pedrotuga Posted March 25, 2006 at 04:37 AM Report #19403 Posted March 25, 2006 at 04:37 AM Epa... estou a user sessoes pela primeira vez... Primeira duvida: cada vez que começo a escrever um script devo incluir o session_start(), ok.. tudo bem... mas há uma coisa que ainda não percebi. como é que vou buscar a sessao que quero... é com a session_id() ou com a session_name()? Qual é a diferença entre elas? quero ir buscar uma referencia a sessao ao $_POST... não sei qual hei-de usar... ajudem... se puderem dar exemplos melhor obrigado desde já.
Ped@ntilva Posted March 28, 2006 at 04:52 PM Report #19844 Posted March 28, 2006 at 04:52 PM Eu não te sei dizer a diferença entre elas, mas não queres explicar melhor qual é o teu problema. Pode ser que eu possa ajudar a solucionar doutra forma.
pedrotuga Posted March 28, 2006 at 05:43 PM Author Report #19850 Posted March 28, 2006 at 05:43 PM Eu não te sei dizer a diferença entre elas, mas não queres explicar melhor qual é o teu problema. Pode ser que eu possa ajudar a solucionar doutra forma. O meu problema é que quero propagar a autenticaca de utilizadores por diversos scripts da mesma aplicacao e, se não usar cookies, nao entendo que vantagens é que as sessoes têm em relacao ao post.
Ped@ntilva Posted March 28, 2006 at 08:32 PM Report #19880 Posted March 28, 2006 at 08:32 PM tu podes ter varias variáveis da SESSION, por exemplo: $_SESSION['nome']="pedrotuga"; e fica guardado na SESSION. Assim noutras paginas so precisas de usar o $_SESSION['nome'] para saber o nome do user...
pedrotuga Posted March 28, 2006 at 09:10 PM Author Report #19891 Posted March 28, 2006 at 09:10 PM ya... tipo isso é a parte facil... Mas que diferencas tem para o post e o get? eh k assim nao sao muitas.. ps:nao quero usar cookies nem registo de logins em nenhuma base de dados. Só os users e a pass encriptada.
Ped@ntilva Posted March 28, 2006 at 09:12 PM Report #19892 Posted March 28, 2006 at 09:12 PM Difreneça com GETS? Não precisas de passar os parametros por url, escondendo do utilizador. com POST? Não precisas de estar sempre a fazer formularios para receber o POST.
psiico Posted April 11, 2006 at 10:41 PM Report #21768 Posted April 11, 2006 at 10:41 PM desculpem desenterrar este topico, que k eu tou a fazer 1 site com login area, e so os admins é que têm acesso, já tenho a area pronta e tal,mas para aceder a essa area, qualquer pessoa que ponha o link da area de admins entra e faz que quiser, sem lhe ser pedido login e isso é mau pk pode minar o site mais tarde, á alguma maneira de contornar essa situaçao? [desculpem se nao fui extremamente claro =)] Psiico // Portfolio
deathseeker25 Posted April 11, 2006 at 11:00 PM Report #21775 Posted April 11, 2006 at 11:00 PM desculpem desenterrar este topico, que k eu tou a fazer 1 site com login area, e so os admins é que têm acesso, já tenho a area pronta e tal,mas para aceder a essa area, qualquer pessoa que ponha o link da area de admins entra e faz que quiser, sem lhe ser pedido login e isso é mau pk pode minar o site mais tarde, á alguma maneira de contornar essa situaçao? [desculpem se nao fui extremamente claro =)] Terás de usar sessions. As sessions não costumam ser difíceis de implementar, no entanto requerem algum estudo e prática. Vou-te dar uns links que acho úteis: http://pt.php.net/session http://www.developerfusion.co.uk/show/2301/ http://www.free2code.net/plugins/articles/read.php?id=184 http://codewalkers.com/tutorials/32/1.html Acho que com isso já ficarás a perceber algo mais de sessões e sobre como as implementar. Qualquer duvida mais específica, já sabes onde recorrer. 😉
