n1ckooo Posted May 6, 2008 at 04:51 PM Report Share #183624 Posted May 6, 2008 at 04:51 PM olá boa tarde, eu estou a fazer um point of sale de um snack-bar alguém me podera dar me umas luzes sobre a base de dados que irei precisar, e se possível explicar como funciona os id coisa que não percebi bem... Modo Conceptual: TblProdutos Aqui é a tabela produtos que ira guardar todos os produtos pro_nome pro_categoria pro_subcategoria pro_minstock pro_stock tbl_categoria A tabela categorias que é servira distinguir de bebidas comida etc #id_categoria cat_nome cat_descriçao tbl_subcategoria A tabela subcategoria servira para distinguir produtos da mesma #id_subcat categoria por exemplo categorias bebidas subcategoria cervejas subcat_nome subcat_descriçao tbl_utilizadores Servira para o login do pos. e para infotrmação #id_utilizador ut_nome ut_username ut_password ut_niveldeacesso tbl_userindo #id_userinfo ui_dataentrada ui_data_saida Agora deve faltar mutia coisa certo? Se poderem ajudar agradece, mas se nao poderem tambem agradeco 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted May 7, 2008 at 10:00 PM Report Share #183903 Posted May 7, 2008 at 10:00 PM TblProdutos Falta o Preço e se está activo ou não tbl_utilizadores Falta se está activo ou não Falta uma tabela com o histórico de movimentos #id_produto, data/hora, preço, quantidade, #id_utilizador (+/-) Link to comment Share on other sites More sharing options...
n1ckooo Posted May 10, 2008 at 03:59 PM Author Report Share #184327 Posted May 10, 2008 at 03:59 PM TblProdutos Falta o Preço e se está activo ou não tbl_utilizadores Falta se está activo ou não Falta uma tabela com o histórico de movimentos #id_produto, data/hora, preço, quantidade, #id_utilizador (+/-) Isso do preço na tabela produto eu ja tenho, na tbl_utilizador não tenho a opção de estar activo vou tratar disso, esse campo é do tipo boolean certo? Já tinha pensado nisso, mas no modelo concepetudar essa tabela nao aparecerá certo , vai apacer quando passo para modelo relacional e a associaçao entre produto-utilizador chamo lhe "Vender" e gera uma tabela com esse campos.. acho que é mais ao menos isto Obrigado por tudo 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted May 10, 2008 at 04:03 PM Report Share #184328 Posted May 10, 2008 at 04:03 PM Se uma subcategoria só puder pertencer a uma categoria então só precisas de relacionar o produto com a subcategoria. Não percebi bem o que faz a tabela userinfo, mas se é para guardar informação sobre a utilização do POS falta-te aí a chave primária, o id do utilizador é a chave estranjeira. Mas há aí muuuuuuuuuuito mais informação que pode guardar: -vendas -impostos -nome do utilizador Link to comment Share on other sites More sharing options...
n1ckooo Posted May 10, 2008 at 04:59 PM Author Report Share #184333 Posted May 10, 2008 at 04:59 PM Se uma subcategoria só puder pertencer a uma categoria então só precisas de relacionar o produto com a subcategoria. Não percebi bem o que faz a tabela userinfo, mas se é para guardar informação sobre a utilização do POS falta-te aí a chave primária, o id do utilizador é a chave estranjeira. Mas há aí muuuuuuuuuuito mais informação que pode guardar: -vendas -impostos -nome do utilizador Exacto uma subcategoria so pode pertecer a uma categoria, entao ve se fica assim tblproduto relaciona-se com categoria e subcategoria.... A tabela userinfo guarda informação da hora e data de entrada e saida, sim ja tinha posto a chave do ultilizador... Uma duvia cham-se chave estrangeira porque vem de outra tabela certo? Vou tentar completar mais isto aqui 😛 obrigado pela ajuda, toda a ajuda é importante Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted May 10, 2008 at 05:12 PM Report Share #184338 Posted May 10, 2008 at 05:12 PM sim, uma chave estrangeira serve para relacional com outra tabela. Tipicamente é uma chave primária (ou parte dela) de uma outra tabela, mas não necessáriamente. Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted May 10, 2008 at 08:45 PM Report Share #184376 Posted May 10, 2008 at 08:45 PM Faz as alterações e volta a mostrar o que tens. Pode faltar ainda qq coisa. Se tiveres tempo podes ainda colocar também uma tabela para fornecedores ... dá sempre jeito! Link to comment Share on other sites More sharing options...
n1ckooo Posted May 13, 2008 at 09:34 PM Author Report Share #184911 Posted May 13, 2008 at 09:34 PM Desculpem a demora mas nao tenho tido muito tempo .. http://i166.photobucket.com/albums/u104/n1ckooo/Pap/Basedados.jpg esta aqui a base a imagem da base dados original ou seja esta no modelo relacional, possivelmente estara mal pois acho que o modelo conceptual que deu origem a esta nao esta mto bem feito... Se puderem ajudar... Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted May 13, 2008 at 09:41 PM Report Share #184913 Posted May 13, 2008 at 09:41 PM Bem para começar não está mal, mas falta muita coisa. A tabela infouser podes colocar na login. Apenas uma tabela é suficiente. Depois falta as vendas ou movimentos, falta colocar se estão activos ou não, etc. Já é uma base para começares. Link to comment Share on other sites More sharing options...
n1ckooo Posted May 14, 2008 at 09:15 AM Author Report Share #184993 Posted May 14, 2008 at 09:15 AM Bem para começar não está mal, mas falta muita coisa. A tabela infouser podes colocar na login. Apenas uma tabela é suficiente. Depois falta as vendas ou movimentos, falta colocar se estão activos ou não, etc. Já é uma base para começares. Bem para começar não está mal, mas falta muita coisa. A tabela infouser podes colocar na login. Apenas uma tabela é suficiente. Depois falta as vendas ou movimentos, falta colocar se estão activos ou não, etc. Já é uma base para começares. Mas não da par por infouser na mesma tabela do login porque eu quero fazer é um histórico de autenticaçoes por exemplo um utilizador faz login muitas vezes.... certo e eu quero é guardar o historico e se juntar a tabela login nao vai dar pa fazer o historico... percebes ? Pois a a tabela venda vai surgir entre a associaçao produto utilizador certo? Entao poderei por o n de vendas em vez de ser na tabela infouser ponho na tabela vendas, po exemplo... Tabela_vendas # id_venda # id_login # id_produto numero_vendas numero_produtos preco_total_venda hora_venda Acho que vai ser mais ao menos assim a tabela vendas... mas... tenho duvidas por exemplo no mysql como ponho o id_login e id_produto como chaves? E se eu quiser guardar todos os produtos vendidos numa venda como o fazia? ps: chamei venda a uma venda com X produtos.. ou seja uma venda puderá ter 10 , 20 30 produtos... que sera guardado no campo numero_produtos... Nao sei se deu para entender... Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
n1ckooo Posted May 15, 2008 at 11:56 AM Author Report Share #185272 Posted May 15, 2008 at 11:56 AM Boas pessoal, as respostas não estão a aparecer como seria de esperar, infelizmente.. Deixo vos aqui o modelo conceptual da minha base dados analisem que se estiver errado avisem... http://i166.photobucket.com/albums/u104/n1ckooo/Pap/modeloconceptual.jpg obrigado 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Donbelo Neto Posted September 24, 2019 at 06:26 AM Report Share #616216 Posted September 24, 2019 at 06:26 AM Em 15/05/2008 às 11:56, n1ckooo disse: Boas pessoal, as respostas não estão a aparecer como seria de esperar, infelizmente.. Deixo vos aqui o modelo conceptual da minha base dados analisem que se estiver errado avisem... http://i166.photobucket.com/albums/u104/n1ckooo/Pap/modeloconceptual.jpg obrigado 😉 Quero fazer um sistema de gestão para um restaurante. Pode me mostrar como ficou a sua Base de Dados por favor? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts