Guest id194 Posted May 6, 2008 at 01:10 AM Report Share #183531 Posted May 6, 2008 at 01:10 AM Recebi o seguinte mail há uns dias: Caros alunos,Desde o início de 2008 que o Departamento de Informática (DI) integra o “VMware Academic Program”, o qual disponibiliza gratuitamente alguns produtos da VMware para actividades de ensino e investigação. Neste contexto, a Equipa Técnica do DI anuncia a disponibilidade do “VMware Workstation 6”, nas versões Windows e Linux, para alunos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Para descarregar este software os utilizadores deverão aceder por Samba a “\\xxxxxxxx.uminho.pt\install\Applications\vmware”, a partir da rede dos laboratórios ou da Sala Aberta. Na mesma localização encontra-se ficheiro com as licenças, bem como, algumas máquinas virtuais. Para obter documentação sobre o VMware Workstation 6 ou informação sobre a tecnologia de virtualização sugere-se a consulta de www.vmware.com. Alerta-se que a utilização de software VMware no âmbito do “Academic Program” está condicionada a regras definidas no documento EULA-Academic_Program.pdf, que acompanha o software, e o qual deve ser consultado. Agora a minha pergunta é, como acedo aquele endereço usando o Windows? Nunca usei nada do Samba mas lembro-me de ver no Ubuntu atalhos para esse tipo de coisas e ate cheguei a executar várias vezes e parecia ser uma aplicação fácil de usar. Mas queria saber como o poderia fazê-lo usando o Windows (Vista já agora, se fizer diferença) que não tenho a menor ideia. P.S: Apesar de só ser possível aceder ao servidor usando a rede dos laboratórios ou da Sala Aberta, optei por ocultar parte do endereço. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted May 6, 2008 at 11:56 AM Report Share #183569 Posted May 6, 2008 at 11:56 AM No windows acho que usas mesmo aquele endereço que foi dados, e metes na barra de endereços do explorador. Em UNIX faz-se: smb://xxxxxxxx.uminho.pt/install/Applications/vmware Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted May 6, 2008 at 12:49 PM Report Share #183575 Posted May 6, 2008 at 12:49 PM Samba é apenas a implementação do protocolo SMB/CIFS que o windows usa para o sistema de ficheiro por rede, assim não precisas de nada de especial, basta usares o menu "executar" e colocares lá esse endereço ou, como o Rui disse, usares o explorador e colocares na barra de endereços esse endereço. Outra opção, mais penosa, seria usares o sistema de navegação na rede, a chamada vizinhança de rede, e navegares até ao servidor. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 6, 2008 at 12:52 PM Report Share #183576 Posted May 6, 2008 at 12:52 PM Hum, é que eu já tentei e não deu, deu um erro a dizer que não conseguia encontrar o que me faz fazer a seguinte pergunta ao Rui Carlos: Tipo, eu tentei aceder pela rede da UM mas não estava a usar o meu portátil e por wireless, ou seja, não estava em nenhuma das máquinas dos laboratórios nem na sala aberta. Será por isso? Isto significa que para aceder tenho mesmo de: 1) Usar um dos computadores dos laboratórios. Ou 2) Ligar o meu portátil por cabo na sala aberta. Ou 3) Haverá uma outra hipótese usando o meu portátil e por wireless? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted May 6, 2008 at 01:08 PM Report Share #183578 Posted May 6, 2008 at 01:08 PM Não sabendo como está configurada a rede e assumindo que está da mesma maneira que aqui das duas uma: 1 - só conseguirás aceder através dos pcs dos laboratórios 2 - terás de te autenticar com as credencias da rede e só depois aceder à partilha. Isto porque a máquina pode estar configurada para permitir apenas acesso a uma determinada rede, neste caso tens de estar na mesma rede que as máquinas dos laboratórios ou estar configurada para aceitar apenas utilizadores autenticados na vossa rede pelo que terás de entrar com o teu nome de utilizador e password que usas nas máquinas dos laboratórios, se tiveres alguma. Para dar um exemplo, aqui no politécnico para poderes imprimir algo tenho de usar as máquinas da escola, dado que fazemos login com o nosso username e password da rede ou, se estiver a usar o portátil, tenho de aceder ao servidor de impressão e efectuar a minha autenticação para que o servidor saiba que o portátil está a ser usado por um utilizador com credenciais válidas dentro da rede, só assim consigo imprimir. No teu caso é possível que apenas a rede dos laboratórios tenha acesso, tendo em conta o mail que recebeste, pelo que a solução mais simples será usar um cabo de rede de uma máquina de um laboratório e, depois de confirmares que o IP e a máscara são estão na rede correcta, tentares aceder à partilha. Dado que não conseguíste encotrar a partilha o mais provável é que a rede onde estás não tenha permissão de acesso ou não esteja ligada à mesma rede que a máquina com o software. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted May 6, 2008 at 01:31 PM Report Share #183586 Posted May 6, 2008 at 01:31 PM Hum, é que eu já tentei e não deu, deu um erro a dizer que não conseguia encontrar o que me faz fazer a seguinte pergunta ao Rui Carlos: Tipo, eu tentei aceder pela rede da UM mas não estava a usar o meu portátil e por wireless, ou seja, não estava em nenhuma das máquinas dos laboratórios nem na sala aberta. Será por isso? Isto significa que para aceder tenho mesmo de: 1) Usar um dos computadores dos laboratórios. Ou 2) Ligar o meu portátil por cabo na sala aberta. Ou 3) Haverá uma outra hipótese usando o meu portátil e por wireless? Penso que tens que estar ligado à rede interna do DI. A maneira mais simples deve ser mesmo usares um cabo. Por acaso também não estou a conseguir ligar-me ao endereço que eles colocaram no mail, apesar de conseguir fazer ping à máquina. PS: É possível fazê-lo pela rede wireless, mas precisas de uma conta do DI para te ligares por VPN (e aí até de casa devias ter acesso). Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 6, 2008 at 03:57 PM Report Share #183612 Posted May 6, 2008 at 03:57 PM Acho que o vou fazer por cabo então, a ver se tenho algum para aqui... Basta ligar o cabo que o DHCP trata do resto né? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted May 6, 2008 at 04:07 PM Report Share #183617 Posted May 6, 2008 at 04:07 PM Acho que o vou fazer por cabo então, a ver se tenho algum para aqui... Basta ligar o cabo que o DHCP trata do resto né? Pelo menos para aceder a essa pasta não deve ser preciso mais nada. (Mas continuo a ter um erro quando me tento ligar...) Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 6, 2008 at 04:49 PM Report Share #183623 Posted May 6, 2008 at 04:49 PM Tas a ter um erro quando te tentas ligar por cabo na sala aberta? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted May 6, 2008 at 04:58 PM Report Share #183627 Posted May 6, 2008 at 04:58 PM Tas a ter um erro quando te tentas ligar por cabo na sala aberta? Estou a tentar ligar-me de um laboratório. Mas também só me tentei ligar para testar, já tinha feito download do VMWare doutro lado. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 6, 2008 at 07:44 PM Report Share #183665 Posted May 6, 2008 at 07:44 PM Fui a sala aberta e tinha la cabos portanto já consegui aceder mas o ficheiro de texto que lá tinha com a chave para os alunos falavam em algo como "180 dias". Não sabes nada sobre isto pois não? É que se for só por 180 dias é uma porcaria. Devia ser como o software do MSDNAA, sem limite de tempo... De qualquer maneira já enviei um mail a pedir mais informações sobre o assunto... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted May 6, 2008 at 08:47 PM Report Share #183677 Posted May 6, 2008 at 08:47 PM Eu arranjei as minhas cópias noutro lado. Ainda não o instalei, até agora não vi referências aos limites de tempo, mas diz lá que a licença só é válida enquanto estiver ligado à universidade. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 7, 2008 at 03:43 AM Report Share #183728 Posted May 7, 2008 at 03:43 AM Ligado à universidade? Como assim? Enquanto fores aluno? E como é que eles sabem? 🙂 Eu também tenho a minha cópia do executável sacado de outro lado, mas o mais importante neste protocolo é mesmo o serial e não a instalação, claro que eles tem de facultar a instalação porque ninguém é obrigado a tê-la usando outros meios. Mas se acederes ao servidor de lá, tem um ficheiro chamado "licença_alunos.txt" que tem o serial que deve ser usado por nós mas diz lá que só dá durante 180 dias, não testei, é apenas o que diz lá... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted May 7, 2008 at 10:35 AM Report Share #183759 Posted May 7, 2008 at 10:35 AM Ligado à universidade? Como assim? Enquanto fores aluno? E como é que eles sabem? 🙂 Eu também tenho a minha cópia do executável sacado de outro lado, mas o mais importante neste protocolo é mesmo o serial e não a instalação, claro que eles tem de facultar a instalação porque ninguém é obrigado a tê-la usando outros meios. Mas se acederes ao servidor de lá, tem um ficheiro chamado "licença_alunos.txt" que tem o serial que deve ser usado por nós mas diz lá que só dá durante 180 dias, não testei, é apenas o que diz lá... Enquanto for aluno, ou enquanto estiver lá a trabalhar. É obvio que eles não vão estar a controlar isso, simplesmente quando deixares de estar ligado à universidade, é a mesma coisa que estares a usar uma licença ilegal. A licença que eu tenho não diz isso dos 180 dias. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 7, 2008 at 04:27 PM Report Share #183830 Posted May 7, 2008 at 04:27 PM Mas "não diz isso" no "about" do programa? Sacaste a licença de onde? Não foi do licença_alunos.txt que está dentro da pasta smb://xxxxxxxx.uminho.pt/install/Applications/vmware ? Eu estou a falar da licença da UM para os seus alunos, essa licença este nesse ficheiro licença_alunos.txt e diz lá 180 dias... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts