fazer: dim x as integer 'Dimensiona a variável, e com vb esta é automaticamente inicializada a zero(0) dim n_vaos(x) as integer 'Declara um array de dimensões x. Neste caso 0. Explica-me como vais criar um array com zero elementos? "Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted May 13, 2008 at 08:59 PM Report Share #184896 Posted May 13, 2008 at 08:59 PM Dois exemplos: - Usando array simples - Dim n_vaos() As Integer Private Sub Command1_Click() Dim total As Integer ' Verifica o tamanho do array +1 total = UBound(n_vaos) + 1 ' Redimenciona o array ReDim Preserve n_vaos(total) ' Coloca o valor no array n_vaos(total) = 1 End Sub Private Sub Form_Load() ' Inicia o array ReDim Preserve n_vaos(0) End Sub - Usando colecções - Dim c As New Collection Private Sub Command1_Click() c.Add "Texto" End Sub Link to comment Share on other sites More sharing options...
seminas Posted May 13, 2008 at 09:59 PM Author Report Share #184918 Posted May 13, 2008 at 09:59 PM AH!! erro básico, não passar valor para a variável, ? jpaulino ainda sou muito verde,podes dar-me uma luz acerca do ubound?? se bem percebi é para verificar o tamanho da variável?? obrigado a todos!! 👍 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted May 13, 2008 at 10:01 PM Report Share #184920 Posted May 13, 2008 at 10:01 PM jpaulino ainda sou muito verde,podes dar-me uma luz acerca do ubound?? se bem percebi é para verificar o tamanho da variável?? O ubound verifica o tamanho do array não o tamanho da variável. Se tens 10 elementos ele retoma-te 9 porque o array tem base 0. Link to comment Share on other sites More sharing options...
seminas Posted May 13, 2008 at 10:07 PM Author Report Share #184923 Posted May 13, 2008 at 10:07 PM Por isso é que é total = Ubound(n_vaos) + 1 ?? para o facto de comecar em 0 e para ter o valor certo adiciona-se mais 1? Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted May 13, 2008 at 10:10 PM Report Share #184925 Posted May 13, 2008 at 10:10 PM O Redim redimenciona o número de elementos no array. Por isso vais buscar o tamanho actual e aumentas mais um (que é o que vais inserir). O preserve é para preservar os anteriores, ou seja, manter. No caso das collections não tem dimenção pré-definida e podesse simplesmente adicionar itens. Link to comment Share on other sites More sharing options...
asworm Posted May 15, 2008 at 10:19 AM Report Share #185254 Posted May 15, 2008 at 10:19 AM So uma coisa... se fizeres preserve muita vez pode crachar o sistema... porque o preserve mete os valores na memoria... eu digo isto porque existem malware e alguns viros que fazem este tipo de rotinas... Got it? Link to comment Share on other sites More sharing options...
programadorvb6 Posted June 26, 2008 at 10:11 PM Report Share #193872 Posted June 26, 2008 at 10:11 PM para isso existe a instrução Erase (variavel) ______________________________________________________________________________ Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé. Link to comment Share on other sites More sharing options...
asworm Posted June 27, 2008 at 10:06 AM Report Share #193966 Posted June 27, 2008 at 10:06 AM para isso existe a instrução Erase (variavel) nao sabia dessa... Got it? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts