Oliveira88 Posted May 10, 2008 at 04:33 PM Report Share #184330 Posted May 10, 2008 at 04:33 PM Boas tardes caros programadores. Estou com uma certa dificuldade em perceber o principio de funcionamento do AMPOP. Será que alguem me puderia explicar ou indicar algum site onde o tenha a fazer? ? Obrigado. Cumprimentos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted May 10, 2008 at 04:51 PM Report Share #184331 Posted May 10, 2008 at 04:51 PM Está em inglês, mas tens aqui tudo bem explicadinho de forma bastante simples: http://en.wikibooks.org/wiki/Electronics/Op-Amps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Psicopunk Posted May 10, 2008 at 05:14 PM Report Share #184339 Posted May 10, 2008 at 05:14 PM Estás a pensar usá-lo para algum projecto? Vê as montagens mais comuns e a sua utilidade: inversores,somadores, filtros, etc... Link to comment Share on other sites More sharing options...
alexandre_t Posted May 10, 2008 at 10:13 PM Report Share #184389 Posted May 10, 2008 at 10:13 PM tem diversas aplicações, pode ser usado para amplificar um sinal, efectuar a comparação entre 2 sinais, integrador, etc etc que queres mesmo saber? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Oliveira88 Posted May 11, 2008 at 12:12 AM Author Report Share #184415 Posted May 11, 2008 at 12:12 AM Estás a pensar usá-lo para algum projecto? Vê as montagens mais comuns e a sua utilidade: inversores,somadores, filtros, etc... Não, é para entender mesmo melhor pois estou a tirar um curso de Eletronica e Telecomunicações. tem diversas aplicações, pode ser usado para amplificar um sinal, efectuar a comparação entre 2 sinais, integrador, etc etc que queres mesmo saber? A sua forma de funcionamento, mas o que tenho de saber, é como funcionam o amplificador inversor,etc e isso..neh? Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted May 11, 2008 at 10:21 AM Report Share #184444 Posted May 11, 2008 at 10:21 AM Sim, tens que saber o seu funcionamento, ganho a tender para infinito em malha aberta e ganho controlável em malha fechada (realimentação negativa). Eu tenho apontamentos sobre isso em português mas estou literalmente a milhares quilómetros de onde os tenho guardados. Actualmente as universidades portuguesas fecham demasiado a sua literatura, não percebo porquê, devem pensar que são os maiores e que só eles é que sabem aquilo. Os amp ops, são uma coisa relativamente facil de entender se só os quiseres usar para montagens curriqueiras em frequencas baixas. Se for para usar como oscilador ou para analisar o funcionamento interno daquilo já tens que ter conceitos de electrónica mais avançados. Talvez pedir a um colega teu mais velho será o melhor. Já estive a ler o link que te de com mais atenção e realmente chapa lá com as formulas assim caídas do céu. O método para analisar montagens simples é quase sempre o mesmo. Consideras V+ = V- e analisas o circuito com a lei de kirchof que estiver mais a jeito. Às vezes são equações de tensões nos nós outras vezes equações de corrente numa malha. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Psicopunk Posted May 11, 2008 at 01:27 PM Report Share #184490 Posted May 11, 2008 at 01:27 PM Se tiveres oportunidade, requisita numa biblioteca(escolar ou não) um dos seguintes livros: Microelectronica Deste existem 2 "bíblias" pelas quais estudei . Um é do Millman e outro é do Sedra. http://www.quebarato.com.br/classificados/microeletronica-4-ed-sedra-smith__219573.html O do sedra é provavelmente o mais simples. O do Millman é mais complicado de ler... Nesses livros costumas ter exercicios de algumas montagens. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted May 11, 2008 at 01:45 PM Report Share #184496 Posted May 11, 2008 at 01:45 PM Na minha faculdade usava-se o Sedra, é um livro que esmifrei até à última, quase que tenho o índice daquilo nas minha tola. Apesar de ser um livro impressionante dada a quantidade de informação, é notório que podia ser melhor em muitos aspectos. A parte dos amp ops é particularmente má. Tem lá muita coisa caída do céu e por algum motivo que desconheço é tipo os lusiadas, começam a contar a história a meio. Tipo.. começa logo com conceitos que o leitor provavelmente desconhece e depois lá mais à frente eventualmente fazem referencias a coisas básicas. Quanto ao millman, acho que escreveu mais do que um livro cobrindo a teoria da electrónica básica. Não sei muitos detalhes sobre isso, mas pelo menos na biblioteca da minha faculdade havia lá uns dois ou três livros escritos pelo millman e não são iguais, talvez sejam edições diferentes, não me lembro. O que é certo é que um deles era mais antigo, mas estava escrito de forma muito mais simples mas mesmo assim mais completo. Pessolamente achei bem superior ao Sedra. Não tenho bem a certeza disto, mas desconfio que esses livros sofrerem do síndroma de 'bloating' contraído por demasiado consumo da modalidade de pagamento ao autor por número de páginas. Que conclusão tirar daqui... isto não é grande ajuda, digo-te o mesmo que o psicopunk, vai até à biblioteca e dá uma vista de olhos nos dois. Por mim aconselho-te a começares pelo millman, se possível uma edição mais antiga. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Psicopunk Posted May 11, 2008 at 02:54 PM Report Share #184515 Posted May 11, 2008 at 02:54 PM Eu também os li, embora dependendo das matérias, estudava ora um ora outro... Mas pra Ampops qualquer um deve servir até que sobre isso encontras muita informaçao. Deves é fazer exercicios e obter a funcao de transferencia à mão para compreender o funcionamento de cada montagem... Link to comment Share on other sites More sharing options...
alexandre_t Posted May 11, 2008 at 10:24 PM Report Share #184609 Posted May 11, 2008 at 10:24 PM bem acho que já responderam tudo 😄 os livros que ia sugerir já foram sugeridos, apenas adiciono este que é portugues. Introdução aos Circuitos Electricos e Electrónicos, Manuel de Medeiros Silva, Fundação. Gulbenkian, 1996 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts