FabioM Posted May 12, 2008 at 02:37 PM Report Share #184678 Posted May 12, 2008 at 02:37 PM Para aqueles que já fizeram alguns trabalhos como freelancer, seja cá em Portugal ou online para projectos internacionais o que acham da possibilidade de se apostar só em freelance? Já tive esta conversa na universidade com alguns stôres e por muito que sejam talentosos naquilo que fazem, disseram-me que preferem sempre ter um emprego fixo que é dinheiro que podem contar como certo ao fim do mês e não têm a insegurança de ás vezes não haver trabalho. No meu caso tb gostava de fazer alguns trabalhos como freelancer nem que seja só para ganhar mais algum e olhando para o que alguns freelancer ganham em trabalho online faz crescer água na boca...mas será assim tão romantica a vida destes freelancers ou são mesmo mesmo bons no que fazem? Link to comment Share on other sites More sharing options...
skm Posted May 12, 2008 at 02:47 PM Report Share #184682 Posted May 12, 2008 at 02:47 PM Depende muito da "sorte" e da qualidade do trabalho. No meu caso vivo as duas realidades. Tenho um empreso fixo no Software Development Center de uma multinacional e vou fazendo uns trablhos como freelance. "There are two kinds of programmers. Those who write something to get the work done and those who want to write good code."João BrandãoWebsite e blog: http://jamab.blogspot.com/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted May 22, 2008 at 02:04 PM Report Share #186698 Posted May 22, 2008 at 02:04 PM Viva... eu tenho feito uns trabalhos como freelancer ultimamente. Ganho pouco guito mas tambem tenho uma vidinha porreira. Se bem que às vezes os clientes são uns chatos do carago. O que mais me irrita é que o pessoal confunde o conceito de cliente com o de patrão. Tipo, lá por me pagarem por eu lhes fazer o serviço não quer dizer que possam andar a ver se estou a trabalhar ou não, isso é comigo. Em portugal ainda há pouca visão para optar por este tipo de negócios porque não há muita mão de obra qualificada. Aparece o mercado de péssima qualidade a oferecer preços da china, e depois como as empresas têm pouco dinheiro optam por script kiddies e sai a bosta que todos sabemos e lá vai a reputação dos freelancers pelo cano abaixo. Isto é um conselho um pouco foleiro, mas... se não encontrares um nicho, não aconselho muito. Link to comment Share on other sites More sharing options...
EuCoRi Posted May 31, 2008 at 03:06 PM Report Share #188764 Posted May 31, 2008 at 03:06 PM Isso depende das tuas capacidades e objectivos monetários. A vida dos freelancers é romântica? Para maior parte claro que não, mas não é por causa disso que eles desistem. Mas também já presenciei putos de 14-15 anos a fazerem pequenas fortunas mensais apenas por criando dezenas de sites entupidos de ads. E eles não pescam nada de programação. Existem muitos freelancers que preferem ganhar $1000-2000 dólares por mês e trabalhar apenas uns dias por semana do que ganharem o dobro ou o triplo e passaram os dias inteiros a trabalhar. Mais uma vez, isso depende do indivíduo e dos objectivos deste. Cá em Portugal vejo pessoal a matarem-se no trabalho por +-800 euros mensais e andam infelizes com isso. E estes são os que normalmente recomendam para não nos aventurarmos no freelancing e arranjarmos um prego sério. Ironicamente, todas as pessoas que me disseram isso são as que andam constantemente a queixar-se que nunca têm tempo para nada, estão infelizes, são mal pagas etc. O que não falta aí é trabalho e clientes dispostos a pagar, mas tens que encontrá-los. Hoje em dia ainda é mais fácil com os blogs. Se tiveres um site ou um blog popular basta criares um artigo a ofereceres os teus serviços e tens logo ofertas. Vejo isso a toda a hora nos blogs que visito. Eu já fiz uns trabalhos em PT, mas aborreci-me com os clientes. É sempre tudo caro para eles, andam sempre em cima de nós e às vezes querem fazer mudanças que para eles podem parecer triviais mas para nós significa dias de trabalho adicional. E quando lhes pedimos um pagamento extra pelo trabalho adicional, ui! Boa sorte. http://www.54bytes.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts