hardcore Posted May 6, 2008 at 05:49 PM Report Share #183643 Posted May 6, 2008 at 05:49 PM Viva pessoal! Precisava de uma sugestão vossa. O que se passa é o seguinte. Tenho um campo numa base de dados do tipo varchar e quero lá meter uma numeração do tipo: 001/2008, em que os três primeiros dígitos do lado esquerdo são sequenciais e os do lado direito pertencem ao ano civil. O que eu queria era que esse numero sequencial avançasse automaticamente sem mexer no ano civil visto que este só muda assim que mudamos de ano. por exemplo: Ano 2008: 001/2008 002/2008 003/2008 Ano 2009: 001/2009 002/2009 003/2009 Pensei em ir buscar o ano civil à hora do sistema mas não faço a mínima ideia como fazer andar os outros números. Alguma sugestão? Serão todas bem vindas 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jintonico Posted May 6, 2008 at 06:25 PM Report Share #183648 Posted May 6, 2008 at 06:25 PM Tenta isto: 1 - Transforma em string 2 - Parte a string pelo separador "/" 3 - converte a parte q te interessa para inteiro, ou seja "001" passa para 1 4 - incrementa isso 5 - transforma em string 6 - ve o comprimento da string (para o exemplo deve ter um comprimento de 1) (reconstruir o valor original) 7 - se o comprimento for 1 adiciona-lhe dois 0 (ficas com 002) 8 - se comprimento for 2 adiciona-lhe um 0 (ou seja se tiveres 23 ficas com 023) 9 - junta este resultado ao ano Penso que assim desenrasque Link to comment Share on other sites More sharing options...
DanielAmorim Posted May 6, 2008 at 09:18 PM Report Share #183691 Posted May 6, 2008 at 09:18 PM Porque não usas dois campos do tipo INT? O campo do ano podias colocar qualquer coisa do tipo: ano INT DEFAULT DATEPART(yyyy, GETDATE()) No outro campo guardavas o numero sequencial. Só uma coisa... se não tiver de ser mesmo sequencial podes indicar que o campo é IDENTITY, caso contrário não te esqueças de colocar a leitura e incremento do campo numa transacção, senão corres o risco de teres dois valor iguais 🙂 Esta solução retira-te o tratamento do campo em camadas superiores da aplicação e torna-te os acesso à Base de dados mais rápidos Daniel Amorim VP for xRTML http://www.xrtml.org http://www.realtime.co Link to comment Share on other sites More sharing options...
hardcore Posted May 6, 2008 at 10:59 PM Author Report Share #183710 Posted May 6, 2008 at 10:59 PM Tenta isto: 1 - Transforma em string 2 - Parte a string pelo separador "/" 3 - converte a parte q te interessa para inteiro, ou seja "001" passa para 1 4 - incrementa isso 5 - transforma em string 6 - ve o comprimento da string (para o exemplo deve ter um comprimento de 1) (reconstruir o valor original) 7 - se o comprimento for 1 adiciona-lhe dois 0 (ficas com 002) 8 - se comprimento for 2 adiciona-lhe um 0 (ou seja se tiveres 23 ficas com 023) 9 - junta este resultado ao ano Penso que assim desenrasque Eu por acaso já tinha pensado dessa forma, mas como é que eu vou ver à base de dados qual é o ultimo? Se eu tiver os seguintes dados: 082/2008 002/2009 003/2009 Se colocar uma função máximo neste exemplo é sempre devolvido o 082/2008 e não o 003/2009 :\ Porque não usas dois campos do tipo INT? O campo do ano podias colocar qualquer coisa do tipo: ano INT DEFAULT DATEPART(yyyy, GETDATE()) No outro campo guardavas o numero sequencial. Só uma coisa... se não tiver de ser mesmo sequencial podes indicar que o campo é IDENTITY, caso contrário não te esqueças de colocar a leitura e incremento do campo numa transacção, senão corres o risco de teres dois valor iguais 🙂 Esta solução retira-te o tratamento do campo em camadas superiores da aplicação e torna-te os acesso à Base de dados mais rápidos eu posso ter um campo sequencial como IDENTITY à parte... mas se tiver dois campos um um deles tem de ser sequencial até acabar o ano civil. A partir de 1 de Janeiro a contagem tem de voltar ao número 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
DanielAmorim Posted May 6, 2008 at 11:39 PM Report Share #183715 Posted May 6, 2008 at 11:39 PM Tinha dito que Identity era uma hipótese e não é é... sorry O segundo campo que refiro tem mesmo de ser um INT sequencial, para isso tens te fazer o seguinte numa transacção: SE Ver se já existe algum valor para o ano corrente ENTÃO O valor é 1 SENÃO É o resultado do maior valor com 1 Daniel Amorim VP for xRTML http://www.xrtml.org http://www.realtime.co Link to comment Share on other sites More sharing options...
Betovsky Posted May 7, 2008 at 09:22 AM Report Share #183751 Posted May 7, 2008 at 09:22 AM Isto não devia de estar na secção de Base de Dados? Em relação ao problema em si. Aconselhava a teres 2 campos na base de dados, um para a sequência e outro pro ano. Depois terias um 3º campo que seria uma Computed Column (nas BDs que não suportam colunas virtuais podes sempre simular algo do género através de triggers) em que esta coluna iria conter a representação textual da concatenação dos teus 2 outros campos. Assim mesmo quando quisesses ordenar seria muito simples, já que ordenavas primeiro pelo campo correspondente ao ano civil e depois pelo campo correspondente à numeração sequencial. "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk Link to comment Share on other sites More sharing options...
jintonico Posted May 7, 2008 at 10:05 AM Report Share #183756 Posted May 7, 2008 at 10:05 AM Eu por acaso já tinha pensado dessa forma, mas como é que eu vou ver à base de dados qual é o ultimo? Se eu tiver os seguintes dados: 082/2008 002/2009 003/2009 Se colocar uma função máximo neste exemplo é sempre devolvido o 082/2008 e não o 003/2009 :\ eu posso ter um campo sequencial como IDENTITY à parte... mas se tiver dois campos um um deles tem de ser sequencial até acabar o ano civil. A partir de 1 de Janeiro a contagem tem de voltar ao número 1 Aproveitanto o que o Betovsky disse, podes criar dois campos, um para o ano e outro para o valor... fazes um select a base de dados para te dar a valor: select TOP 1 * from tabelaXPTO order by ANO desc , NUM desc Em principio n deves ter problemas independentemente o tipo de campo na base de dados, (int, nvarchar, varchar) desde q te mantenhas fiel aos dados (2008 e sempre maior que 2007 em qq tipo de dados, e na numeração a mm coisa) Link to comment Share on other sites More sharing options...
hardcore Posted May 7, 2008 at 06:16 PM Author Report Share #183852 Posted May 7, 2008 at 06:16 PM Sim, tens razão Betovsky. Apenas postei aqui porque estou a desenvolver em C# e tinha a ideia de postar mais tarde a resolução caso alguém precisasse. Se quiserem podem mover 🙂 Achei interessante a tua ideia, não tinha pensado num terceiro campo com a junção dos dois campos. Isso fez-me pensar noutra coisa... talvez terei de alterar um pouco a base de dados visto que tenho o campo idêntico em duas tabelas diferentes e o valor deveria ser continuo... (o erro foi meu :$). Vou criar uma tabela e ligar as outras duas a essa tabela nova. Vou tentar fazer qualquer coisa e depois digo-vos alguma coisa. Obrigado a todos Link to comment Share on other sites More sharing options...