psiico Posted April 12, 2006 at 10:12 AM Report #21809 Posted April 12, 2006 at 10:12 AM pelo pouco que vi é sempre preciso o session_start(); para começar ou resumir ou sessao, mas isto aplico a todos os documentos que quero tipo "limitar" aos admins nao é? devo no fim de cada script usar session_close(); ? tenho que indicar o nome da sessao tambem? ou de que user é? por exemplo: <?php session start(); session_name($nick); ?> // codigo HTML da pagina e no fim <?php session_clocse(); ?> xeira-m que isto em php saiu uma lammice e nao tem nada haver,mas vejam... obrigado Psiico // Portfolio
pedrotuga Posted April 14, 2006 at 12:09 AM Author Report #22104 Posted April 14, 2006 at 12:09 AM ok.... já estive a ler mais sobre isto. esse código está mal... tambem eu dei muitas cabeçadas a perceber como é que isto funciona... Ora bem... ao fazeres session_start() inicias ou carregas uma sessão existente... basicamente o $_SESSION é um array, mas só é destruido quando usares o session_destroy ou session_close() (acho eu) Opcionalmente podes ir ao teu php.ini e definires a sessao a comecar em cada script para nao ter que estar sempre a escrever session_start() no inicio de cada script. de resto é um array associativo onde metes para lá valores e vais buscar qdo quiseres. Acho que assim explicado entende-se melhor do que com tutoriais passo a passo que só confundem um gajo. pedantilva... o $_POST pode ser usado sem forumulários. Parece que a diferença é que vai c os porcos na página a seguir, ou seja... só dá para guardar valores uma vez.
psiico Posted April 14, 2006 at 12:46 AM Report #22109 Posted April 14, 2006 at 12:46 AM ate mudava,mas nao tenho acesso penso eu... por causa do hsot... hmm axo que ja estou a perceber melhor.. mas como declaro que quero k akela variavel fique na session? na sesson posso adicionar por exemplo: o nick e a pw e isso? obrigado pela ajuda Psiico // Portfolio
pedrotuga Posted April 17, 2006 at 10:28 PM Author Report #22600 Posted April 17, 2006 at 10:28 PM as variaveis que ficam na session sao as que estao no array $_SESSION tao simples como $_SESSION['username']="frankanstein"; bota! já tá na sessao 😞 podes ir busca-la sempre que quiseres desde que tenhas feito session_start(); no inicio do script.
psiico Posted April 18, 2006 at 04:26 PM Report #22686 Posted April 18, 2006 at 04:26 PM entao eu posso aramzenar kk variavel? $_SESSION['username']="frankanstein"; $_SESSION['password']="teste"; $_SESSION['idade']="234"; nao é? Psiico // Portfolio
Ped@ntilva Posted April 18, 2006 at 04:27 PM Report #22687 Posted April 18, 2006 at 04:27 PM sim, é isso.
perdido_e_sozinho Posted April 18, 2006 at 05:03 PM Report #22700 Posted April 18, 2006 at 05:03 PM entao eu posso aramzenar kk variavel? $_SESSION['username']="frankanstein"; $_SESSION['password']="teste"; $_SESSION['idade']="234"; nao é? Outra forma $_SESSION['Dados']['username'] = "frankanstein"; $_SESSION['Dados']['password'] = "teste"; $_SESSION['Dados']['idade'] = "234";
psiico Posted April 18, 2006 at 05:12 PM Report #22706 Posted April 18, 2006 at 05:12 PM entao eu posso aramzenar kk variavel? $_SESSION['username']="frankanstein"; $_SESSION['password']="teste"; $_SESSION['idade']="234"; nao é? Outra forma $_SESSION['Dados']['username'] = "frankanstein"; $_SESSION['Dados']['password'] = "teste"; $_SESSION['Dados']['idade'] = "234"; hmm obrigado! so mais uma coisa, como podemos "scriptar" se a pessoa nao tiver logada, ele nao deixa aceder a certas paginas? tipo, zona de users Psiico // Portfolio
Ped@ntilva Posted April 18, 2006 at 05:14 PM Report #22707 Posted April 18, 2006 at 05:14 PM <?php session_start(); $volta = 'login.php'; if ( @$_SESSION['useractive'] != "yes" ){ header("Location: $volta" ); exit(); }?>
Recommended Posts