Jump to content

[Projecto] Fonera com LCD


alexandre_t
 Share

Recommended Posts

Boas, já comecei este projecto á algum tempo, mas por falta de disponibilidade só agora pude colocar mais algumas coisa lá  😄

Espero que gostem da ideia, e que quiser contribuir com ideias e melhorias, tanto a nivel de Hardware como Software sintam-se livres  🙂

http://www.est.ipcb.pt/pessoais/alexandre_t/fon_LCD.htm

cmpts  ?

Link to comment
Share on other sites

skin

bem vou responder aqui se não te importas

bem, aprender electronica não é de todo uma coisa simples, primeiro porque nem sei bem por onde começar, até mesmo eu que estudo na area foram precisos alguns anos até perceber o que é perceber electronica  :wallbash: sendo que saber matematica é essencial, mas como só a palavra assusta muitos, vou antes falar de electronica digital que apesar de matematica tambem ser necessaria já se pode simplificar muita coisa.

em electronica digital apenas existem 2 niveis  0 e +5V  que são o sinal 0 e 1 e depois é só trabalhar com estes valores em binario, bits, bytes  😁

Link to comment
Share on other sites

um pouco isso  😁

agora imagina que queres fazer um sistema que controle uns LED's sem perceberes muito, sabendo que bastam 5V para ligar um LED e que por exemplo a porta da impressora de um PC (LPT) usa sinais de +5V e 0 para comunicar, basta ligares um LED lá e á massa PIN 25 e sempre que enviares o valor 1 para o Pino que ligas-te o LED ele acende, e 0 apaga.

que é o que faço com a fonera neste caso, o LCD trabalha com estes sinais chamados de TTL, eu o que faço é enviar uma sequencia definida pelo fabricante que ao enviar escreve la.

Link to comment
Share on other sites

Tens PM 😉

Tens outra! 😛

skin, se queres aprender electronica força man! 😛 é um mundo muito fixe. Eu tb ainda não precebo quase anda do assunto mas já 'ando a brincar' um bocado com isso. Para comecar comecei por fazer um gravador de microcontroladores (para o 16f84) E funciona e tudo!! 😛 :P 😛

alexandre_t, mas a nivel do fonero o que me 'faz mais especie' é a parte de software.. 😁:wallbash:

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

Link to comment
Share on other sites

Aquele LCD é um dum Nokia 3310? Como fizeste para ligar a fita aos contactos do LCD? Soldaste?

Há uns anos tentei fazer as ligações sem soldar e não consegui 😉

Sim soldei, com calma faz-se bem 😛 mas tem atenção que nem todos dão este que tinha aqui tinha contactos metalicos, se não tiver é mais complicado mas não impossivel

ve aqui uma forma  😛

lcd_cortes.JPG

LCD_con.JPG

lcd_fex2.JPG

😁  se o telemovel já não se usa, corta-se  😁

já agora isso é um 5110, tem 9 pinos, mas funciona igual apenas é preciso efectuar umas alterações nas ligações, mas o codigo que criei é compativel  😛

Link to comment
Share on other sites

se existirem interessados estou disponivel para desenvolver um projecto Open Source com vista a desenvolver pequenas ferramentas (Add-ons) para a fonera  😉

ideias:

Aplicações usando GPIO

Aplicações usando RS232

Aplicação e hardware respectivo para controlo de sistemas externos (ex: domotica)

etc

?  dizei de vossa justiça

Link to comment
Share on other sites

Eu por acaso tenho prali um de um 3310 já com os fios soldados e tudo, não sei é se estão 100% bem....

Aplicação e hardware respectivo para controlo de sistemas externos (ex: domotica)

etc

Eu por acaso tenho umas ideias já há uns tempos em relação a isso... Fazer uma 'cena' padrão por forma a usa-lo com facilidade em diversas funções, bastanto para isso adaptar o software.

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

Link to comment
Share on other sites

Eu por acaso tenho prali um de um 3310 já com os fios soldados e tudo, não sei é se estão 100% bem....

Eu por acaso tenho umas ideias já há uns tempos em relação a isso... Fazer uma 'cena' padrão por forma a usa-lo com facilidade em diversas funções, bastanto para isso adaptar o software.

a minha ideia era criar uma interface grafica acessivel por browser que indica-se o estados (ON/OFF) dos dispositivos e possibilidade de os controlar á distancia, seja por wireless ou mesmo via internet.

Usar mesmo sensores, temperatura, etc etc

Link to comment
Share on other sites

Sim,.. algo desse genero, mas tipo,.. electronicamente falando, criar um sistema economico standard baseado em relés ou coisa do genero, por forma e poder ser adaptado com facilidade a tudo e mais alguma coisa (portas, estores, luzes, etc..) e depois ser uma questão de ir evoluindo o software para certa e determinada função.

Mas inicialmente a minha ideia era mesmo sem fonero, era usando um microcontrolador qq e ir criando programas expecificos para determinada função, tendo o hardware igual

(não sei se me fiz entender.)

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

Link to comment
Share on other sites

Yá, mas sai mais barato um pic que um fonero...:S

para mim o PIC até sai gratis, mas a fonera tem muito muito mais possibilidades, hoje assisti a algumas apresentações de empresas (ABB, Carlo Gavazzi e mesmo a Televés, entre outras) em que as soluções sem fios são a grande aposta.

Problema no PIC é a interação que vais ter com ele, quando tiver tempo e criar a interface Ethernet para um deles ai sim, já mudo o meu discurso  😉 até lá estou limitado a ter um PC ou algo sempre proximo dele para interagir  :bored:

PS: já agora http://www2.eletronica.org/projetos/conecte-o-seu-microcontrolador-pic-a-rede-ethernet

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.