Jump to content

Django - Textfield

JoaoRodrigues
 Share

Recommended Posts

Estive a ver RoR (Ruby on Rails) e desisti de o usar porque não encontrei maneira (fácil e up-to-date) de integrar scripts de python em webapps de RoR. Por isso, virei-me para Django. Mas estou com uma pequena dúvida.

Em RoR, é extremamente simples fazer 1 página com uma textfield e um botão de submit que faça uma qq operação sobre o que eu inseri no textfield (no meu caso testei com a potência do número lá inserido). Em Django, ainda não entendi como raio é que faço isso.. Alguém me sabe apontar para um exemplo simples ou explicar-me?

Deixo só aqui o exemplo em RoR para o caso de não perceberem o que quero:

HTML de Input

<input type="text" name="number">

Ruby que processa isto:

@data = params[:number]

HTML de Saída

<%= Integer(@data)**2 %>

Nisto, Django peca em relação a RoR.. simplicidade na documentação..

Pois já vi porque é difícil para ti... tenta ler um pouco de MVC (Model view Controler) ou MVT (Model view Template), vais ver que percebes logo.

Mas porque até gosto de ajudar alguém que use python e django aqui vai a forma de fazer o que queres:

Abre o view.py da app que estás a usar e dentro da função que é chamada por esse url usa a seguinte linha de codigo: valor = request.GET.get('number', '')

resquest é o argumento da função, e contêm todos os dados retornados por um submit numa determinada pagina.. obviamente todos os inputs e textfields têm de estar dentro de uma tag form... bom mas isso são outros 500 escudos.

btw:

RoR sucks.. especialmente quando alguém quer meter código python em ruby.

e em relação á questão da falta de documentação simples, é completamente errado, o que acontece simplesmente é que as pessoas querem já tudo feito e sem trabalho nenhum, então pesquisam e lêem informação sem perceber os fundamentos básicos. Que é exactamente o teu caso, atenção não te estou a criticar, simplesmente a alertar que para a próxima podias-te informar melhor antes de perguntar.

Caso te interesse saber mais sobre o django aqui fica alguns sítios por onde começar, http://www.djangobook.com, http://pt.wikipedia.org/wiki/MVC

Enganas-te 😛 Eu bem que procurei e li. Tentei perceber e tentei tirar sentido do que queria. O problema da documentação de Django, e de muitos dos exemplos, é que são virados para quem tem uma webapp com uma BD integrada. Nao era o meu caso, daí refutar a crítica de não me ter informado. Provavelmente, não me esforcei foi o suficiente para perceber o que lia 😉

Quanto a integrar Ruby em Python, foi um requisito do orientador, que entretanto se esfumou devido exactamente a essa incompatibilidade 😄

Apesar de vir 1 mês depois, obrigado na mesma pela resposta 🙂