hardcore Posted May 19, 2008 at 10:54 AM Author Report Share #186032 Posted May 19, 2008 at 10:54 AM Viva pessoal, hoje fiz um pequeno programinha para resolver a tal situação da numeração. Aqui vai o código. Tabela Contrato (idContrato, numero, ano, combinacao) idContrato - integer numero - integer ano - varchar(4) combinacao - varchar(8) //Conecção à base de dados private static string GetConnectionString() { return ConfigurationManager.ConnectionStrings["myDataBaseConnectionString"].ConnectionString; } MySqlConnection myConnection = new MySqlConnection(GetConnectionString()); MySqlDataAdapter myDataAdapter; DataSet myDataSet; MySqlCommand myCommand; private void Numeracao() { string Ano = TextBox2.Text; string Numero = TextBox1.text; if(myConnection.State.ToString().Equals("Open")) myConnection.Close(); myConnection.Open(); myCommand = new MySqlCommand("VerificarTeste", myConnection); myCommand.CommandType = CommandType.StoredProcedure; myCommand.Parameters.Add("_ano", MySqlDbType.VarChar).Value = Ano; myCommand.ExecuteNonQuery(); myDataAdapter = new MySqlDataAdapter(myCommand); myDataSet = new DataSet(); myDataAdapter.Fill(myDataSet); DataRow myDataRow; myDataRow = myDataSet.Tables[0].Rows[0]; //string result = myDataRow[0].ToString(); if (myDataRow[0].ToString() == null) { Numero = "1"; myConnection.Close(); } else { int result = Convert.ToInt32(myDataRow[0].ToString()) + 1; Numero = result.ToString(); myConnection.Close(); } } private void Combinacao() { string combinacao; if (TextBox1.Text.Length == 1) { combinacao = "00" + TextBox1.Text + "/" + TextBox2.Text; TextBox3.Text = combinacao.ToString(); } if (TextBox1.Text.Length == 2) { combinacao = "0" + TextBox1.Text + "/" + TextBox2.Text; TextBox3.Text = combinacao.ToString(); } if (TextBox1.Text.Length == 3) { combinacao = TextBox1.Text + "/" + TextBox2.Text; TextBox3.Text = combinacao.ToString(); } } private void Gravar() { string Numero = TextBox1.Text; string Ano = TextBox2.Text; string Combinacao = TextBox3.Text; myConnection.Open(); myCommand = new MySqlCommand("GravarTeste", myConnection); myCommand.CommandType = CommandType.StoredProcedure; myCommand.Parameters.Add("?_numero", MySqlDbType.Int32).Value = Numero; myCommand.Parameters.Add("?_ano", MySqlDbType.VarChar).Value = Ano; myCommand.Parameters.Add("?_combinacao", MySqlDbType.VarChar).Value = Combinacao; myCommand.ExecuteNonQuery(); myConnection.Close(); } private void ContarAno() { string Ano = DateTime.Today.Year.ToString(); string Numero = TextBox1.Text; myConnection.Open(); myCommand = new MySqlCommand("VerificarTesteContarAno", myConnection); myCommand.CommandType = CommandType.StoredProcedure; myCommand.Parameters.Add("_ano", MySqlDbType.VarChar).Value = Ano; myCommand.ExecuteNonQuery(); myDataAdapter = new MySqlDataAdapter(myCommand); myDataSet = new DataSet(); myDataAdapter.Fill(myDataSet); DataRow myDataRow; myDataRow = myDataSet.Tables[0].Rows[0]; string result = myDataRow[0].ToString(); if (result.ToString().Equals("0")) { Numero = "1"; myConnection.Close(); } else { Numeracao(); myConnection.Close(); } myConnection.Close(); } protected void Page_Load(object sender, EventArgs e) { TextBox1.Text = ""; TextBox2.Text = ""; TextBox3.Text = ""; TextBox2.Text = DateTime.Today.Year.ToString(); ContarAno(); Combinacao(); //ContarAno(); } protected void ButtonOk_Click1(object sender, EventArgs e) { Gravar(); ContarAno(); Combinacao(); } protected void ButtonLimpar_Click(object sender, EventArgs e) { TextBox1.Text = ""; TextBox2.Text = ""; TextBox3.Text = ""; } Espero que seja útil a alguém que precise. Um abraço. Cumprimentos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
DanielAmorim Posted May 19, 2008 at 05:26 PM Report Share #186109 Posted May 19, 2008 at 05:26 PM Porque os campos ano e combinacao são varchar? Não podiam ser integer? ? Pergunto isto porque da forma que tens isso não poderás ter um idContrato maior que 999. O campo combinacao não será informação redundante? Se tens guardado o ano e idContrato é fácil apresentar a combinacao... Pelo que vi do teu código estas a desenvolver páginas ASP.Net. O atendimento de pedidos ASP.Net são feitos em paralelo sempre que possível, então com esse código poderás ter problemas de sincronismo 🙂 Podem acontecer coisas estranhas como teres números de sequência repetidos... Porque não passar a lógica de incremento do número sequencial para um procedimento armazenado? Daniel Amorim VP for xRTML http://www.xrtml.org http://www.realtime.co Link to comment Share on other sites More sharing options...
hardcore Posted May 19, 2008 at 10:50 PM Author Report Share #186212 Posted May 19, 2008 at 10:50 PM Porque os campos ano e combinacao são varchar? Não podiam ser integer? ? Pergunto isto porque da forma que tens isso não poderás ter um idContrato maior que 999. sim, isso foi o exemplo. na versão final deixei os campos em integer O campo combinacao não será informação redundante? Se tens guardado o ano e idContrato é fácil apresentar a combinacao... Pelo que dizes, acho que tens razão. Não havia grande necessidade de guardar esse campo combinação... Mas o que acontece é que eu tenho que apresentar esse campo combinação em tabelas. Pelo que vi do teu código estas a desenvolver páginas ASP.Net. O atendimento de pedidos ASP.Net são feitos em paralelo sempre que possível, então com esse código poderás ter problemas de sincronismo 🙂 Podem acontecer coisas estranhas como teres números de sequência repetidos... Porque não passar a lógica de incremento do número sequencial para um procedimento armazenado? Como assim? Eu vejo sempre primeiro se existe o ano civil. Se não existir começa a a partir do número 1 e por aí a diante... Se o ano muda volta a começar a numeração sequencial em 1. Queres dar uma ideia desse tal procedimento armazenado? Cumprimentos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
DanielAmorim Posted May 19, 2008 at 11:43 PM Report Share #186226 Posted May 19, 2008 at 11:43 PM Humm... a chave primária da tabela é composta, ou seja, é constituída por numero e ano? Se sim não irás ter valores repetidos, mas podes apanhar com erros ao tentar inserir uma chave repetida. Se a chave foi o idContrato poderás ter valores repetidos... Por exemplo neste excerto de código... if (myDataRow[0].ToString() == null) { Numero = "1"; myConnection.Close(); } else { int result = Convert.ToInt32(myDataRow[0].ToString()) + 1; Numero = result.ToString(); myConnection.Close(); } Imagina que chegam dois pedidos para a página... logo duas thread's a correr para cada pedido. A primeira thread consulta a base de dados e vê que ainda não existe nenhum registo para o ano corrente e entra no if. Mal entra no if ocorre uma comutação de thread e começa a correr a thread do segundo pedido. Esta segunda thread também vai ver que ainda não nenhum registo para este ano (a primeira thread ainda não escreveu...) e irá assumir o valor. Aqui tens uma situação que as coisas não irão correr bem... A ideia do Store Procedure é ser responsável pela adição de um novo Contrato. Este procedimento seria executado no âmbito de uma transacção com o nível de isolamento correcto (Repeatable Read salvo erro). Partindo do pressuposto que a tabela Contrato é assim: CREATE TABLE Contrato ( idContrato INT IDENTITY CONSTRAINT pk_Contrato PRIMARY KEY, numero INT, ano INT DEFAULT datepart(yyyy, getdate()) ) Ficaria qualquer coisa assim: CREATE PROCEDURE InsertContrato AS DECLARE @NewNum INT SET TRANSACTION ISOLATION LEVEL REPEATABLE READ BEGIN TRANSACTION SELECT @NewNum = COUNT(numero) FROM Contrato WHERE ano = datepart(yyyy, getdate()) IF(@NewNum = 0) SET @NewNum = 1 INSERT INTO Contrato (numero) VALUES (@NewNum) IF( @@ROWCOUNT = 0) BEGIN ROLLBACK RETURN @@ERROR END ELSE BEGIN COMMIT RETURN @@ROWCOUNT END Daniel Amorim VP for xRTML http://www.xrtml.org http://www.realtime.co Link to comment Share on other sites More sharing options...
hardcore Posted May 20, 2008 at 09:39 PM Author Report Share #186354 Posted May 20, 2008 at 09:39 PM Percebi o teu ponto de vista em relação aos dois acessos em simultâneo, para ser sincero não tinha pensado nisso ? Ando ainda muito no básico e se há alguma coisa que este fórum tem de bom é fazer-nos pensar como programadores 😄 Quanto ao procedimento, ele vai fazer praticamente o mesmo que o if em C# mas a nivel de base de dados, segundo o que eu percebi. Isso irá evitar esse tal problema.. Vou aplicar a tua sugestão num projecto à parte para perceber melhor a coisa. Obrigadão! Assim que tiver alguma dúvida posto 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
DanielAmorim Posted May 20, 2008 at 09:48 PM Report Share #186360 Posted May 20, 2008 at 09:48 PM Com o Store Procedure ganhas mais uma coisa... a lógica da inserção fica na base de dados. Em C# apenas terás de chamar o procedimento, fica limpinho 😛 Daniel Amorim VP for xRTML http://www.xrtml.org http://www.realtime.co Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts