Jump to content

Ganhar a vida como freelancer


FabioM
 Share

Recommended Posts

Para aqueles que já fizeram alguns trabalhos como freelancer, seja cá em Portugal ou online para projectos internacionais o que acham da possibilidade de se apostar só em freelance?

Já tive esta conversa na universidade com alguns stôres e por muito que sejam talentosos naquilo que fazem, disseram-me que preferem sempre ter um emprego fixo que é dinheiro que podem contar como certo ao fim do mês e não têm a insegurança de ás vezes não haver trabalho.

No meu caso tb gostava de fazer alguns trabalhos como freelancer nem que seja só para ganhar mais algum e olhando para o que alguns freelancer ganham em trabalho online faz crescer água na boca...mas será assim tão romantica a vida destes freelancers ou são mesmo mesmo bons no que fazem?

Link to comment
Share on other sites

Depende muito da "sorte" e da qualidade do trabalho.

No meu caso vivo as duas realidades. Tenho um empreso fixo no Software Development Center de uma multinacional e vou fazendo uns trablhos como freelance.

"There are two kinds of programmers. Those who write something to get the work done and those who want to write good code."João BrandãoWebsite e blog: http://jamab.blogspot.com/

Link to comment
Share on other sites

Viva... eu tenho feito uns trabalhos como freelancer ultimamente. Ganho pouco guito mas tambem tenho uma vidinha porreira. Se bem que às vezes os clientes são uns chatos do carago.

O que mais me irrita é que o pessoal confunde o conceito de cliente com o de patrão. Tipo, lá por me pagarem por eu lhes fazer o serviço não quer dizer que possam andar a ver se estou a trabalhar ou não, isso é comigo.

Em portugal ainda há pouca visão para optar por este tipo de negócios porque não há muita mão de obra qualificada. Aparece o mercado de péssima qualidade a oferecer preços da china, e depois como as empresas têm pouco dinheiro optam por script kiddies e sai a bosta que todos sabemos e lá vai a reputação dos freelancers pelo cano abaixo.

Isto é um conselho um pouco foleiro, mas... se não encontrares um nicho, não aconselho muito.

Link to comment
Share on other sites

Isso depende das tuas capacidades e objectivos monetários.

A vida dos freelancers é romântica? Para maior parte claro que não, mas não é por causa disso que eles desistem. Mas também já presenciei putos de 14-15 anos a fazerem pequenas fortunas mensais apenas por criando dezenas de sites entupidos de ads. E eles não pescam nada de programação.

Existem muitos freelancers que preferem ganhar $1000-2000 dólares por mês e trabalhar apenas uns dias por semana do que ganharem o dobro ou o triplo e passaram os dias inteiros a trabalhar. Mais uma vez, isso depende do indivíduo e dos objectivos deste.

Cá em Portugal vejo pessoal a matarem-se no trabalho por +-800 euros mensais e andam infelizes com isso. E estes são os que normalmente recomendam para não nos aventurarmos no freelancing e arranjarmos um prego sério. Ironicamente, todas as pessoas que me disseram isso são as que andam constantemente a queixar-se que nunca têm tempo para nada, estão infelizes, são mal pagas etc.

O que não falta aí é trabalho e clientes dispostos a pagar, mas tens que encontrá-los. Hoje em dia ainda é mais fácil com os blogs. Se tiveres um site ou um blog popular basta criares um artigo a ofereceres os teus serviços e tens logo ofertas. Vejo isso a toda a hora nos blogs que visito.

Eu já fiz uns trabalhos em PT, mas aborreci-me com os clientes. É sempre tudo caro para eles, andam sempre em cima de nós e às vezes querem fazer mudanças que para eles podem parecer triviais mas para nós significa dias de trabalho adicional. E quando lhes pedimos um pagamento extra pelo trabalho adicional, ui!

Boa sorte.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.